Série de animação nacional que é “um movimento e uma causa”
Nutri Ventures já foi exportada para Brasil, Hungria, Polónia e Israel e poderá chegar ao Reino Unido, Itália, México e China.

Elsa Pereira
Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025
Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente
Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear
Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária
Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes
Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos
SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões
Entreter e educar ao mesmo tempo. Este é o grande axioma pelo qual se rege a Nutri Ventures, série de animação portuguesa “criada para estimular bons hábitos alimentares nas crianças”. O projecto, que se dirige a um target balizado entre os 5 e os 10 anos, tem a RTP2 como co-produtora, além da Bang Bang Animation, contando com uma equipa de cerca de 70 pessoas. A estreia da animação, cuja ideia original partiu de Rui Lima Miranda e Rodrigo Carvalho, sócios fundadores da Nutri Ventures, empresa que lhe empresta o nome, está agendada para Setembro no segundo canal da estação pública e no Panda, ainda que na RTP2 aconteça um pré-lançamento ainda antes do Verão.
Saliente-se que esta é a primeira série de animação gravada em português e posteriormente dobrada para inglês, até porque, adianta ao M&P Marta Araújo, manager da Nutri Ventures, a internacionalização está na mira, ou melhor, já atingiu o alvo. As negociações com o Brasil, Hungria, Polónia e Israel já estão fechados decorrem conversações no mesmo rumo com Reino Unido, Itália, México e China. “A Nutri Ventures é uma série criada a pensar no mundo e não apenas em Portugal”, comenta Marta Araújo. “Desde sempre que pensamos globalmente”, diz.
Por outro lado, a Nutri Ventures está também a tentar firmar acordos com a Organização Mundial de Saúde, com o Programa Let’s Move, de Michelle Obama, e com cadeias internacionais de distribuição como a Tesco e a Wallmart. Por cá, conta com a parceria do Pingo Doce, bem como com o apoio da Associação Portuguesa de Nutricionistas, Ministério da Educação e Ministério da Saúde.
Além da série de animação, descrita como “um movimento e uma causa”, “estão a ser desenvolvidos também diferentes conteúdos transmedia (plataformas web e mobile, jogos, livros, cadernetas de cromos, jogos de cartas, etc.) para ajudarem a trazer, de forma divertida, a temática da alimentação saudável para o dia-a-dia das crianças, pais e educadores”.
Questionada pelo M&P acerca de valores alocados ao investimento no projecto, Marta Araújo adianta que a série, de 52 episódios, cada um dos quais com a duração de 24 minutos, “representa já um investimento total na ordem dos 7.5 milhões de euros”. A apresentação oficial da série acontece no próximo sábado, dia 17 de Março, no cinema S. Jorge, pelas 10h30. A antestreia será feita no âmbito da MONSTRA, Festival de Animação de Lisboa, que também se associou ao projecto.