Eugénio Ribeiro
Como definir e implementar uma estratégia de marketing digital efectiva?
Artigo de opinião de Eugénio Ribeiro, country manager Madzuli Agency Portugal
Meios & Publicidade
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Cada vez existe mais competição online, e está mais agressiva. Definir uma estratégia de marketing mostra-se essencial para aumentar a produtividade das empresas e garantir um crescimento positivo que vá ao encontro dos objectivos traçados.
O consumidor dos dias de hoje já não se encontra apenas em frente ao seu computador. O consumidor actual é alguém que está conectado a diferentes dispositivos, presente em diferentes plataformas e que, por isso, recebe diferentes estímulos a todo o momento.
Assim, para se ter sucesso há que elaborar um plano estratégico, geri-lo e, por fim, optimizá-lo.
A definição de uma boa estratégia de marketing tem de ter em conta diversos factores como por exemplo a velocidade da mensagem, os seus destinatários, o seu custo e formato. Qualquer estratégia de marketing tem de ser desenvolvida de forma personalizada, e só assim será possível atender às necessidades específicas de cada negócio. Entre as ferramentas de marketing digital mais utilizadas encontram-se o display marketing, o e-mail marketing, o SEO (Search Engine Optimization), inbound marketing, links patrocinados e SEA (Social Media Advertising).
Como definir e implementar uma estratégia de Marketing Digital efectiva para o seu negócio?
Deveremos pensar com foco em 5 vectores de trabalho que permitem às marcas assegurar melhores resultados para a sua actividade de marketing digital:
Planeamento
O planeamento é, quase sempre, em todas as vertentes, a chave para o sucesso. Assim é necessária uma definição prévia daquele que será o grande objectivo de toda a estratégia. Depois de se ter traçado a meta há que identificar os KPI’s a ter em consideração para lá chegar. Paralelamente, e tendo em conta os objectivos que se que pretendem alcançar, é importante fazer uma escolha sensata e adequada dos meios de comunicação, que se vão utilizar para conseguir chegar ao target definido.
Alcance
Ter um bom alcance é, na grande maioria das vezes, sinónimo de sucesso. Para conseguir um bom alcance junto do seu target é necessário ter em consideração indicadores como o número de visitas, valor por visita, número de fãs/seguidores, entre outros. Publicar com frequência e promover as suas publicações aumenta as hipóteses de partilha dos seus conteúdos, por parte da comunidade a quem estes se destinam.
Acção
O conteúdo do seu site/blog deve ser relevante, inspiracional e, acima de tudo, útil. Neste caso, os KPI’s que deve avaliar para perceber se está a fazer um bom trabalho nesse sentido são, por exemplo, os Leads/Lead Conversion Rate, tempo que o utilizador permanece no site, número de partilhas, comentários, likes, entre outros. Todos estes indicadores mostrarão resultados positivos se os conteúdos partilhados forem, de facto, interessantes.
Conversão
O tipo de conversão depende do objetcivo do site. No caso da sua plataforma ser um site de e-commerce, a conversão traduzir-se-á na compra realizada pelo utilizador. Existem diferentes formas de potenciar esta compra. Investir em CRO (Conversion Rate Optimization), através de ferramentas de marketing automático – como por exemplo fazer o acompanhamento da consumer journey e perceber quais os produtos consultados pelo consumidor e informá-lo, automaticamente, de alterações de preço, ou da pouca disponibilidade de stock do produto.
Engagement
É importante que toda a experiência online seja positiva para o utilizador. O site deve ser responsive, tanto na versão mobile como PC. É também importante que seja rápido – lembre-se que a atenção e a disponibilidade do utilizador estão cada vez mais curtas e se o seu site demora demasiado tempo a abrir, pode estar a perder um potencial cliente. No caso de se tratar de um site de e-commerce, a experiência da entrega do produto também é muito importante e não deve ser descurada. Os indicadores a que se deve dar atenção para saber se está a fazer um bom trabalho são, entre outros, a repetição da compra, a satisfação, a lealdade do consumidor, o feedback por parte do cliente, entre outros.
Artigo de opinião de Eugénio Ribeiro, country manager Madzuli Agency Portugal