É bom, é malandro e, tal como os vinhos que promove, é naturalmente matreiro
Bom Malandro DOC Douro Tinto 2021 e Bom Malandro DOC Douro Branco 2022 são os dois novos vinhos que a Symington Family Estates acaba de colocar no mercado. Para os […]
Luis Batista Gonçalves
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Bom Malandro DOC Douro Tinto 2021 e Bom Malandro DOC Douro Branco 2022 são os dois novos vinhos que a Symington Family Estates acaba de colocar no mercado. Para os promover, a produtora vitivinícola nortenha recorreu à agência criativa The Hotel, que pegou na imagem do Bom Malandro, o irreverente esquilo duriense que surge no rótulo das garrafas, colocando-o no centro de uma narrativa que apela à fruição e à celebração.
O nome, o logotipo, as personagens e o storytelling foram criados pela agência criativa Wonder\Why. “Uma curta-metragem de animação, só que em vinho. É esta a melhor forma de descrever o novo vinho do portefólio da Symington Family Estates, que, à semelhança de uma série ou de um filme, partiu de um nome e de um conjunto de personagens para criar a história que lhe deu vida.”, justifica a empresa vinícola em comunicado.
“Ao esquilo, escolhido pelo significado da espécie na região do Douro, pelo espírito matreiro e pela irreverência natural que a caracteriza, junta-se a pandilha, um grupo de animais, cúmplices da malandrice”, refere ainda o documento. Além das redes sociais, o Bom Malandro é também o protagonista principal do site da marca que, explorando o conceito criativo idealizado, também apresenta o Manual Prático do Bom Malandro.
Esse guia, que inclui dicas e recomendações que podem ser partilhadas online, dará origem, no próximo ano, a um roteiro que reunirá “as filosofias de vida que orientam qualquer grupo de bons malandros com um gosto especial pelas uvas”, avança a marca duriense.
“Ao longo de todo o processo de construção da marca, no qual o Bom Malandro Esquiloso e o elenco mais descarado do Douro foram as primeiras peças, a Wonder\Why, agência de criação e gestão de marcas, foi a parceira da Symington, responsável pela idealização do nome, desenvolvimento da imagem e universo visual, criação da estratégia e do conceito do vinho e conceção do storytelling da marca e do website”, esclarece a empresa.
“Criámos o nome Bom Malandro, que levou à criação dos protagonistas e de backstories para os personagens e à criação da história central, que, depois, levou ao desenvolvimento dos rótulos. No branco, vemos os bons malandros a roubarem uvas. No tinto, vemo-los a fugir do local do crime. Tudo isso levou à criação do universo da marca, o site, o packaging e o manual”, explica Ricardo Miranda, founder and creative partner da Wonder\Why.
Depois de meses de desenvolvimento, a The Hotel juntou-se ao processo. Pegou na estrutura criada e materializou-a em anúncios. “Ficou, ainda, responsável pela ativação da marca e pela estratégia publicitária de lançamento da campanha, assente, em parte, na partilha de teasers nas redes sociais e na comunicação social”, refere o produtor.
“Nas semanas que antecederam a apresentação do vinho, partes da história foram publicadas em quatro edições consecutivas da revista do jornal Expresso, com uma garrafa de Bom Malandro sempre à espreita”, informa ainda o comunicado de imprensa da Symington Family Estates.