Edição digital
PUB

Fernanda Vasconcelos, directora de marketing da Impacting Digital

Marketing :: Noticias

Por que devemos acompanhar o fenómeno Fortnite

Artigo de opinião de Fernanda Vasconcelos, directora de marketing da Impacting Group

Meios & Publicidade

Fernanda Vasconcelos, directora de marketing da Impacting Digital

Marketing :: Noticias

Por que devemos acompanhar o fenómeno Fortnite

Artigo de opinião de Fernanda Vasconcelos, directora de marketing da Impacting Group

Sobre o autor
Meios & Publicidade
Artigos relacionados
14ª edição dos Prémios Design M&P
Marketing
CNN Portugal faz primeira transmissão televisiva HD em rede móvel privada 5G
Media
TTouch e Wisdom criam imagem e comunicação da Rede Capital Social
Comunicação
Audiências: Consumo diário de televisão volta a cair
Media
Bruno Ferreira é o novo diretor editorial da DAZN Portugal
Digital
Nova campanha da Nespresso foi criada em Portugal pela Uzina (com vídeo)
Publicidade
LLYC lança ferramenta de IA para estratégias de marketing mais eficazes
Marketing

Fernanda Vasconcelos, directora de marketing da Impacting Group

O Fortnite acaba de festejar um ano de existência e já tem 125 milhões de jogadores. O meu filho é um deles, por isso quis perceber os segredos por trás deste sucesso.
Há cerca de meio ano, o meu filho de 11 anos descarregou para a consola um jogo gratuito por recomendação de um amigo. Na altura, eu nunca tinha ouvido falar no Fortnite, mas depressa percebi que esta nova paixão do meu principezinho se iria tornar numa tormenta, pois os ingredientes viciantes do jogo foram pensados de forma exímia.
Efectivamente, a paixão é tal que, hoje em dia, até a irmã de 8 anos participa de forma activa nas jogadas, ajudando a detectar inimigos, para garantir muitas “kills” que podem resultar numa “win”… e também nós -adultos- fomos arrastados para esta loucura, pois tanto eu como o pai aprendemos a dançar “emotes”. A nossa sala é invadida de vozes de pré-adolescentes que chegam a nossa casa através da playstation para jogarem em equipa com o nosso filho, cedendo armas ou materiais uns aos outros para dar cabo dos inimigos.
Mas objectivamente quais são os ingredientes que tornam este jogo tão apaixonante?

Viver mil aventuras de forma segura sem sair de casa
Sentado no sofá da sala, o meu filho consegue saltar de para-quedas de um balão para aterrar numa das cidades do jogo, entrar em casas desertas para descobrir armas e materiais, jogar golfe e basquete, conduzir um buggy, fazer vários tipos de construções, matar inimigos com diferentes armas, subir aos telhados de casas e armazéns, descobrir tesouros escondido em baús, morrer e logo de seguida renascer, dançar e até voar.
A adrenalina que estas actividades trazem a um pré-adolescente é brutal! Tendo em conta a protecção excessiva que damos aos nossos filhos (convencidos que o mundo é muito mais perigoso do que quando éramos miúdos… será?) e o pouco tempo de lhes sobra para actividades de exploração e aventura (entre o colégio, a natação, o futebol e a língua estrangeira extra que lhes impomos), o Fortnite acaba por fornecer o entusiasmo e a magia que nós próprios sentíamos quando, com idades semelhantes, saímos à rua e entrávamos numa casa abandonada para descobrir o que havia lá dentro.

Objectivos claros e desafiantes | recompensas fortes e constantes
O jogo Fortnite Batalha Real consiste numa competição pela sobrevivência que envolve 100 jogadores. A tempestade aproxima-se a pouco e pouco, restringindo o espaço de jogo e obrigando assim a que haja um único vencedor: o sobrevivente. Ganhar significa ser o mais resistente entre 100, o que é algo extremamente desafiante.
Durante cada jogada, são proporcionados momentos regulares de premiação, já que os jogadores descobrem baús com tesouros (que contêm armas, materiais de construção, kits de sobrevivência, etc) e recolhem os pertences dos inimigos que conseguem eliminar.
Regularmente são lançadas missões que, ao serem completadas com sucesso, dão direito a prémios: mochilas para os avatares, xp para subir de nível, novas personagens e acessórios.
Jogar significa sempre ganhar algo… mesmo que não sejamos o sobrevivente vencedor!

