Final da Eurovisão leva RTP1 à liderança do dia pela primeira vez em 2021
A final da Eurovisão, transmitida pela RTP1, foi o programa mais visto este sábado e alcançou mais de 3.2 milhões de portugueses, alavancando as audiências da estação de televisão pública, […]
Meios & Publicidade
Audiências: Big Brother lidera ranking global de programação
Rosebud assina campanha da Sport Zone que celebra regresso do calor (com vídeos)
Aquisição de marcas editoriais do Global Media Group pela Notícias Ilimitadas com luz verde da ERC
DAZN reforça oferta global com lançamento de 10 novos canais gratuitos
Ricardo Verdasca e Vítor Silva assumem novas responsabilidades na Foundever
Sagres festeja os Santos Populares com campanha em mais de 260 locais
Lojas online de presentes personalizados: Um setor em ascensão
WYcreative e Hand assinam nova campanha do Bricomarché (com vídeo)
Lisbon Project conquista website da conferência Velo-city 2024 em concurso internacional
26ª Festival CCP tem 346 trabalhos finalistas. Categoria de Design lidera
A final da Eurovisão, transmitida pela RTP1, foi o programa mais visto este sábado e alcançou mais de 3.2 milhões de portugueses, alavancando as audiências da estação de televisão pública, que também liderou o dia pela primeira vez esteano. De acordo com dados da Universal McCann, a RTP1 atingiu, então, um share de 15.9%, mais 6.8 pontos percentuais face ao último sábado, levando a SIC para o segundo lugar (14.9%), e a TVI para terceiro com 13.8%.
Se compararmos as audiências desta emissão com as de finais anteriores, a deste ano superou em larga escala as audiências da final de 2019, ano em que Portugal não chegou à final. Nessa altura, o programa contou com uma audiência média de 554 mil telespectadores, contrastando com 1 milhão 198 mil telespectadores da noite deste sábado, a que correspondeu um share de 26.9%. Ainda assim, não superou as audiências da final realizada em Portugal (2018), dia em que mais de 1.5 milhões de portugueses se sintonizaram na RTP1, e da final que elevou Salvador Sobral à vitória (2017 – 1.4 milhões de telespectadores médios).
Olhando para os restantes programas mais vistos do dia, Bem Me Quer, telenovela da TVI, posicionou-se na segunda posição, já que conseguiu colar ao ecrã, em média, 975 mil portugueses. Primeiro Jornal, da SIC, fechou o top 3 dos programas mais vistos do dia com uma audiência média de 819 mil telespectadores.
A RTP1 foi grande vencedor do dia com um share de 15.9%, tendo atingido a terceira melhor marca de share do ano. O canal liderou também pela primeira vez em 2021. Já a SIC ficou-se pelos 14.9% e a TVI pelos 13.8%, sendo estes os valores mais baixos do ano para as estações privadas. Entre os canais Pay TV, a liderança foi mais uma vez para a CMTV com 4% de share. Seguiu-se a Hollywood (2.1%) e a Globo (1.9%).