Audiências TV: RTP 1 cresce à boleia da transmissão de jogos de futebol. SIC mantém liderança
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A análise de audiência de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em novembro, o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média aumentou +1.6% face ao mês de outubro.
A RTP1 e o PAY TV foram os que mais contribuíram para este aumento. No caso da RTP1, destaque para a transmissão dos últimos jogos de apuramento da Seleção Nacional para o Euro 2024 e da transmissão dos jogos do FC Porto x Montalegre e do Benfica x Famalicão a contar para a 4a ronda da Taça de Portugal, que provocaram um aumento da audiência média do canal de 11.9% vs. o mês anterior.
A SIC, apesar da diminuição (-0.7p.p. vs. o mês anterior), mantém-se como a estação líder de audiências, com um share de 14.3%. Segue-se a TVI, que verificou um share de 13.7% (-0.8p.p. vs outubro 2023) e a RTP1, que foi o único canal FTA que verificou um crescimento, com 11.8% de share (+1.1p.p. vs. outubro 2023). Diferença entre SIC e TVI mantem-se estável, tendo aumentado apenas uma décima face ao último mês.
A par da RTP1, o PAY TV também verifica um crescimento de +1.0p.p. vs. outubro, com a CMTV (+1.1p.p. vs outubro de 2023) a ser o canal que registou o maior aumento. O acompanhamento e análise do jogo entre o Benfica x Sporting e das equipas portugueses nas competições europeias geraram grande interesse dos portugueses. Nota ainda para o dia 18 de novembro, em que a CMTV registou um share de 10.1%, o valor mais elevado do ano até ao momento. Durante este dia, o share da CMTV foi igual ao da TVI, com ambos os canais a registarem um share de 10.1%.
Os últimos jogos da Seleção Nacional de apuramento para o Euro 2024 (Portugal x Islândia e Liechtenstein x Portugal), transmitidos pela RTP1, voltaram, em novembro, a ser o programa mais visto do mês, alcançando uma audiência média de 1 milhão e 876 mil telespetadores, que representou um share de 37.3%. Na segunda posição ficaram os jogos da Liga dos Campeões (Barcelona x Porto e Real Madrid x Braga), transmitidos pela TVI, que contaram com uma audiência média de 1 milhão e 353 mil telespetadores, atingindo um share de 26.6%.
O top 3 dos programas mais vistos do mês de novembro é todo preenchido por jogos de futebol. A completar o pódio, surgem os jogos do Sporting a contar para a Liga Europa, onde se verificou uma audiência média de 1 milhão e 48 mil telespetadores que representou um share de 23.3%.
No que toca às audiências por período horário, a RTP1 liderou durante as manhãs (7h30 – 12h30), com um share de 13.7% e durante o pré-prime com um share de 17.3%. A TVI conquistou a liderança durante o segundo Prime-Time (22h30 – 24h00) e no late-night (00h-02h30) com um share de 15.6%, 14.5%, respetivamente. O período do almoço (12h30-14h30), da tarde (14h30-18h30) e do primeiro Prime-Time (20h00-22h30) foram liderados pela SIC, com um share de 21.1% e 13.2% e 15.9%, respetivamente.