Vertente social do jogo
É possível jogar Fortnite em equipa, o que gera momentos de diversão com os amigos de sempre e, também, com os desconhecidos que estiverem online. Como os nossos filhos passam mais tempo em casa do que na rua, os jogos electrónicos em equipa são uma forma conveniente de passar mais tempo a brincar com outras crianças e até proporcionam novas amizades além-fronteiras (o que acaba por ser uma excelente oportunidade de treinar o inglês).
Quem adora jogar Fortnite, também gosta de assistir a jogos. Assim, para além de quererem passar horas a jogar, os nossos meninos também passam horas a ver vídeos de outros anónimos ou youtubers famosos que têm records de “kills”, como por exemplo o Ninja que já tem mais de 14 milhões de subscritores. Esta vertente do jogo confere-lhe uma visibilidade enorme (mais canais de divulgação geram mais fãs o que resulta em mais jogadores) e prolonga os momentos de ligação ao mesmo.

Quem adora jogar Fortnite, também gosta de assistir a jogos. Assim, para além de quererem passar horas a jogar, os nossos meninos também passam horas a ver vídeos de outros anónimos ou youtubers famosos

Multiplataforma
O jogo está disponível para PlayStation 4, Nintendo Switch, Microsoft Windows, Xbox One, iOS, Mac OS e, brevemente, será lançado para Android.
Esta multiplicidade de plataformas permite não só que o jogo fique acessível a muitos potenciais jogadores, mas também facilita que possam jogar todos juntos, em equipa, um dos factores de sucesso de Fortnite e que lhe permitiu atingir a dimensão que tem hoje.

Modelo freemium
O jogo em si é gratuito. Assim, há um incentivo enorme a começar a jogar: é grátis… não se perde nada em experimentar. E rapidamente os nossos meninos ficam apaixonados, de tão fortes que são os ingredientes de sedução deste jogo. A factura vem a seguir. As receitas da Epic Games, empresa produtora do jogo, são obtidas sabiamente com compras efectuadas dentro do próprio jogo.
O que se pode comprar?
É possível adquirir itens estilosos, como por exemplo avatares originais, roupas, danças e acessórios (picaretas, para-quedas, etc). Há também o “battle pass”, que custa 10 € e dá acesso a diversões (jogar golfe ou basquete), efeito especiais, missões e personagens exclusivas, teletransporte e, também, moedas gratuitas para comprar os restantes itens à venda.
Um amigo meu descobriu no outro dia que cerca de uma centena de euros tinham sido gastos no cartão de crédito associado à consola em pouco mais de um mês (ups!). Nada surpreendente: não se pode jogar Fortnite sem estilo. É preciso andar bem vestido e conseguir dançar de forma original. E isso paga-se.
Este modelo de negócio, tão típico do digital, tem ajudado diversas empresas a fazer fortuna. Dar conteúdo, oferecer serviço, proporcionar entretenimento sem pedir nada em troca gera milhões. O Fortnite não é excepção: estima-se que gere 2 mil milhões de dólares este ano.

Um amigo meu descobriu no outro dia que cerca de uma centena de euros tinham sido gastos no cartão de crédito associado à consola em pouco mais de um mês (ups!). Nada surpreendente

