Como devem os RP relacionar-se com os influenciadores digitais
É residual o número daqueles que preferem o telefone ou o fax

Rui Oliveira Marques
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Poucos são os profissionais de relações públicas que usam o telefone para contactar com os chamados influenciadores digitais, isto é, aqueles profissionais que alimentam publicações digitais, perfis nas redes sociais ou blogues. A conclusão é da Cision que analisou as relações de cerca de mil influenciadores digitais (jornalistas e outros produtores de conteúdos digitais) com os profissionais da consultoria em comunicação nos Estados Unidos.
Setenta e três por cento dos jornalistas que participaram no estudo dizem que interagem com os profissionais das RP principalmente através das redes sociais (Facebook, Twitter e LinkedIn). Blogues e outras plataformas como YouTube, Flickr e o Posterous também conseguem um desempenho assinalável. Mesmo assim, o e-mail continua a ser o canal preferido para receber informação. Entre os jornalistas é apontado por 94 por cento como o meio mais indicado para o envio de comunicados de imprensa. Um valor acima dos 79 por cento de outros produtores de conteúdos que colocam o e-mail como canal mais indicado para essa tarefa. Quase residual é o número daqueles que preferem o telefone ou o fax: cinco por cento.