LionHeart de Cannes vai para o criador da marca Patagonia
O fundador da marca Patagonia, Yvon Chouinard, será distinguido com o LionHeart na edição deste ano do festival internacional de criatividade Cannes Lions, em junho.
Pedro Durães
O fundador da marca Patagonia, Yvon Chouinard, será distinguido com o LionHeart na edição deste ano do festival internacional de criatividade Cannes Lions, em junho. O troféu, atribuído pelo festival a personalidades cuja atuação gera impacto positivo no mundo, pretende homenagear Yvon Chouinard pelo seu posicionamento em defesa das questões ambientais e pela contribuição da marca que lidera para o combate às alterações climáticas.
Nas palavras de Philip Thomas, chairman do Cannes Lions e CEO da Ascential Futures, responsável pela organização do festival, o empresário “assumiu um compromisso incansável com o meio ambiente através das suas contribuições filantrópicas e pela liderança da Patagonia”. “O seu trabalho é uma inspiração para todos nós e estamos entusiasmados por homenageá-lo em junho, afirma Philip Thomas, salientando que a distinção a uma personalidade que “incorpora o propósito do LionHeart” tem também como objetivo “oferecer a plataforma do Cannes Lions para apelar aos comunicadores de todo o mundo para ajudar na sua causa”. O reconhecimento chega após um ano em que o fundador da marca decidiu alocar a totalidade dos lucros da Patagonia a organizações empenhadas no combate às alterações climáticas.
“Cada parte do negócio da Patagonia, incluindo o valor que geramos, está ligado ao nosso propósito. Temos um longo histórico de pedir aos clientes que pensem de forma diferente sobre as roupas que usam, que comprem apenas aquilo de que precisam e reparem quando necessário. Como empresa, doamos 1% das vendas a cada ano e somos uma companhia certificada. Mas nada disso basta”, afirma Yvon Chouinard num comunicado a propósito da distinção com o LionHeart do festival Cannes Lions, explicando os motivos por que a marca decidiu no último ano que era “tempo de uma nova experiência, com o anúncio de que a Terra agora é nossa única acionista”. “Receber o reconhecimento do LionHeart envia a mensagem que de a criatividade pode ser uma força poderosa para salvar o nosso planeta e lar”, considera o criador da Patagonia, sublinhando que “a indústria criativa está numa posição única para liderar o caminho dos negócios ambientalistas e inspirar pessoas de todo o mundo a agir agora”.
Yvon Chouinard sucede a Malala Yousafzai. A ativista paquistanesa e Nobel da Paz foi a personalidade distinguida na última edição com o troféu LionHeart, que em anos anteriores foi já atribuído a personalidades como Al Gore, Bono, Blake Mycoskie, Richard Curtis, Paul Polman ou Phumzile Mlambo-Ngcuka.