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Expresso ensina a gerir dinheiro

O Expresso vai distribuir no próximo dia 20 o manual A Arte de bem gerir o seu Dinheiro.

Ana Marcela
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O Expresso vai distribuir no próximo dia 20 o manual A Arte de bem gerir o seu Dinheiro.

A oferta do manual surge na sequência da iniciativa com o mesmo nome, feita em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, que visa ajudar os portugueses a gereir melhor geriros seus recursos financeiros. Esta inclui uma webconference com Luís Cabral, O Dean do Centro de New York do IESE Business School, professor catedrático na NYU Stern, professor convidado da AESE – Escola de Direcção e doutorado em economia pela Stanford University, que será entrevistado por Nicolau Santos no próximo dia 11, às 17h. A entrevista será emitida no site do semanário.

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Audiências do ‘Jornal da Noite’ crescem 11% com intervalos curtos

“Os anúncios são vistos por um milhão de pessoas nesses dias. É uma oportunidade que não podemos desperdiçar”, afirma ao M&P João Paulo Luz, diretor comercial de televisão e digital da Impresa

Os intervalos curtos na SIC alavancam as audiências do ‘Jornal da Noite’ (na foto) em 11%, com os anúncios a serem vistos por mais de 250 mil espectadores, em média. Introduzida a 16 de fevereiro, a medida teve um impacto emocional 23% acima do conteúdo informativo, segundo dados da Mediaprobe. Três meses depois, os números confirmam a eficácia da estratégia.

“Nos dias de intervalos curtos, o ‘Jornal da Noite’ faz uma audiência média 11% acima da dos dias em que não temos ‘breaks’ curtos, com as visualizações da publicidade a subirem 25%”, explica ao M&P João Paulo Luz, diretor comercial de televisão e digital da Impresa.

A redução do número de anúncios nos intervalos publicitários do ‘Jornal da Noite’, segundo a Impresa, gera maior exclusividade, maior impacto emocional, maiores taxas de recordação e maiores taxas de custo por mil impressões (CPM).

“Tínhamos os spots nos ‘breaks’ longos a chegarem, em média, a 700 mil e 800 mil pessoas. Agora, nos dias de intervalos curtos, os anúncios são vistos por um milhão. É uma oportunidade que não podemos desperdiçar”, afirma João Paulo Luz que, no evento ‘Connecting Talks: A Nova Televisão’, promovido pelo Publicis Groupe, a 7 de maio, em Lisboa, desafiou os restantes canais de televisão a adotarem o modelo.

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Ana Guiomar promove Quatru em campanha da Tux&Gill

Com planeamento de meios da PHD, a campanha inclui televisão, digital e exterior, com o filme publicitário de ‘3 em 1 é Quatru’ a mostrar a atriz a explicar a uma amiga as vantagens do portal imobiliário do banco

A atriz e apresentadora Ana Guiomar (na foto) é a protagonista da nova campanha do Quatru, serviço digital do BPI. Com criatividade da Tux&Gill e planeamento de meios da PHD, está a ser divulgada em televisão, digital e exterior, com o filme publicitário de ‘3 em 1 é Quatru’ a mostrar a atriz a explicar a uma amiga as vantagens do portal imobiliário do banco.

“O Quatru nasceu com a ambição de ser o parceiro de confiança dos portugueses em todas as etapas da sua jornada habitacional”, explica Teresa Sousa, diretora de inovação do BPI, salientando que “a energia positiva e a autenticidade da Ana Guiomar alinham-se com a mensagem do Quatru, de que encontrar casa certa deve ser um processo simples e entusiasmante, em qualquer fase da vida”.

Para além de procurar imóveis, a plataforma digital permite simular propostas de crédito à habitação e pedir propostas de financiamento. “Num tom descontraído, Ana Guiomar partilha com uma amiga como foi fácil encontrar e financiar uma nova casa com a ajuda do Quatru, com pequenas e divertidas alusões a novos capítulos na sua vida”, revela o BPI em comunicado de imprensa.

