Afastado por bipolaridade, João Geada mostra que veia criativa continua a pulsar com campanha para a Kindology
“Susana, adorei o vosso projeto, a vossa marca, o nome, o propósito e quero ajudar. Sou bipolar tipo dois, diagnosticado há muitos anos, estando inclusivamente reformado por incapacidade parcial provocada […]
Sónia Ramalho
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“Susana, adorei o vosso projeto, a vossa marca, o nome, o propósito e quero ajudar. Sou bipolar tipo dois, diagnosticado há muitos anos, estando inclusivamente reformado por incapacidade parcial provocada pelos efeitos da doença. Ainda mais por isso quero fazer parte”. Esta foi a mensagem que o criativo publicitário João Geada enviou a Susana Coerver, fundadora do projeto Kindology em maio de 2023.
E foi com base nesta conversa que começou a desenrolar-se a campanha lançada pela Kindology a 10 de outubro para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental tendo por base o conceito “A imagem é inteligência artificial, o sofrimento é real” e que destaca temas como depressão, ansiedade, transtorno bipolar e burnout.
O objetivo é não só aproximar o lado escondido das doenças mentais de quem se senta ao lado delas, mas fazer com que quem sofre saiba que há mais um parceiro com quem podem contar.
“Também por isso nos fez sentido a colaboração, pela mensagem que podemos passar. Quando a doença mental se transforma em rótulo, tantas vezes com cadastro associado, mostrar que a doença do João não foi impedimento para que gerasse uma boa ideia e a desenvolvesse do início ao fim, torna a nossa missão ainda com um propósito maior: Inclusão”, afirma Susana Coerver.
A falta de sintomas visíveis na doença mental, aliada ao estigma ainda persistente, faz com que a doença mental continue escondida e em silêncio. Este foi o mote que levou João Geada, a sua filha Joana Geada, também ela publicitária e Álvaro Beck, fotógrafo e realizador, à produção da campanha, que reuniu dezenas de testemunhos reais que partilham também a incompreensão coletiva que existe para o tema.
A campanha, que vai ser lançada na imprensa, redes sociais e cartazes, recorre à inteligência artificial num esforço de tentar representar a dor invisível e tão difícil de descrever, utilizando quatro dos testemunhos recolhidos.
Já a missão da Kindology é tornar a saúde mental acessível a todos e fá-lo quando quem pode suportar o valor de uma consulta, ajuda a financiar a consulta de quem não pode pagar. Por isso, a cada cinco consultas pagas, oferece uma consulta gratuita a quem não pode pagar.