Personalização | estilo
O Fortnite já não é apenas um jogo. É uma forma de estar e de se afirmar.
Quem joga gosta de partilhar as suas vitórias nas redes sociais, mas não só: há muitos motivos de afirmação para além desta forma tradicional de sucesso que é vencer. Um avatar estiloso, com uns acessórios xpto, umas danças “emotes” originais ou a superação de um determinado desafio do jogo são motivos mais do que suficientes para exposição social e afirmação garantida.
Estes rituais e esta forma de estar definem quem os segue e são factores cruciais para a inclusão numa comunidade: jogar Fortnite é ser cool.
As danças e as expressões (“kills”, “wins”, “skin”, etc) são o expoente máximo deste fenómeno de cultura pop, pois tiveram um impacto tal que sofreram um efeito de ampliação e estão a gerar um fenómeno maior do que o próprio jogo. Efectivamente, são reproduzidos pelos jogadores fora do Fortnite, no mundo físico, contagiando indivíduos que nunca o jogaram.
A Epic Games está de parabéns. Demonstrou uma criatividade sem igual, reinventando os tradicionais jogos de guerra. Explorou da melhor forma o modelo de negócio de sucesso no digital, disponibilizando o jogo de forma gratuita e potenciando assim uma adopção rápida. Investiu fortemente na multicanalidade, o que levou a uma massificação da utilização. O mundo virtual que criou, as personagens, as danças e os rituais fazem parte de uma estratégia de marketing genial, pensada para garantir conversão (compras dentro do jogo), fidelização (novos desafios e recompensas constantes) e grande impacto de comunicação (publicidade gratuita e de recomendação genuína constituída pelas partilhas nas redes sociais da comunidade de jogadores).
Quanto a nós, pais, não nos restam grandes alternativas se não partilhar as vitórias dos nossos filhos, aprender a dançar como eles, dar-lhes dicas para vencerem, ajudá-los a escolher o avatar mais fixe…. mas também colocarmos plafonds nos cartões de crédito virtuais associados às consolas e impormos limites às horas de jogo para abrirmos espaço a outro tipo de actividades (como é difícil pô-los a ler ou jogar Catan depois da excitação do Fortnite!). Podemos igualmente explorar em conjunto e de forma divertida todas as oportunidades de aprendizagem que o jogo contém, como por exemplo explicarmos porque o seu sucesso foi o resultado de uma fabulosa estratégia de marketing, como funciona o modelo de negócio típico do digital, ou ainda alertarmos para o facto de -na vida real tal como no jogo- nem sempre ser o melhor a ganhar, mas sim o mais resistente e assim enaltecermos as virtudes do esforço, da táctica, da preparação e da resiliência.

Este artigo foi escrito pela Fernanda Vasconcelos, directora de marketing do Impacting Group, e uma aficionada de longa data pelo marketing e o comércio digital, com a preciosa colaboração do seu filho Afonso de 11 anos, nascido num mundo digital e numa família apaixonada pelo digital, que com 5 anos teve o seguinte desabafo: “Como era antes quando não havia internet? Eu nunca conseguiria viver sem internet!”

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Artigos relacionados
PUB
Comunicação

Nova Expressão renova conta de media de €1,2 milhões com a Opticalia

A agência de meios liderada por Pedro Baltazar é responsável por toda a estratégia, planeamento, negociação e compra de espaço publicitário da Opticalia nos meios de comunicação, sendo que a gestão das redes sociais é feita internamente pela rede de óticas

Catarina Nunes

A Opticalia volta a entregar à Nova Expressão a conta de media, com um valor anual de €1,2 milhões e por um período de três anos, na sequência de uma consulta de mercado na qual participaram também as multinacionais Havas Media e Mediabrands.

“A Opticalia é uma marca espanhola e desde que veio para Portugal, em 2012, que trabalhamos com a Nova Expressão porque era parceira da agência com a qual trabalhamos em Espanha”, refere em declarações ao M&P Joana Correia, diretora de marketing e comunicação da Opticalia, justificando a opção pela Nova Expressão.

Um porta-voz da Nova Expressão avança ao M&P que a agência de meios liderada por Pedro Baltazar é responsável por toda a estratégia, planeamento, negociação e compra de espaço publicitário da Opticalia nos meios de comunicação, sendo que a gestão das redes sociais é feita internamente pela rede de óticas.

Com uma rede de 261 lojas no continente e nas ilhas dos Açores e da Madeira, a Opticalia opera em Portugal desde 2012 com uma comunicação disruptiva e promovendo os óculos como um acessório de moda. A Nova Expressão, por seu lado, é uma agência de meios a operar no mercado português desde 1994, independente de grupos de media ou de plataformas tecnológicas globais.

