359 € é o valor médio que os portugueses tencionam gastar na Black Friday
Fãs de promoções, os portugueses têm (muita) dificuldade em resistir-lhes e esta Black Friday não será exceção. De acordo com um estudo de mercado encomendado à Netsonda pela Worten, 88% […]
Luis Batista Gonçalves
Nova Expressão renova conta de media de €1,2 milhões com a Opticalia
Filipa Alves é a nova diretora criativa da Happy Brands
Receitas publicitárias da Meta crescem 26,8%
Concurso europeu apoia novas tecnologias aplicadas aos media em Portugal
Filomena Spranger Jorge assume direção de marketing do Burger King Portugal
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Fãs de promoções, os portugueses têm (muita) dificuldade em resistir-lhes e esta Black Friday não será exceção. De acordo com um estudo de mercado encomendado à Netsonda pela Worten, 88% dos consumidores nacionais tenciona aproveitar o período de descontos de novembro deste ano para adquirir produtos e/ou serviços.
Desses, mais de 42% revelam que tencionam gastar menos do que no ano passado. Este ano, 359 € é o valor médio que os portugueses pensam despender durante as campanhas promocionais que vão sendo delineadas para esta data. Em 2022, por esta altura, 51% dos inquiridos revelava que não contava fazer distinção entre plataformas digitais e lojas físicas para usufruir dos descontos. Em 2023, essa percentagem desce para os 45%.
“Os dados mostram uma diminuição da compra em ominicanal face ao ano anterior [correspondente a 6%]. Dos que irão comprar ou irão eventualmente comprar, 28% pretende fazê-lo exclusivamente online e 21% exclusivamente offline. Isto mostra uma tendência de crescimento em ambos os canais face ao ano anterior com 24% e 14%, respetivamente”, revela a Worten em comunicado de imprensa.
Embora 48% pretenda aproveitar esta fase de reduções de preços para antecipar as compras natalícias, ao contrário dos 52% que revelavam essa intenção o ano passado, 71% assume que pretende essencialmente fazer aquisições para benefício próprio. “Os produtos de tecnologia continuam a ser os mais procurados, seguindo-se a moda e acessórios e os eletrodomésticos, mas o destaque vai para o crescimento dos livros, que ultrapassaram os perfumes e a cosmética”, sublinha o retalhista.
Em relação às marcas mais associadas a esta iniciativa comercial pelas campanhas promocionais que habitualmente anunciam e dinamizam nesta altura do ano, a Worten, que lançou recentemente a campanha “Tudo à grande”, novamente desenvolvida pela agência criativa Fuel, é a mais recordada. Foi mencionada por 84% dos inquiridos. Fnac e Rádio Popular completam o top 3.
“A Black Friday continua a ser um dos momentos mais relevantes do ano para nós e é muito satisfatório perceber que estamos no top of mind dos portugueses quando pensam em boas oportunidades de compra. Este ano, é tudo à grande, num mês inteiro de grandes descontos em milhares de produtos e entregas grátis para quem comprar online. Além do site e das lojas, temos também a nossa app onde vamos, inclusive, ter grandes vantagens e passatempos”, revela António Fuzeta da Ponte, head of brand and communication da Worten.