Nova campanha da Ikea absorve 30% do investimento em marketing da marca (com vídeo)
“A vida é desarrumada. E ainda bem” é o nome e a mensagem da nova campanha de marketing 360 graus que a Ikea estreia esta sexta-feira, dia 15. Com criatividade […]
Luis Batista Gonçalves
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“A vida é desarrumada. E ainda bem” é o nome e a mensagem da nova campanha de marketing 360 graus que a Ikea estreia esta sexta-feira, dia 15. Com criatividade nacional e adaptação da Uzina, conteúdos e marketing de influência da NEI, conteúdos de media da Essence Mediacom e formatos digitais da WayNext, foi desenvolvida a partir de um filme idealizado pela Inter Ikea Systems. “Stockholmsvy”, de Hannes com a participação de Waterbaby, a canção que o integra, já é um êxito na Suécia.
“Esta campanha procura relativizar o problema da arrumação, mostrando que as casas não têm de ser perfeitas, ainda que tenhamos de procurar soluções que mais se adequem às nossas necessidades sem afetar a nossa rotina. A ideia é passar um tom muito otimista, com os qual as pessoas se identifiquem. Numa altura em que estamos preocupados com tanta coisa, a arrumação não pode ser mais um problema”, explicou ao Meios & Publicidade Mónica Sousa, diretora de marketing da Ikea.
As ações complementares que localizam a campanha
Depois de ter investido 13 milhões para baixar o preço de uma centena de produtos, a marca sueca procura agora aquele que, segundo o último estudo sobre a vida dos portugueses em casa que a Ikea apresentou, é uma das principais causas de discussão no quotidiano nacional. Os números não enganam: 44% já reclamou da desarrumação, 40% vive em habitações que têm objetos de que não gosta e 19% já deitou fora coisas que não lhe pertenciam, também para ganhar espaço.
“Achámos que o tom era na mouche. É uma campanha que está a ser adaptada para vários países, nem todos estão a adotar este conceito, mas, para Portugal, era perfeito para a fase que estamos a viver”, assume Mónica Sousa. “O ano passado, fomos muito audazes e conseguimos fazer a produção do filme da campanha principal localmente, porque sentíamos que o internacional não dava resposta ao que se estava a passar em Portugal. Este ano, não sentimos essa necessidade”, confessa.
“Muitas vezes, o que fazemos é complementar a campanha com ações suplementares para a localizar. Neste caso, também o temos, com o recurso a influenciadores e com a parceria com a Rádio Comercial”, esclarece. Além de pequenos vídeos com histórias de (des)arrumações com a atriz Angie Costa, o empresário e influenciador João Cajuda, o humorista António Raminhos e a atriz Matilde Breyner para as redes sociais, também estão a dar voz aos consumidores e ao tema nas ondas hertzianas.
O evento promocional que está a ser preparado
Além da rádio, da televisão e do marketing de influência, a nova campanha da Ikea também aposta forte na publicidade exterior. Além dos múpis tradicionais, conta com cartazes duplos e também com um projeto de out-of-home (OOH) advertising nas imediações das Amoreiras, no acesso ao Viaduto Duarte Pacheco. “Vamos estar cerca de um mês e meio no ar, com muita força, e, depois, voltaremos a retomá-la lá mais para a frente, na primavera”, revela a diretora de marketing da Ikea.
Para desenvolver e promover “A vida é desarrumada. E ainda bem”, a marca gastou 30% do orçamento em marketing para o novo ano fiscal. “O valor investido está acima do do ano passado. Não é uma diferença extraordinária”, ressalva, contudo, Mónica Sousa. Entre os dias 22 e 24, a Ikea promove, nas lojas de norte a sul, o Fim de Semana da Arrumação, um evento que, além de promoções, integra workshops, talks e ações de live shopping. Angie Costa e António Raminhos também vão estar presentes.