Bloco de Esquerda e Capazes contra campanha antitabágica do Ministério da Saúde (com vídeo)
O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a campanha antitabágica que começou a ser divulgada na quarta-feira. O partido considera que a campanha do Ministério da Saúde “confunde público-alvo […]
Meios & Publicidade
News Now, novo canal 9 do cabo, arranca no início do verão. Concorre diretamente com CMTV, também da Medialivre
Criatividade ao serviço de um alfabeto em extinção
RTP transmite jogos do UEFA Euro Feminino Sub-17 em direto
Crescer sozinha e em parceria não é uma contradição
Clube da Criatividade apresenta programa do 26º Festival CCP 2024 e da Semana Criativa de Lisboa
Sónia Araújo e Mário Daniel são mecânicos por um dia em campanha da Mercedes (com vídeo)
Perfect Storm produz nova campanha internacional da Coca-Cola (com vídeo)
Carlos Maciel assume direção da Caras e da Caras Decoração. Mariana Correia de Barros convidada a dirigir Activa
APECOM continua a crescer em número de associados
Microagências de comunicação estão a mudar paradigma
O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a campanha antitabágica que começou a ser divulgada na quarta-feira. O partido considera que a campanha do Ministério da Saúde “confunde público-alvo com discriminação”, usa estereótipos e apresenta o tabagismo através de uma “simplificação perigosa” quando diz a frase “Deixe de fumar, opte por amar mais”. “Apresentar uma dependência como um acto de vontade simples, associado a amor, é culpabilizador da pessoa fumadora e simplificador do processo árduo e complexo que é deixar de fumar”, refere o Bloco, citado pela Lusa.”O Bloco de Esquerda considera que esta campanha é desajustada, assentando numa imagem sexista das mulheres e meninas. É possível fazer uma campanha dirigida a mulheres e meninas sem que seja sexista. Não é o caso desta”, acusa o partido de Catarina Martins.
A associação feminista Capazes avançou, entretanto, com uma queixa junto da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. “Sendo admissível que se crie uma campanha antitabágica especialmente dirigida às mulheres, já não é admissível que a campanha recorra aos dois estereótipos mais redutores da mulher – a menina princesa e a mulher mãe – para o fazer”, considera a associação.
A campanha baseia-se na curta-metragem Opte por Amar Mais, da autoria de André Badalo e que conta a história de Maria (Paula Neves), uma mulher com cancro do pulmão num estádio avançado, que continua a fumar. A mãe, já debilitada, não consegue largar o vício do tabaco, dizendo à filha, que imita os seus gestos: “Uma princesa não fuma”.
A campanha está presente nas redes sociais e passa em versão reduzida na TV. A versão completa está a ser exibida nos cinemas. O argumento é de Fátima Ferraz e Beatriz Silva (alunas de Audiovisual da Escola Profissional de Artes, Tecnologia e Design). A produção é da Original Features.