Sobre o autorCatarina Nunes

Catarina Nunes

Mais artigos
Publicidade

Filipa Alves é a nova diretora criativa da Happy Brands

A publicitária vai liderar o departamento criativo da agência, onde terá de “garantir a entrega de soluções inovadoras e impactantes para os clientes”. Filipa Alves começou a carreira profissional na Sumo Publicidade e, mais recentemente, desempenhou funções como diretora criativa na Winicio

Filipa Alves acaba de assumir a direção criativa da agência de branding e design Happy Brands. A profissional fica responsável por liderar o departamento criativo da agência, onde terá de “garantir a entrega de soluções inovadoras e impactantes para os clientes”, adianta a agência em comunicado de imprensa.

Licenciada em design de comunicação pelo IADE, Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Filipa Alves começou a sua carreira profissional na Sumo Publicidade. Posteriormente colaborou durante vários anos como supervisora criativa na Havas Design+, e mais recentemente desempenhou funções como diretora criativa na Winicio.

“É uma oportunidade de trazer a minha experiência e paixão pelo design para um projeto no qual me identifico. Quero arriscar e elevar ainda mais a criatividade da agência. Quero inspirar e ser inspirada pela equipa”, adianta Filipa Alves em comunicado de imprensa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Digital

Receitas publicitárias da Meta crescem 26,8%

No primeiro trimestre do ano, Família de Apps da Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger) fatura mais 57,4% e aumenta em 20% as impressões de anúncios, enquanto o Reality Labs (hardware, software e conteúdos de realidade mista, virtual e aumentada) continua a dar prejuízo

Catarina Nunes

A Meta teve lucros de 12,36 mil milhões de dólares (€11,54 mil milhões) no primeiro trimestre de 2024, mais 117% do que no mesmo período em 2023. As receitas totais subiram 27% para 36,45 mil milhões de dólares (€34 mil milhões), em que a esmagadora maioria (35,63 mil milhões de dólares/€33,24 mil milhões) diz respeito à venda de espaço publicitário, que cresce 26,8% nos primeiros três meses do ano, segundo os dados divulgados pela Meta.

Em termos de resultados por segmentos, a Família de Apps da Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger) aumentou as receitas em 27,2%, para 36 mil milhões de dólares (€33,6 mil milhões) e as impressões de anúncios em 20%, enquanto a Reality Labs (hardware, software e conteúdos de realidade mista, virtual e aumentada) faturou 440 milhões de dólares (€410 milhões), mais 23% face ao período homólogo em 2023.

Em relação ao lucro gerado por cada uma destas operações, na Família de Apps sobe 57,44% e ascende a 17,66 mil milhões de dólares (€16,48 mil milhões), enquanto o Reality Labs deu um prejuízo de 3,84 mil milhões de dólares (€3,59 mil milhões), abaixo, no entanto, dos 3,99 mil milhões de dólares perdidos no primeiro trimestre de 2023. Em comunicado, a empresa de Mark Zuckerberg refere que “para a Reality Lab, continuamos a esperar que os prejuízos operacionais aumentem significativamente, devido aos nossos esforços em desenvolvimento de produto e aos investimentos para escalar mais o nosso ecossistema”.

Para o total do ano, a Meta prevê despesas a rondar os 96 e os 99 mil milhões de dólares, acima das previsões anteriores, “devido a custos superiores de infraestrutura”, refere a Meta em comunicado, que prevê igualmente um aumento das despesas de capital para entre 35 e 40 mil milhões de dólares, em relação à previsão anterior que se situava em torno dos 30 e dos 37 mil milhões de dólares. O motivo? Os investimentos em infraestrutura de suporte à inteligência artificial, em termos de pesquisa e desenvolvimento de produtos, que a Meta tem de continuar a fazer.

Sobre o autorCatarina Nunes

Catarina Nunes

Mais artigos
Marketing

Filomena Spranger Jorge assume direção de marketing do Burger King Portugal

A profissional licenciada em publicidade e marketing tem agora a responsabilidade de impulsionar o crescimento da Burger King em Portugal. O percurso de Filomena Spranger Jorge começa no McCann Worldgroup, em planeamento de media, passando, posteriormente, pela Publicis, Zenith e Media Markt Iberia

Filomena Spranger Jorge acaba de ser nomeada a nova diretora de marketing do Burger King Portugal. A profissional tem cerca de 20 anos de experiência no setor e terá a responsabilidade de impulsionar o crescimento da marca em Portugal, integrando a equipa da Restaurant Brands Iberia.

