Só 22,2% dos comerciantes portugueses aumentou as vendas na Black Friday
Ao contrário das expetativas das marcas e dos analistas, 77,8% dos comerciantes portugueses não registou qualquer aumento durante o mês que promete grandes descontos. A percentagem é avançada num novo […]
Luis Batista Gonçalves
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Ao contrário das expetativas das marcas e dos analistas, 77,8% dos comerciantes portugueses não registou qualquer aumento durante o mês que promete grandes descontos. A percentagem é avançada num novo estudo nacional da Eupago, fintech lusa fundada em 2015.
“Os comerciantes portugueses estão desapontados com o desempenho da Black Friday de 2023, pois a grande maioria não registou aumento de vendas”, afirma a empresa, que inquiriu uma amostra de 2.200 clientes entre os dias 5 e 7, em comunicado de imprensa.
“Segundo as respostas ao inquérito, apenas 22,2% dos comerciantes viu as vendas aumentar”, refere ainda a companhia.
“Dos comerciantes que viram aumentar os seus níveis de faturação neste mês de novembro, 42,9% conseguiram vendas até mais 10% face a 2022 e só 14,3% aumentaram vendas em mais de 80% relativamente ao ano anterior. Dos que viram diminuir os negócios, 61% registou quebras superiores a 10%, enquanto 16,7% apresentaram volumes de vendas com quebras entre 50% e 80%, face à sexta-feira negra de 2022”, explicita o comunicado da empresa.
Muitos dos clientes da firma consideram que a Black Friday tem vindo a perder relevância com o passar dos anos. “Cada vez é menos significativa em termos de pico de vendas”, aponta a fintech. “Tendo em contas os dados recolhidos, podemos afirmar que, em 2023, a Black Friday foi mesmo uma enorme desilusão, com mais de metade dos comerciantes da Eupago a declarar não ter notado aumento de vendas”, sublinha Telmo Santos, co-chief executive officer e fundador da Eupago.