Bold Agency assina identidade da Copa América no Brasil
A Copa América 2019, que terá lugar no Brasil, vai contar com design português depois de a Bold, agência do grupo WAT, ter vencido o concurso internacional lançado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).
Pedro Durães
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A Copa América 2019, que terá lugar no Brasil, vai contar com design português depois de a Bold, agência do grupo WAT, ter vencido o concurso internacional lançado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL). “A escolha pelo trabalho apresentado por uma agência portuguesa demonstra que a criatividade não tem fronteiras e é cada vez mais uma actividade que funciona à escala global”, salienta Afonso Cardoso, que liderou o projecto.
Para Ana Ventura, directora criativa da agência, “este foi um desafio muito grande mas que acabou por ser também uma honra e um prazer”. “Desde o início que sentimos o peso da responsabilidade de criar uma imagem com o grau de visibilidade que esta tem. Mas o resultado enche-nos de orgulho: é uma marca que sentimos que ficou muito orgânica e viva, que passa o espírito brasileiro e o modo sul-americano de viver o futebol”, afirma.
A imagem criada para a Copa América 2019, que se realizará de 14 de Junho a 7 de Julho do próximo ano, explica a agência, “espelha a alma do país anfitrião – o Brasil. O logótipo inspira-se nos adeptos que vivem o futebol muito para além das quatro linhas e representa as cores brasileiras, a festa do futebol e a paixão do país – bem como de toda a América do Sul – pelo desporto-rei”. “Em nenhum lugar do mundo se ama o futebol como na América do Sul e esse foi o ponto de partida para a criação da identidade da Copa América 2019”, refere Ana Ventura, acrescentando que a agência partiu da ideia de que “a América do Sul representa a festa do futebol e que as pessoas vivem este desporto intensamente, num movimento que não acontece apenas nos estádios. A festa estende-se às ruas, aos bares, faz-se nas casas, nos sofás de cada família e entre cada grupo de amigos”.
Esta não é, recorde-se, a primeira vez que a competição, que junta 10 países da América do Sul e duas equipas convidadas, tem a sua identidade trabalhada por uma agência nacional. A Brandia Central foi responsável pela identidade da Copa América 2015, que decorreu no Chile.