Concurso de criatividade da Ford chega ao fim
Em 2017, em Portugal, a Ford foi a sexta marca do segmento automóvel em termos de investimento publicitário.
Rui Oliveira Marques
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A Ford decidiu entregar a conta de publicidade global à BBDO (grupo Omnicom), após a realização de um concurso. A conta estava na WPP, que continuará ligada à marca, já que o grupo seguirá com responsabilidades de compra e planeamento de media, shopper marketing e CRM.
Em 2017, em Portugal, a Ford foi a sexta marca do segmento automóvel em termos de investimento publicitário, alcançando os 42,9 milhões de euros, a preços de tabela. À sua frente, segundo dados MediaMonitor, encontravam-se, por ordem crescente, Nissan, Renault, Mercedes, Peugeot e Seat. A Ford, no ano passado, foi o principal investidor no meio outdoor. Foi ainda o segundo maior anunciante do segmento automóvel em rádio, sendo apenas ultrapassada Volvo. No primeiro trimestre de 2018, o investimento total da Ford colocou a marca em oitavo lugar no ranking do segmento automóvel.
“Temos uma nova marca maravilhosa para ajudar a construir. Não poderia estar mais orgulhoso das centenas de pessoas em todo o mundo que fizeram isto acontecer, nem mais agradecido à Ford pela confiança em nós”, declarou o CEO e presidente da BBDO, Andrew Robertson, em comunicado.
Por sua vez o grupo WPP comentou também em comunicado: “Nos últimos cinco meses, o WPP trabalhou com o futuro do marketing e da publicidade da Ford. Com a conclusão do concurso, a WPP ficará responsável pela activação da marca nos canais e regiões, através da sua agência global – a GBT – a par de outras agências da WPP, ao mesmo tempo que a marca indicou outra agência global para liderar a sua criatividade. A WPP continuará a liderar as activações, incluindo planeamento e compra de media, digital e produção”.
Ainda no âmbito do concurso, a Wieden+Kennedy também foi escolhida como uma parceira de criatividade e inovação para projectos específicos.