Companhia Nacional de Bailado protagoniza campanha Portuguese Shoes 2019
A arte e o movimento são os elementos centrais da campanha Portuguese Shoes para o próximo ano, que terá como protagonistas os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado.
Pedro Durães
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A arte e o movimento são os elementos centrais da campanha Portuguese Shoes para o próximo ano, que terá como protagonistas os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado. A campanha foi fotografada por Frederico Martins, no Teatro Camões, casa da companhia desde 1977. “A evolução recente da nossa indústria permite elevar o calçado português ao estatuto de objecto de arte”, explica Luís Onofre, presidente da APICCAPS, referindo que “esta é uma campanha substancialmente diferente de todas as outras efectuadas até hoje, mas nem por isso é menos ousada”. “Renovamos a ambição de tornar o calçado português uma grande referência internacional, pelo design, inovação e bom gosto”, aponta.
A campanha assinala também 10 anos desde o lançamento da iniciativa Portuguese Shoes, criada para apoiar a estratégia de internacionalização do calçado português. “Desde o início da campanha, as exportações portuguesas de calçado cresceram 60% para um máximo histórico de 1965 milhões de euros em 2017”, salienta a associação, indicando que “actualmente, Portugal exporta calçado para 152 países, nos cinco continentes”.
O 10º aniversário da campanha será comemorado com a edição de um álbum de coleccionador que reunirá algumas das imagens mais icónicas das campanhas anteriores que afirmaram o calçado português como a “indústria mais sexy”, protaginizadas por nomes como Sara Sampaio, Maria Clara, Sharam Diniz, Isilda Moreira, Ruben Rua, Luis Borges e em duas edições a actriz Victoria Guerra.