Leitores do Expresso já podem escolher Dark Mode
A partir de agora, o site do Expresso já pode ser consultado em “dark mode”, ou seja, os textos podem ser lidos sob um fundo escuro ou sem luz. A pedido […]
Sandra Xavier
Nova Expressão renova conta de media de €1,2 milhões com a Opticalia
Filipa Alves é a nova diretora criativa da Happy Brands
Receitas publicitárias da Meta crescem 26,8%
Concurso europeu apoia novas tecnologias aplicadas aos media em Portugal
Filomena Spranger Jorge assume direção de marketing do Burger King Portugal
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
A partir de agora, o site do Expresso já pode ser consultado em “dark mode”, ou seja, os textos podem ser lidos sob um fundo escuro ou sem luz. A pedido de vários leitores, a opção constitui uma forma de visualização mais sustentável, que foi possível implementar com o patrocínio da Iberdrola, empresa mundial em energias renováveis.
David Dinis, subdiretor do semanário, explica que “o Expresso e a Iberdrola juntaram-se para trazer até si esta funcionalidade, mas a decisão é sempre sua. Use o botão de ligar e desligar e escolha a opção que for mais confortável para si”.
Gonçalo Rosa, diretor de marketing da Iberdrola, salienta que “esta parceria com o Expresso vai ao encontro do compromisso da Iberdrola com a sustentabilidade, poupança energética e a descarbonização da economia. Uma missão que a Iberdrola assume, passo a passo, incorporando ações inovadoras que pretendem melhorar o quotidiano da sociedade e promover o caminho a percorrer para um planeta sustentável”, sublinha .
O Dark Mode – ou modo escuro – permite economizar energia, uma vez que os pixels pretos não emitem luz, ao contrário do modo claro que acende todos os pixels. Por outro lado, também permite poupar a economia de bateria nos LCD, pois a retroiluminação é menos exigida em ecrãs escuros.
Em ambientes com pouca luz ou durante o uso prolongado de dispositivos, “o Dark Mode reduz a emissão de luz branca, que pode causar cansaço visual, tornando a leitura mais confortável para os olhos. Esta opção propicia ainda menor sensação de ofuscamento: em ambientes escuros, o brilho excessivo de ecrãs no modo claro pode ser incómodo e ofuscante. O Dark Mode atenua esse problema ao reduzir a quantidade de luz emitida”.
Por outro lado, “o texto e elementos gráficos em branco ou cores claras tendem a ter maior contraste em fundo escuro, facilitando a leitura e destacando informações importantes”. Ao usar dispositivos em ambientes escuros ou à noite, o Dark Mode “reduz igualmente o impacto negativo da luz intensa nos olhos, ajudando os utilizadores a adaptarem-se melhor ao ambiente e pode também ajudar a otimizar a experiência de leitura para pessoas com sensibilidade à luz, para as quais a leitura em fundo branco se torna desconfortável”.