Público Mais quer potenciar jornalismo de investigação
EDP, Galp, Mota-Engil, REN, Santander e Vodafone são as empresas mecenas do projecto, cada qual contribuindo com 25 mil euros por ano num total de dois anos.
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O jornal Público quer potenciar o jornalismo de investigação feito em Portugal através do Público Mais, projecto assente na criação de um fundo monetário apoiado por grandes empresas para o investimento em grandes reportagens. “Este projecto foi construído durante um ano e tem por objectivo desenvolver jornalismo de qualidade”, disse Bárbara Reis, directora do Público, em declarações à agência Lusa, no final da apresentação do Público Mais, que decorreu hoje em Lisboa.
EDP, Galp, Mota-Engil, REN, Santander e Vodafone são as empresas mecenas do projecto, cada qual contribuindo com 25 mil euros por ano num total de dois anos que durará o projecto. Na base do Público Mais está o “acreditar que o jornalismo é um bem comum, que pertence a todos e é vital para a democracia”, sustenta Bárbara Reis, descrevendo os trabalhos que serão feitos no âmbito do projecto como “muito profundos, que exigem muito tempo, dinheiro e recursos”. As áreas abordadas nos trabalhos serão as quatro onde o Público “é líder” no mercado português, diz a directora do diário: Grande Reportagem, Cultura, Ciência/Ambiente e Multimédia.
Nuno Amado, presidente do Santander Totta, uma das entidades que suporta o projecto, destacou o Público Mais como importante tendo em vista a necessidade de “complementar” as notícias do dia a dia com o “aprofundar de temas que muitas vezes não estão nas primeiras páginas dos jornais”. Já Rui Cartaxo, presidente da REN, assinalou que “uma sociedade com uma informação de qualidade é uma sociedade melhor e mais desenvolvida, e isso é também importante para as empresas”.
António Mexia, da EDP, descreveu como “absolutamente vital” a existência de jornalismo de investigação. “A razão é clara: vivemos num mundo em que se dá importância à notícia de hoje que rapidamente deixa de ser notícia”, diz, sublinhando a “total independência” do Público Mais em relação aos seus mecenas para com isso assegurar “que vale a pena manter a diferença” no investir em peças jornalísticas “diferenciadoras”. O primeiro trabalho do Público Mais será uma série de reportagens a propósito dos 50 anos do fim do Estado Português da Índia, e começa a ser publicado a partir de 25 de Junho.