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Netflix lança anúncios compráveis baseados em IA. Max regressa a HBO Max

Anúncios em pausa compráveis e a inserção dinâmica de ‘product placement’ são algumas das novidades da Netflix, revela Amy Reinhard (na foto), diretora de publicidade da Netflix. A Warner Bros. Discovery anuncia plataforma de anúncios Neo

Amy Reinhard, diretora de publicidade da Netflix, revela uma série de novos formatos publicitários baseados em inteligência artificial (IA), incluindo anúncios compráveis que correspondem à programação que o espectador está a ver.

As funcionalidades serão lançadas no final de 2025, estando a implementação total prevista para 2026. Entretanto, a Warner Bros. Discovery anuncia o regresso à denominação HBO Max e o lançamento de uma nova plataforma de anúncios.

No evento de apresentação do inventário publicitário de 2025, no Perelman Performing Arts Center, em Nova Iorque, a Netflix anuncia um plano de ação para os profissionais de marketing, incluindo anúncios compráveis que surgem durante a programação ou nos momentos de pausa, bem como a inserção dinâmica de ‘product placement’ com base em IA, adaptando-se ao conteúdo que o utilizador está a ver.

A diretora de publicidade da Netflix anuncia o reforço da oferta de dados aos anunciantes, através de novas parcerias com a Experian e a Acxiom, que vão permitir utilizar os dados de audiências, anteriormente destinados à recomendação de conteúdos, para a segmentação de anúncios.

Estas inovações serão exclusivas para os assinantes do plano com suporte para anúncios, que, segundo Amy Reinhard, é o plano que mais cresce e já representa metade dos novos registos na plataforma, alcançando mais de 94 milhões de utilizadores mensais.

Warner Bros. Discovery reposiciona Max e lança plataforma de anúncios

A apresentação da Netflix contrasta com a apresentação da Warner Bros. Discovery, na qual a empresa anuncia que a sua plataforma de streaming Max voltará a chamar-se HBO Max. A decisão representa uma aposta na televisão tradicional por parte da HBO Max.

A empresa prevê ultrapassar os 150 milhões de subscritores até ao final de 2026, à medida que continua a expandir o HBO Max a nível mundial. “Vamos deixar que as outras empresas continuem a preencher as necessidades mais básicas com volume”, argumenta JB Perrette, CEO e presidente de streaming da Warner Bros. Discovery, acrescentando que “não estamos a tentar ser tudo para todos, mas sim algo distinto para adultos e famílias”.

A Warner Bros. Discovery anuncia também o lançamento da Neo, uma plataforma de anúncios, que será lançada ainda este ano. A Neo permitirá aos anunciantes um maior controlo sobre os investimentos no inventário linear e digital da Warner Bros. Discovery, bem como uma maior transparência relativamente aos programas em que os anúncios são apresentados.

Desenvolvida em parceria com as empresas de publicidade programática FreeWheel e Magnite, a plataforma permite aos anunciantes controlar o orçamento, o ritmo e os objetivos de otimização. Também vai permitir a introdução de dados próprios para uma melhor segmentação e relatórios em tempo real com base nos dados de audiência da Warner Bros. Discovery.

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Bro Cinema é a Produtora do Ano para o júri do The One Show

Mário Patrocínio, fundador da produtora audiovisual, recebeu o prémio em Nova Iorque, numa gala onde o projeto ‘Magnetic Stories’ da Siemens Healthineers, onde a Bro Cinema trabalhou, ganhou 19 troféus

A Bro Cinema, produtora audiovisual fundada por Mário Patrocínio (na foto) em 2012, é a Produtora do Ano para o júri do concurso internacional de criatividade The One Show 2025.

Na cerimónia de anuncio dos vencedores, que decorreu em Nova Iorque a 16 de maio, a Bro Cinema viu também o projeto ‘Magnetic Stories’ da Siemens Healthineers, desenvolvido em colaboração com a agência Area 23, ganhar 19 troféus.

“Este prémio marca um ano de extraordinário crescimento internacional da Bro Cinema, quer em termos de produção no meio publicitário, com vários prémios nos Cannes Lions e nos Clios; no setor do cinema, com o filme português mais visto de 2025, ‘On Falling’, que estreou recentemente e que coproduzi, bem como em produção de televisão com a série ‘FBI: International’ da CBS, com capítulos filmados em Portugal”, agradeceu Mário Patrocínio ao receber o prémio.

