Publicidade direcionada: Meta passa a exigir consentimento aos europeus
A Meta, empresa que detém o Facebook, Instagram e WhatsApp, vai passar a pedir formalmente consentimento aos utilizadores europeus das suas redes sociais para lhes poder mostrar anúncios direcionados. Há […]
Luis Batista Gonçalves
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A Meta, empresa que detém o Facebook, Instagram e WhatsApp, vai passar a pedir formalmente consentimento aos utilizadores europeus das suas redes sociais para lhes poder mostrar anúncios direcionados. Há muito que a União Europeia (UE) pressionava a companhia norte-americana para o fazer.
Até aqui, a organização liderada por Mark Zuckerberg recolhia, armazenava e analisava esses dados sem qualquer autorização expressa dos autores das contas e dos perfis dessas redes sociais.
Nas últimas horas, em comunicado de imprensa, assumindo a pressão regulatória europeia, a Meta anunciou a intenção de a passar a exigir, não revelando todavia a partir de quando nem em que moldes.
“Estas decisões não acabam com a publicidade direcionada nas nossas plataformas. Os anunciantes podem continuar a usá-las para chegar a consumidores potenciais, fazer crescer os seus negócios e atingir novos mercados”, esclarece a empresa californiana.
Além dos países da UE e do Espaço Económico Europeu, a medida também abrange os utilizadores suíços. Em janeiro, a Meta foi multada em 390 milhões de euros pelo regulador de dados pessoais irlandês, agindo em nome da UE, pela violação do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).