Licenciada em publicidade e marketing pela Escola Superior de Comunicação, Filomena Spranger Jorge iniciou a carreira no McCann Worldgroup em planeamento de media e, posteriormente, passou por empresas como a Publicis, a Zenith e a Media Markt Iberia. Mais recentemente exerceu funções de consultoria de marketing e comunicação na Thinkwide.

“É um privilégio poder continuar a dedicar-me ao mais importante em qualquer sector do retalho, os clientes, e trabalhar lado a lado com uma equipa super talentosa que partilha a visão de tornar o Burger King na marca favorita no nosso sector em Portugal”, afirma Filomena Spranger Jorge numa publicação na sua página de LinkedIn.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Publicidade

Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)

Desenvolvida pela The Lift e pela Somesuch, a campanha publicitária, que internacionalmente conta com a participação de nomes como Zinedine Zidane, Jenna Ortega e Anitta, entre outros, foi produzida por Whitney Jackson e Pol Agusti, e realizada por Vincent Haycock

Rafael Leão, futebolista português a jogar no AC Milan, é o protagonista da adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas, intitulada 1000 Back. O desportista, um dos embaixadores nacionais da marca, surge nas fotografias promocionais, que já estão a ser divulgadas nas redes sociais e nas lojas da insígnia, a usar um par de Adidas Originals Samba, um dos três modelos de calçado desportivo que a etiqueta alemã está a publicitar, a par do Adidas Originals Gazelle e do Adidas Originals Spezial.

Realizado por Vincent Haycock e protagonizado globalmente por Carlisle Aikens, skater profissional que integra a equipa Adidas Skate Team, o filme publicitário que integra a campanha revisita a história da marca alemã. “Para além do vídeo e das imagens da campanha, recordamos o espírito das três silhuetas clássicas e das pessoas que as influenciaram, com um espaço digital que será preenchido com conteúdos gerados pelos utilizadores”, informa a Adidas em comunicado de imprensa.

“Os fãs dos modelos são convidados a apresentar os seus looks usando os hashtags #adidasSamba, #adidasGazelle e #adidasSpezial”, refere o documento. Zinedine Zidane, Jenna Ortega, Pusha T, Anitta, Hoyeon Jung, David Beckham, Serge Gnabry, Jella Hasse e Stormzy são outros dos embaixadores internacionais da marca que promovem os novos modelos da marca. Desenvolvida pela The Lift e pela Somesuch, a campanha foi produzida por Whitney Jackson e Pol Agusti. A direção de fotografia é de Evan Prosofsky.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Marketing

Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)

Conheça os protagonistas da 14ª edição dos Prémios de Marketing M&P, evento que decorreu na última semana, ao fim da tarde de 17 de abril, na Estufa Monsanto Secret Spot

‘É uma menina’ vence Grande Prémio, Dentsu Creative é Agência Criativa do Ano, Mindshare é Agência de Meios do Ano e António Fuzeta da Ponte é Marketeer do Ano. Além destes quatro Grandes Prémios, foram atribuídos ainda 15 troféus de Ouro, 17 de Prata e 19 de Bronze. Dos 118 trabalhos inscritos nos Prémios de Marketing M&P’23, em 34 categorias diferentes, 55 chegaram à lista de finalistas.

A entrega de prémios decorreu na última semana, ao fim da tarde de 17 de abril, na Estufa Monsanto Secret Spot, no Parque Florestal de Monsanto, num evento que reuniu cerca de 300 profissionais do setor, para a entrega dos troféus que distinguem os melhores trabalhos na área de marketing. Conheça os protagonistas e reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Publicidade

Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)

A campanha conta com a criatividade da McCann Lisboa e da Dentsu Creative Portugal e está presente em televisão, digital e ponto de venda. Para celebrar a associação ao Euro 2024, a Sagres lança também packs comemorativos Sagres MiNi, alusivos ao passatempo

Com o campeonato europeu de futebol à vista, a Sagres lança a mais recente campanha multimeios “Há sempre espaço para acreditar”, de apoio à seleção nacional no Euro 2024. A campanha, que conta com a criatividade da McCann Lisboa e da Dentsu Creative Portugal, está presente em televisão, digital e ponto de venda, e é lançada com um passatempo que leva 20 adeptos ao Euro 2024.

