Há Novas Crónicas da Idade Mídia e Jogo(s) de Palavras para ouvir na Renascença
Novas Crónicas da Idade Mídia, que estreia esta quinta-feira, é um dos dois novos podcasts que a Rádio Renascença acaba de apresentar, reforçando a sua oferta nas plataformas de distribuição […]
Luis Batista Gonçalves
Audiências: Big Brother lidera ranking global de programação
Rosebud assina campanha da Sport Zone que celebra regresso do calor (com vídeos)
Aquisição de marcas editoriais do Global Media Group pela Notícias Ilimitadas com luz verde da ERC
DAZN reforça oferta global com lançamento de 10 novos canais gratuitos
Ricardo Verdasca e Vítor Silva assumem novas responsabilidades na Foundever
Sagres festeja os Santos Populares com campanha em mais de 260 locais
Lojas online de presentes personalizados: Um setor em ascensão
WYcreative e Hand assinam nova campanha do Bricomarché (com vídeo)
Lisbon Project conquista website da conferência Velo-city 2024 em concurso internacional
26ª Festival CCP tem 346 trabalhos finalistas. Categoria de Design lidera
Novas Crónicas da Idade Mídia, que estreia esta quinta-feira, é um dos dois novos podcasts que a Rádio Renascença acaba de apresentar, reforçando a sua oferta nas plataformas de distribuição áudio. Conduzido por Eduardo Oliveira e Silva, Luís Marinho, Luís Marques e Rui Pêgo, “quatro jornalistas com passado, mas sempre presentes”, como sublinha o comunicado de imprensa que anuncia o novo formato, procura analisar “o que se escreve e o que se diz nos jornais, na rádio, na televisão e nas redes socais”.
A nova proposta vive da “experiência e profissionalismo de quatro personalidades que, semanalmente, olham para as notícias, das manchetes às mais escondidas, e, depois, refletem sobre a construção mediática da realidade”. Além do site da Rádio Renascença, poderá ser ouvido em Popcasts e nas restantes plataformas de streaming de áudio, com um novo episódio disponibilizado todas as quintas-feiras, sempre ao final da tarde.
Outra das novidades é Jogo de Palavra, o novo podcast desportivo da Renascença, que tem como autor outro jornalista conceituado, Rui Miguel Tovar. “Semanalmente, entrevista grandes figuras do desporto, explorando as memórias, os casos e as polémicas que marcam a história e o dia a dia do desporto em Portugal”, explica a rádio.
Manuel Fernandes, Carlos Manuel e Costinha (na imagem inferior) são alguns dos nomes já entrevistados no formato. À semelhança de Novas Crónicas da Idade Mídia, pode ser ouvido no site, em Popcasts e nas restantes plataformas.
“Estes dois novos títulos reforçam a oferta de podcasts da Renascença, que inclui o podcast mais ouvido de Portugal, o Extremamente Desagradável de Joana Marques. Na área do entretenimento, destacam-se também outros, como O Dia na História de Carlos Bastos, Seja o Que Deus Quiser de Daniel Leitão e Simply Flow de Fátima Lopes”, refere o Grupo Renascença Multimédia. Na informação, também já são muitas as propostas.
Além de São Bento à Sexta e Hora da Verdade, em parceria com o jornal Público, ambos conduzidos por Susana Martins, a lista inclui Em Nome da Lei de Marina Pimentel, Visto de Fora de Sérgio Costa e Casa Comum e Da Capa à Contracapa, dois formatos da autoria de José Pedro Frazão. “Este é o caminho que antecipámos há muito tempo”, regozija-se José Luís Ramos Pinheiro, administrador do Grupo Renascença Multimédia, em declarações ao Meios & Publicidade.
A forte aposta que (quase) todos estão a fazer
As novidades sucedem-se a um ritmo galopante. Nas últimas semanas, não faltaram anúncios. Além do Público e da Bauer Media Audio Portugal e do Observador, também a Impresa, a Antena 1 e a Mega Hits, rádio do Grupo Renascença Multimédia, anunciaram novos podcasts e videocasts. “O digital e o áudio viajam bem juntos”, sublinha José Luís Ramos Pinheiro. “No digital, nunca houve tanta apetência pelos conteúdos que esta indústria produz”, assegura mesmo o responsável.
“A portabilidade, associada à nossa elevada mobilidade e ao multitasking permanente que é a nossa vida, pedem conteúdos para consumir on the go, de browsing fácil, disponíveis 24/24 em qualquer lugar e em qualquer equipamento”, refere. Ciente das (muitas) oportunidades que se abrem ao mercado, o grupo continua a investir. Além do agregador de podcasts portugueses Popcast, também criou uma academia digital, fomentando a aposta em produtos “inovadores e diferenciadores, com a mesma alma da rádio”.