Audiências TV: Dezembro trouxe presentes para SIC e TVI, que terminam ano em crescimento
A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em dezembro, o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média, […]
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A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em dezembro, o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média, aumentou +3.0% face ao mês de novembro.
A SIC, com um share de 14.3%, (+0.1p.p. vs. novembro) mantém-se como a estação líder de audiências. A TVI, com um share de 13.9% (+0.2p.p. vs. novembro), ocupa a 2ª posição, tendo sido o canal FTA que verificou maior crescimento face ao mês anterior. A RTP1 surge na 3ª posição, com um share de 11.3% (-0.6p.p. vs. novembro) e foi o único canal FTA que verificou uma diminuição do share vs. o último mês.
Num mês marcado pelas férias de Natal das crianças e de muitos adultos, destaque para o crescimento da tipologia dos “Outros” (Visionamento em diferido de alguns canais, visionamento residual de canais não auditados e outras utilizações da TV como streaming e consolas) de +1.1p.p. vs. novembro atingindo os 16.4% de share, valor superior ao share da SIC e TVI.
A PAY TV verificou uma diminuição de -0.6p.p. vs. novembro, no entanto em dezembro houve alguns canais que registaram um aumento do share. Destaque para o canal Hollywood que, com um crescimento de +0.5p.p. vs., novembro, ultrapassou a CNN Portugal e a Fox, subindo assim ao 5º lugar (2o lugar entre os canais PAY TV).
Destaque ainda para o Canal Panda, com um aumento de +0.1p.p. vs. Novembro, que entra assim para o top20 dos canais mais vistos do mês.
O último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões entre o Porto e o Shakhtar Donetsk, transmitido pela TVI, foi o programa mais visto do mês. O jogo que garantiu a passagem dos dragões à próxima fase da competição alcançou uma audiência média de 1 milhão e 459 mil telespetadores, que representou um share de 29.9%.
Na 2ª posição ficou o último jogo da fase de grupos da Liga Europa entre o Sporting e o Sturm Graz, transmitido pela SIC. O jogo contou com uma audiência média de 1 milhão 192 mil telespetadores, atingindo um share de 24.8%.
O programa Big Brother – O Vencedor completa o pódio dos programas mais vistos do mês. O anúncio do vencedor foi visto em média por 1 milhão e 152 mil telespetadores, o que representou um share de 33.3% tendo sido o programa do mês que registou o share mais elevado.
No que toca às audiências por período horário, a RTP1 liderou durante as manhãs (7h30 – 12h30), com um share de 13.9% e durante o pré-prime com um share de 16.2%.
A TVI conquistou a liderança durante o 2º Prime-Time (22h30 – 24h00) e no late-night (00h-02h30) com um share de 16.0% e 14.8%, respetivamente.
O período do almoço (12h30-14h30), da tarde (14h30-18h30) e do 1º Prime-time (20h00-22h30) foram liderados pela SIC, com share de 20.9%, 13.6% e 16.2%, respetivamente.
Fonte: Initiative