Sob o mote “Ganha Viagens para apoiar a Seleção”, a Sagres vai oferecer 10 viagens duplas à Alemanha, que inclui a estadia em Dusseldorf, o ‘pack adepto’ e um jantar, entre dia 21 e 23 de junho. Os vencedores têm ainda acesso a uma recepção no dia 22 de junho na zona de fãs do estádio Signal Iduna Park no pré-jogo.Todos os portugueses com mais de 18 anos e residentes em Portugal que queiram concorrer, podem inscrever-se no Clube Sagres.

Para celebrar a associação ao Euro 2024, a Sagres lança também packs comemorativos Sagres MiNi, alusivos ao passatempo, e que já se encontram disponíveis em supermercados e hipermercados de norte a sul do país.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Publicidade

Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)

Realizada por Fred Oliveira, com direção de fotografia de Sergi Gallard e acompanhamento da Film Brokers, a nova campanha publicitária multimeios da Vodafone tem criatividade da VML, produção da Krypton Films e planeamento de meios da Carat

Com criatividade da VML, produção da Krypton Films, realização de Fred Oliveira, direção de fotografia de Sergi Gallard, acompanhamento da Film Brokers e planeamento de meios da Carat, a nova campanha publicitária da Vodafone, É Fibra de Campeão, volta a juntar o futebolista Bernardo Silva e o ator Diogo Valsassina, desta vez para promover o novo serviço de internet fixa da operadora, com uma velocidade 10 vezes mais rápida do que a solução atualmente comercializada.

Para além da televisão, a campanha multimeios está a ser divulgada em digital e redes sociais. “Com este lançamento, a Vodafone reforça o seu compromisso de estar na vanguarda da tecnologia, oferecendo produtos e serviços inovadores que respondam aos hábitos de consumo do presente e, sobretudo, que antecipem as necessidades do futuro da conectividade”, informa a operadora em comunicado de imprensa.

“É esta permanente modernização da nossa infraestrutura que nos permite tirar partido do melhor da tecnologia avançada para oferecer soluções de conectividade inovadoras, que correspondam às necessidades atuais e futuras dos nossos clientes, como esta nova oferta de internet fixa através de fibra ótica, que garante níveis de velocidade elevados”, justifica Luís Lopes, CEO da Vodafone Portugal. O novo serviço recorre à tecnologia XGS-PON.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Publicidade

APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma

Com design e supervisão criativa de Hugo Dias, a ação de sensibilização da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima revisita a iconografia dos cravos, símbolo da revolução, em mensagens que apelam à liberdade para todas as pessoas

“Democracia é liberdade para todas as pessoas” é o mote da campanha de sensibilização da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV) que assinala os 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974. Desenvolvida pela Solid Dogma, com design e supervisão criativa de Hugo Dias, “assinala um marco do passado, celebra o presente e abre as portas a um futuro com liberdade para todas as pessoas”, explica em comunicado de imprensa a agência criativa fundada por Pedro Pires e Alexandre Farto, em 2015.

“O 25 de Abril é liberdade para todas as pessoas”, “O presente é liberdade para todas as pessoas” e “O futuro é liberdade para todas as pessoas” são as frases que, associadas às palavas Futuro, Liberdade e Democracia, se evidenciam, em verde e vermelho, num fundo cor de rosa. “Porque quando uma pessoa é vítima de crime ou violência, vê a sua liberdade ser tolhida, a APAV trabalha diariamente para apoiar e proteger os direitos das vítimas de crime e violência em Portugal”, refere ainda o documento.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Publicidade

Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions

As sete duplas criativas, selecionadas entre os 70 pretendentes que participaram num bootcamp em Lisboa, vão competir entre 17 a 21 de junho, em Cannes. VML, Arena Media, LLYC e Judas são as agências mais representadas na competição internacional

