Como vai ser a primeira edição do festival e da Semana Criativa de Lisboa do agora Clube da Criatividade
É já de 19 a 26 de maio que decorre o 25º Festival CCP e 10ª Semana Criativa de Lisboa, iniciativas que promovem a criatividade na publicidade e no design, […]
Sandra Xavier
Rosalía é a nova embaixadora global da Dior
Quase metade dos criativos têm uma relação difícil com as marcas
Iscte Executive Education realiza webinars gratuitos sobre comunicação de destinos e marcas locais
Adidas escolhe modelo e desportista português para campanha internacional
7 em cada 10 portugueses atribui responsabilidade às marcas na resolução dos problemas globais
Quem são os favoritos do Euro 2024?
Todos os influenciadores importam
José Mourinho protagoniza campanha da Uber Eats (com vídeo)
Startups independentes têm 72% de desconto no Cannes Lions
Marcas de fabricante atraem mais compradores nos retalhistas de sortido curto
É já de 19 a 26 de maio que decorre o 25º Festival CCP e 10ª Semana Criativa de Lisboa, iniciativas que promovem a criatividade na publicidade e no design, e a premiação dos melhores trabalhos, organizadas pelo Clube de Criatividade de Portugal.
“Traz outro amigo também” é o tema desta edição, que será também a primeira sob a denominação de Clube da Criatividade de Portugal e que, segundo o CCP, “reforça a importância de todos os envolvidos na criatividade portuguesa para que ela saia mais forte e mais valorizada”.
Amigos à parte é o mote da primeira tertúlia do CCP, a 4 de maio, no auditório do M.Ou.Co Hotel, no Porto, que traz o design para cima da mesa. Bráulio Amado e Diogo Potes, dois designers, mas também dois amigos, respondem a questões que têm tanto de profissional como de pessoal.
A Semana Criativa de Lisboa inaugura dia 19 de maio, na Fábrica do Pão no Hub Criativo do Beato com o lançamento da quarta edição do Folha em Branco 2023, dedicado aos 25 anos de existência do CCP.
Segue-se a conferência “Presidentes ao Palco”. Bernardo Rodo (OMD), Carol Saraiva (Walt Disney LA), João Ribeiro (SaTG), Lizá Ramalho (R2), Tiago Canas Mendes (o escritório) e Tiago Guedes (Take it Easy) – os Presidentes de Júri desta edição – apresentam seis visões diferentes sobre as marcas e a criatividade hoje. Às conferências segue-se uma conversa moderada por Pedro Mesquita (This is Pacifica), vice-presidente do Clube.
Ainda no dia 19 de maio é divulgada online a shortlist dos melhores trabalhos do ano de Publicidade, Design, Digital, Experiências de Marca, Criatividade em Meios, Craft em Publicidade e Integração e Inovação. No mesmo dia, será também inaugurada a exposição “Shortlist Design”.
Este ano, a Semana Criativa de Lisboa volta a apostar na formação, com sessões para designers, publicitários, copywriters, estrategas, accounts e marketeers.
No dia 22 de maio, o festival acolhe três workshops. “O que vocês podem fazer pela criatividade” será o workshop inaugural, conduzido pelo diretor criativo e autor Pedro Bidarra. Segue-se “Una de dos Más Mujeres Creativas”, workshop dirigido a mulheres criativas, com a diretora criativa Belén Coca, responsável pelo projeto espanhol Más Mujeres Creativas.
Na sala Solutions Village no Edifício Xerox, a tarde fecha com “#BeyondCMYK” – o único workshop fora da Fábrica do Pão – com Paulo Carvalho, diretor comercial e marketing da Xerox.
No dia 24 de maio, decorre o workshop “Como ser mais competitivo em Festivais”, com Juan Christmann, diretor criativo e consultor da ALL AWARDS e o dia 25 de maio será dedicado a workshops, como “Improve Your Strategy Writing In One Hour”, com a estratega Julian Cole, “Arrumar ideias e destralhar palavras”, com Conceição Garcia, CCO e formadora Escrever Escrever, e Isabel Zambujal, escritora e publicitária. Segue-se o workshop “Escrita de Guião”, com Tiago Cruz, diretor criativo da ACNE, o workshop “Direção de arte 2046”, com Julliano Bertoldi, diretor criativo da BBDO, e o workshop “O processo de criação de uma identidade gráfica”, com Helder Pombinho, diretor criativo da VMLY&R.
Dia 22 de maio, o Clube volta a contar com a participação da APAP para a realização de uma tertúlia CCP sob o tema “O Impacto da Criatividade no Negócio” e o dia 23 de maio é dedicado às conferências “Traz outro amigo também”.
Dia 24 de maio, o Clube realiza a 11ª edição da Ilustra 33 Hackathon 2023 by EDP, com curadoria de Jorge Silva da silva designers.
Das 19h às 23h, regressa a quarta edição do Portfolio Night Lisboa, em que 50 participantes, dos 18 aos 40 anos, apresentam os seus portfólios a 25 diretores criativos, que os avaliam, comentam e elegem o vencedor da noite.
De 19 a 25 de maio, decorrerá o Mercado Criativo, uma área de pontos de venda com artigos de designers, ilustradores e artesãos, assim como food trucks.
De 22 a 25 de maio regressa o Dia Aberto CCP Empresas, onde mais de 15 empresas da criatividade abrem as suas portas para receber jovens de escolas criativas e apresentarem o seu trabalho.
A gala entrega de prémios CCP realiza-se a 26 de maio, data em que se anunciam os prémios das sete categorias do 25º Concurso CCP 2023, será revelado o Grande Prémio Carreira do ano, e anunciados os vencedores do Grande Prémio para o Bem, Grande Prémio Jornalistas e Grande Prémio CCP 2023.
Na mesma noite, sobem ao palco os talentos Young Lions que vão representar Portugal em Cannes este ano e o Clube irá apresentar os vencedores das bolsas do programa Zona II, assim como dos dois Briefs Abertos 2023, dando a conhecer os jovens talentos que melhor responderam a briefs reais das lançados pelas marcas Jogos Santa Casa e Leroy Merlin.
A semana termina com a Festa de Encerramento, no espaço lounge da Fábrica do Pão, ao som da dupla The quiet times – Alberto Vieira, art director da Havas Portugal, e João Abreu, produtor executivo da Playground – e a DJ Santanathe4th – Armanda Santana, account director da Funnyhow.
A app do Festival “Clube da Criatividade” já está disponível e pode ser descarregada para IOS ou Android, com toda a programação e links para as inscrições e bilhetes.