Google multado em 50 milhões no âmbito do RGPD
O Google foi multada em 50 milhões de euros em França por “falta de transparência, informação incorrecta e ausência de consentimento válido na publicidade personalizada”, anunciou a Commission Nationale de […]
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O Google foi multada em 50 milhões de euros em França por “falta de transparência, informação incorrecta e ausência de consentimento válido na publicidade personalizada”, anunciou a Commission Nationale de l’Informatique et des Libertés (CNIL). Esta é a primeira grande multa aplicada a uma tecnologia na Europa no âmbito do Regulamento Geral da Protecção de Dados (RGPD).
Para a CNIL, as irregularidades detectadas “deixam os utilizadores sem as suas garantias essenciais, já que pratica operações que podem revelar importantes partes da vida privada”. “A informação sobre as operações de processamento para a personalização dos anúncios fica diluída em vários documentos e não permite ao utilizador saber o seu alcance real”, refere a mesma entidade, segundo a Lusa.
A CNIL interveio após os pedidos das associações None of Your Business e La Quadrature du Net que argumentam que o Google “não tem base legal” para processar informação pessoal dos utilizadores destinada à emissão de publicidade personalizada. Fonte oficial do Google declarou que a empresa está a estudar quais “seguintes passos” e defendeu o compromisso para alcançar os “altos padrões de transparência e controlo”.