Já são conhecidos os nomes dos 14 vencedores da Tangity Young Lions Portugal que, entre 17 a 21 de junho, terão a oportunidade de representar o país na competição internacional que integra a 71a edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em França. A partir do dia 17 de junho, as sete duplas selecionadas receberão os briefings de uma instituição de solidariedade social ou de uma organização não-governamental, tendo apenas 24 horas para a concretização de uma estratégia que vá ao encontro do desafio proposto. A exceção é a dupla selecionada para a categoria de Filme, que terá 48 horas para o executar.

Foram 70 os finalistas que participaram no bootcamp de seleção, realizado na NTT Data, em Lisboa. “Com a determinação e paixão demonstrada nos últimos dias, os 14 jovens profissionais selecionados representarão a alma da criatividade nacional, ao mais alto nível”, garante Ana Paula Costa, representante nacional do Lions Festivals. “Este ano, registámos um aumento de 16% do número de candidaturas, um crescimento que espelha a vontade dos jovens profissionais em ir mais além. As duplas vencedoras têm, agora, a oportunidade de ficar na cabeça e no ouvido das mentes mais criativas”, refere ainda.

“Costumo dizer que os Young Lions representam o futuro do setor da publicidade, criatividade e marketing e são sempre uma fotografia do setor. Este grupo de 70 jovens reflete isso mesmo, uma mistura de jovens de grande qualidade que trabalham em agências e empresas consagradas com outros de novas agências mais recentes que cada vez mais têm dado cartas neste mercado”, sublinha também Vasco Perestrelo, CEO da Multimédia Outdoors Portugal (MOP), entidade representante do Lions Festivals em Portugal. “Esse é o espírito certo que queremos para os jovens criativos nacionais”, acrescenta ainda o responsável.

As duplas vencedoras

 

Media (Leroy Merlin)

1º lugar: João Santos (Arena Media) + Débora Jaime (Arena Media)

2º lugar: Margarida Brilhante (Mindshare) + Bernardo Graça (Mindhsare)

3º lugar: Leonor Moniz (Group M) + Mafalda Aleixo (EssenceMediacom)

 

PR (EDP)

1º lugar: Beatriz Raposo (LLYC) + Rita Paulo (LLYC)

2º lugar: Sofia Melo Mendes (Verlingue) + Inês de Amorim Almeida (EDP New)

3º lugar: Hernâni Correia (Leo Burnett) + Manuel Menezes (Havas)

 

Marketing (Worten)

1º lugar: Mariana Coimbra (Era Imobiliária) + Francisco Vaz Santos (Nova SBE)

2º lugar: Sara Aguiar (P&G) + Filipe Santiago Lopes (Nos)

3º lugar: Catarina Espírito Santo (Nos) + Vanessa Marques (Nos)

 

Filme (Turismo de Portugal)

1º lugar: Francisco Machado (Judas) + Daniel Gordon (Trix)

2º lugar: Carlota Real (Judas) + Luís Ferreira Borges (Stream and Tough Guy)

3º lugar: Miguel Valente (Bar Ogilvy) + Beatriz Roque (BBDO)

 

Imprensa/Outdoor (Betclic)

1º lugar: Maria Branco (Judas) + Catarina Araújo (VML)

2º lugar: Joana Quintela Moura (Havas) + Mariana Trindade (Uzina)

3º lugar: Guilherme Kaufmann (FunnyHow) + Rúben Vilaça (FunnyHow)

 

Digital (Nos)

1º lugar: Tomás de Matos Almeida (BBDO) + João Chicau (VML)

2º lugar: Nuno Miguel Coelho (Acne Lisboa) + Tomás Toste (freelancer)

3º lugar: Welzimar Silva + Pedro Silva (O Escritório)

 

Design (MOP)

1º lugar: David Canaes (Fuel) + Francisco Roque do Vale (VML)

2º lugar: Michelle Silva (Judas) + Carolina Gonçalves (Judas)

3º lugar: Mercedes Alves (This is Pacifica) + Eduardo Abilheira (Abilheira.design)

 

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.