“Esta reformulação reforça o nosso core, os nosso valores, a nossa assinatura”
A edição de Março da revista LuxWoman surge nas bancas com um novo formato e um novo projecto gráfico. Em entrevista ao M&P, Rita Machado, directora da LuxWoman, explica as principais mudanças.
Pedro Durães
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A edição de Março da revista LuxWoman surge nas bancas com um novo formato e um novo projecto gráfico. Para assinalar esta mudança, nas próximas três edições a publicação da Masemba vai custar apenas dois euros, contando ainda com uma campanha de publicidade com criatividade da Moon para transmitir o novo conceito e posicionamento, sublinhando a assinatura Para Mulheres com Atitude. A estratégia de comunicação passará por uma campanha multimeios em televisão, rádio, imprensa, online e redes sociais, bem como acções dirigidas aos pontos de venda e anunciantes. Em entrevista ao M&P, Rita Machado, directora da LuxWoman, explica as principais mudanças.
Meios & Publicidade (M&P): Quais são as principais novidades da nova LuxWoman?
Rita Machado (RM): As principais novidades são um novo formato, é ligeiramente mais pequena, o que a torna muito mais user friendly, e um novo projecto gráfico. Ao nível editorial, tratámos de reforçar as características que nos diferenciavam da concorrência, e que a nossa leitora já valorizava. As plataformas online permitem-nos ter feedback rápido e esta mudança veio de encontro a alguns inputs destas e também de tendências internacionais no mercado das femininas. Em termos editoriais propriamente ditos, estamos, como sempre, atentas à actualidade, aos temas quentes e que interessam à mulher. Temos muita beleza e mais moda, e as nossas capas reflectem esta mudança: vai ser comum ver modelos nelas e não só celebridades, e até mais do que uma modelo, ou, porque não, homens. Dentro da revista, continua a haver muito que ler, textos jornalísticos sérios ou mais divertidos e muitas entrevistas. Não perdemos a nossa essência, é um refresh feito com muita consciência da nossa leitora e do mercado.
M&P: O que motivou este mudança gráfica?
RM: A mudança gráfica surgiu de todo este enquadramento que expliquei, fazia sentido. O anterior projecto já tinha mais de quatro anos, quisemos que este reflectisse o refresh sem cortar radicalmente. Mantiveram-se as linhas mestras, a divisão da revista, e até alguns tipos de letra. Mas uniformizámos várias vertentes, de forma a que o projecto tenha uma coerência e maior apetência visual. Este projecto gráfico veio também reforçar o conteúdo editorial, dando viabilidade a novas paginações e visibilidade a formas de contar histórias.
M&P: Diz que haverá um reforço a nível de conteúdos. Quais são as principais mudanças?
RM: Mais moda, mais entrevistas, mais textos jornalísticos, mais actualidade. Sempre trabalhámos para que a leitora, quando compra a revista, não se sinta defraudada, que sinta que tem um good value for money, muito que ler e ver. E conhecer, na secção de lazer (dedicada à cultura) e na secção de viver (dedicada aos novos espaços, viagens, decoração). Desde o relançamento de 2009, em que apostámos muito na qualidade dos conteúdos jornalísticos, a LuxWoman é para a mulher com atitude, que sabe o que quer, e se não sabe, sabe que aqui nestas páginas pode encontrar uma forma para a ajudar a decidir o que quer. Não tomamos nenhuma decisão pela leitora, mas acompanha-mo-la nessa decisão, como uma melhor amiga. Os conteúdos reflectem as várias mulheres que há em cada uma de nós. E alguns textos são também dirigidos aos homens, família e parceiros das nossas leitoras, que sabemos sempre nos lêem.
M&P: A imprensa tem estado em queda e o sector das revistas femininas não é excepção, sendo um segmento com muitas publicações. Quais são os vossos objectivos para este ano com a reformulação?
RM: Manter as nossas leitoras e captar novas. Reforçar a nossa proximidade com a mulher portuguesa, que pensa de forma internacional e fazê-mo-lo com uma mentalidade global. Cada vez é mais fácil estar em países luso falantes e nós queremos essa ‘portabilidade’. As plataformas online ajudam, pois na rede não há fronteiras e temos tido alguns casos de pessoas que descobriram a revista online e depois a tentam comprar ou assinar. Esta reformulação reforça o nosso core, os nosso valores, a nossa assinatura (lifestyle e informação para a mulher com atitude) e pisca o olho às mulheres do mundo que falam português.
M&P: Fala numa crescente aproximação da edição impressa às plataformas online. Como é feita esta aproximação?
RM: Como é tudo gerido pela mesma equipa, conseguimos nas plataformas online manter uma relação muito mais próximas com as nossas leitoras. Temos mais de 55 mil fãs no Facebook e o nosso site tem vindo a ter cada vez mais leitoras registadas. Todos os dias há conteúdos específicos do site, obviamente mais actuais do que na edição impressa, que é mensal. Desta forma, conseguimos oferecer à nossa comunidade de leitoras muito mais, ao nível do conteúdo e da actualidade. E obviamente de conteúdos como vídeos e making of e fotografias, que, pelo tipo de meio ou por falta de espaço, não foram possíveis publicar na revista. É nestas plataformas que implementámos uma estratégia de interacção muito frequente com as nossas leitoras: para além de recebermos diariamente o feedback delas, que até nos faz escrever textos na edição impressa que foram ‘ideias ou sugestões’ das leitoras, tentamos que haja muitos passatempos que lhes permitem testar produtos e ter oportunidade de ir eventos culturais de forma gratuita. As plataformas online permitiram-nos de facto reforçar a comunidade LuxWoman, estar mais próximas e oferecer mais a quem já era leitora.
M&P: Qual a estratégia para a presença nas plataformas mobile?
RM: Ainda não gostaríamos de revelar, mas o nosso site, que faz em Abril um ano, foi concebido e construído de forma a que a visualização seja óptima em todo o tipo de de aparelhos.