Continente investe 2,5 milhões em laboratório de inovação focado nas marcas próprias
O Continente inaugurou, esta sexta-feira, o Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente, um centro criado para pesquisa e desenvolvimento dos produtos das marcas próprias do retalhista. O espaço, com […]
Sandra Xavier
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O Continente inaugurou, esta sexta-feira, o Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente, um centro criado para pesquisa e desenvolvimento dos produtos das marcas próprias do retalhista. O espaço, com 1.200 metros quadrados, está localizado no piso superior da loja Continente da Amadora, em Lisboa, e teve, segundo a insígnia, um investimento inicial de 2,5 milhões de euros.
O Co-Lab é composto por uma cozinha e um espaço de showcooking; cozinha industrial e sala de formação de colaboradores da cozinha Continente; laboratório bioquímico; laboratório sensorial com 12 cabines de prova; sala de focus group; sala de observação; área de bebidas; sala de limpeza do lar; sala de beleza; e sala de design, onde as equipas do continente vão desenhar os produtos de marca própria, em conjunto com parceiros, fornecedores e consumidores.
No laboratório sensorial, além da prova de produto, vão ser utilizadas duas técnicas inovadoras: o face reader, um equipamento que analisa as reações físicas (expressões faciais) dos provadores ao experimentar ou observar produtos; e o face reader eye tracker, que, através de uns óculos de infravermelhos colocados no consumidor, recolhem informações sobre quais são as partes do produto/embalagem onde os clientes dedicam mais atenção.
Tânia Lucas, diretora comercial de marca própria da MC, explica que “todos produtos que têm a nossa marca vão ser analisados no Co-Lab presencialmente ou, em casos específicos, na casa do próprio consumidor, sempre com a coordenação desta equipa. O objetivo do Continente é continuar a responder e a superar as expectativas do consumidor, combinando a experiência das marcas de fabricante com a excelência no desenvolvimento da marca própria”.
A responsável acrescenta que “o Co-Lab é uma resposta aos nossos objetivos: ter produtos Continente cada vez mais alinhados com o que o consumidor procura, continuar a surpreender os clientes com inovações exclusivas, apostar na qualidade dos nossos produtos e reforçar a relação de confiança com os nossos parceiros”.
Em 2022, a marca própria do Continente representou cerca de 925 milhões de euros na área alimentar, registando um crescimento superior a 20% no último ano, ou seja, mais 175 milhões de euros e um crescimento de quase 50% nos últimos três anos.
“Em 2023, prevê-se que a procura pelos produtos de marca Continente se intensifique e é também por isso que faz tanto sentido para a MC continuar a apostar, não só na marca e produtos Continente, mas também na relação de confiança e proximidade com os consumidores, que são uma fonte de informação crítica para termos uma gama cada vez mais bem-sucedida face às expectativas do público” refere Tânia Lucas.