A Bro Cinema, que em fevereiro reforçou o leque de realizadores com a contratação de Vera Braga, está a crescer internacionalmente.

“Este prémio, que reforça o nosso plano de cooperação e colaboração criativa internacional com várias das maiores agências mundiais, revela também a capacidade portuguesa de criar condições únicas e multidisciplinares que trazem o melhor de vários universos criativos do panorama audiovisual a Portugal”, salienta a produtora em comunicado de imprensa.

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Sara Sampaio volta a dar a cara pela Calzedonia

Depois de ter protagonizado a campanha de primavera/verão 2012 da marca italiana, a modelo e atriz, de 33 anos, dá a conhecer a nova linha de praia, inspirada na estética mediterrânica

Sara Sampaio (na foto) regressa à Calzedonia 13 anos após a primeira colaboração. Depois de ter sido a imagem da campanha de primavera/verão 2012 da marca italiana, repetindo o feito em 2013, 2014 e 2015, a modelo e atriz, de 33 anos, dá a conhecer a nova linha de praia, inspirada na estética mediterrânica.

Além de Sara Sampaio, a nova campanha da Calzedonia conta com a participação de Laetitia Casta, atriz e modelo francesa, de 46 anos, que é também a cara da coleção de primavera/verão 2025 da Balmain. As duas modelos foram fotografadas e filmadas num cenário mediterrânico, em biquíni e fato de banho.

“Este verão chega com modelos inovadores e cortes modernos que refletem as últimas tendências de moda, adaptando-se a todos os estilos, desde o minimalista ao sofisticado, passando pelo glamour dos brilhos, a que nunca ninguém resiste”, explica a Calzedonia em comunicado de imprensa.

A marca integra o Oniverse, grupo de moda italiano que detém as marcas Intimissimi, Tezenis e Falconeri. Em 2024, a empresa, que nos Estados Unidos escolheu a modelo Kendall Jenner para promover os lançamentos da marca, reportou um crescimento global de 13,5% nas vendas, face ao ano anterior, tendo atingido uma faturação de €3,5 mil milhões.

 

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Comunicação

Positive Digital promove a comunicação online responsável e inclusiva

Associação sem fins lucrativos desenvolve ações de comunicação digital com o objetivo de consciencializar para a acessibilidade e inclusão digital, o cyberbullying e os discursos de ódio online

A associação Positive Digital quer contribuir para um ambiente digital mais empático, acessível e inclusivo, através de estratégias de comunicação digital.

Para isso, o projeto social conta com uma equipa voluntária, constituída por profissionais da área da comunicação, estudantes, influenciadores de redes sociais e até ativistas, que promovem a adoção de boas práticas no ambiente digital através da ações de comunicação.

O projeto arranca com quatro canais de comunicação – um website com blogue integrado, uma página de Instagram, Facebook e TikTok, nos quais são partilhados vários conteúdos informativos relacionados com as áreas de intervenção da organização. Conta ainda com a parceria da companhia de teatro Gato Escaldado e da Kabrio Agency.

“O ambiente digital tóxico e inseguro, assim como a inclusão digital, foram, desde o início, uma preocupação comum a toda a equipa do projeto. A nossa ambição é contribuir com estratégias e iniciativas de comunicação que motivem a mudança de comportamento e percepções, gerando, assim, um impacto social positivo”, refere Andreia Amaro, fundadora do projeto e presidente da associação.

Numa fase inicial, foram desenvolvidos conteúdos para as redes sociais que promovem a reflexão e cultivam boas práticas no ambiente digital, mas o objetivo da associação é atrair o apoio e investimento de parceiros que partilhem os valores da Positive Digital, de forma a crescerem. “Qualquer entidade ou empresa pode desafiar-nos a desenvolver uma estratégia de comunicação criativa que contribua
para a missão de promover um ambiente digital positivo”, conclui Andreia Amaro.

