MediaMonitor: Initiative recupera liderança, Euro RSCG e Continente reforçam
Depois do domínio do grupo Havas no mês de Março, a Initiative voltou a recuperar a liderança do investimento publicitário nos rankings MediaMonitor, que cabia à Arena.
Pedro Durães
Audiências: RTP1 e SIC reforçam quota de audiência semanal
Ligados à Corrente é a nova série digital da Prio (com vídeo)
Sábado comemora 20º aniversário com edição de 154 páginas em formato XL
O que pode ler na edição 956 do M&P
O que pode ler na edição 956 do M&P
“Os dinamarqueses recusam-se a fazer tarefas que saiam das suas funções definidas”
In-Store Media investe €2 milhões na digitalização de pontos de venda
José Pedro Mozos lidera área de assuntos públicos da All Comunicação
Faturação da Meta suplanta investimento publicitário global em televisão linear em 2025, antevê estudo
News Now, novo canal 9 do cabo, arranca no início do verão. Concorre diretamente com CMTV, também da Medialivre
Depois do domínio do grupo Havas no mês de Março, a Initiative voltou a recuperar a liderança do investimento publicitário nos rankings MediaMonitor, que cabia à Arena. De acordo com os últimos dados, relativos ao investimento a preços de tabela em Abril, a Initiative liderou com 39,9 milhões de euros, seguida da Arena (38,3 milhões) e da Carat (38,2 milhões). Números que reforçam a liderança no acumulado de Janeiro a Abril, com a agência de meios do grupo Interpublic na frente com 179,5 milhões de euros. Também a Arena, com o investimento registado em Abril, conseguiu segurar o segundo lugar conquistado em Março, vinda do quinto posto, somando agora um total de 146 milhões de euros. Segue-se a Mediaedgecia (136,6 milhões), a Carat (134,2 milhões) e a MPG (120,3 milhões).
Publicidade e anunciantes
Nas agências de publicidade, à liderança da Euro RSCG, com 44,2 milhões, segue-se a Y&R, cujos 22,5 milhões de euros são suficientes para recuperar o segundo lugar perdido em Março, quando caiu para o 10º posto. Já a BBDO regressa ao terceiro lugar, com 22,1 milhões de euros. A McCann e a Ogilvy, que em Março ocupavam o 2º e 3º lugares, caíram, respectivamente, para o 10º e 7º lugares. Já no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a liderança da Euro RSCG sai reforçada, com 172,8 milhões de euros, que garantem uma distância confortável do novo segundo lugar, a BBDO, com 84 milhões. A Y&R, com 82,1 milhões, subiu ao terceiro lugar, enquanto a Ogilvy se ficou pela quarta posição com 77,5 milhões de euros.
Nos anunciantes, durante o mês de Abril, a marca de distribuição do grupo Sonae continua a ser o maior anunciante, apesar de o investimento ter caído para metade do mês anterior. A preços de tabela, o investimento publicitário do Continente situou-se em nos 15,3 milhões de euros (contra os 31,5 milhões de euros de Março), à frente da Unilever – JM, que surge no segundo posto com 11,7 milhões de euros. Em terceiro esteve novamente a Procter & Gamble, com 11,3 milhões. Também no acumulado a liderança pertence à marca da Sonae, que regista um volume de investimento na ordem dos 92 milhões de euros, seguida da Procter & Gamble (54,9 milhões) e da Unilever – JM (50,8 milhões). O top 5 do acumulado destes quatro meses fica completo com a L’Oréal Portugal (42,1 milhões) e Johnson & Johnson (28,4 milhões). O Pingo Doce, que fechava este top, caiu para o sétimo posto, com 27,7 milhões, depois de não chegar a entrar no top 10 dos anunciantes em Abril.