Estudo: Os portugueses perante o mercado dos produtos em segunda mão
A segunda edição do barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra, promovido pelo Oney Bank em parceria com a Harris Interactive, junto de consumidores de Portugal, Espanha e França, garante […]
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A segunda edição do barómetro Europeu das Melhores Práticas de Compra, promovido pelo Oney Bank em parceria com a Harris Interactive, junto de consumidores de Portugal, Espanha e França, garante que a sustentabilidade dos produtos tem vindo a tornar-se um critério essencial para as compras, a par do preço, este último reforçado pelo atual contexto económico inflacionista.
Assim, 94 por cento dos portugueses e 86 por cento dos europeus dizem estar prontos para mudar o seu consumo diário com o objetivo de proteger o ambiente; 78 por cento dos portugueses afirmam ter optado por produtos em segunda mão em vez de novos nas compras dos últimos 12 meses, principalmente para a compra de produtos relacionados com mobiliário, lazer e cultura.
Em média, durante um ano, os europeus gastam 301 euros em produtos em segunda mão e 297 euros em produtos recondicionados. Os portugueses são os que mais admitem gastar, com uma média de gastos de 360 e 322 euros, respetivamente. O mercado de artigos em segunda mão registou um aumento de 50 por cento no espaço de um ano. Nos próximos 12 meses, metade dos europeus planeia comprar mais frequentemente produtos em segunda mão ou recondicionados (57 por cento no caso dos portugueses).
No próximo ano, esta tendência deverá continuar a crescer: mais de metade dos europeus quer comprar mais produtos em segunda mão (57 por cento no caso dos portugueses), especialmente móveis e decoração, produtos culturais e de lazer, produtos para bricolage e jardinagem, roupas e sapatos e eletrodomésticos.