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Marketing

Incerteza persiste para as marcas com novas tarifas de Trump

“A questão é saber o que significa ter uma organização otimizada para o marketing de desempenho quando não há produtos nas prateleiras”, diz Patti Williams, professora de marketing da Universidade da Pensilvânia,

Embora as marcas estejam a tentar navegar pela incerteza contínua da guerra comercial incitada por Donald Trump, o anúncio de uma redução das tarifas chinesas cria um novo cenário para os anunciantes, noticia a Ad Age. No âmbito de um novo entendimento de 90 dias, enquanto os dois países negoceiam um acordo, as tarifas dos Estados Unidos sobre os produtos chineses serão reduzidas de 145% para 30%.

A notícia surge após retalhistas chineses, como a Shein e a Temu, terem aumentado os preços e reduzido o investimento publicitário, e marcas como a Adidas também terem alertado para a iminência de aumentos de custos. Embora a taxa mais reduzida possa proporcionar algum alívio, especialistas contactados pela Ad Age consideram que a incerteza vai persistir para as marcas, que se debatem com cortes orçamentais enquanto preparam as estratégias de marketing.

Entre receios crescentes de verem as prateleiras vazias à medida que as importações nos Estados Unidos diminuem, os consumidores também hesitam sobre quando devem comprar. De acordo com a consultora de análise do consumidor CivicScience, apenas 20% dos consumidores afirmam que não pretendem reduzir as compras este mês, o que representa uma descida em relação aos 28% registados em março.

“O consumidor está a lidar com uma enorme incerteza – não tenho a certeza de que as alterações sobre as tarifas tenham mudado muito a situação dos consumidores”, argumenta John Dick, CEO e fundador da CivicScience, citado na Ad Age , acrescentando que “independentemente do que acontecer com os altos e baixos das tarifas, há razões para considerar que a relação com o consumidor poderá ser mais difícil”.

Outra área de preocupação para as marcas continua a ser o inventário, à medida que surgem problemas na cadeia de abastecimento. Os especialistas afirmam que os profissionais de marketing podem precisar de reorientar as estratégias, apostando na construção da marca a longo prazo em vez do marketing de desempenho, que apenas impulsiona as vendas a curto prazo. Isto porque as marcas não vão querer direcionar os clientes para as prateleiras vazias das lojas.

“A verdadeira questão é saber o que significa ter uma organização otimizada para o marketing de desempenho quando não há produtos nas prateleiras. Como podem os marketers atribuir recursos e construir ações de marketing que apoiem uma marca a longo prazo, em vez de impulsionarem as vendas a curto prazo neste cenário?”, questiona Patti Williams, professora de marketing da Universidade da Pensilvânia, salientando que o que as marcas precisam é de pensar no planeamento orçamental à medida que os objetivos mudam.

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Marketing

Asics aposta em ‘dogfluencers’

Depois de recrutar Felix (na foto), um cão de raça samoieda, como embaixador, a empresa desafia os donos de outros cães a apresentarem uma candidatura para darem a cara pela marca desportiva

Felix, um cão de raça samoieda com 1,2 milhões de seguidores no Instagram e 918,7 mil no TikTok, é o novo embaixador global da Asics.
O animal, pertencente aos autores do perfil de viagens The Travel Tellers, um casal alemão que não vai além dos 182 mil seguidores no Instagram, protagoniza a nova campanha da marca desportiva, criada pela Golin London.

“Enquanto outras marcas desportivas preferem recorrer a atletas de elite conhecidos e sugerir que a atividade física deve ser levada a sério, nós quisemos contar uma história inesperada sobre o desporto, com foco nas sensações, na diversão e no quotidiano. Adoramos a ideia de que os cães são os influenciadores de exercício menos conhecidos do mundo, apesar de levarem regularmente milhões de humanos a passear”, justifica Alex Wood, diretor criativo da Golin London, citado em comunicado de imprensa.

Divulgado em media digitais e redes sociais, o filme publicitário é realizado por Peter Franklyn Banks, produzido pela Kode, com a Publicis Media a assinar o planeamento de meios. Para amplificar a campanha, a Asics desafia os donos de outros cães a apresentarem uma candidatura para darem a cara pela marca desportiva, criando uma rede de ‘dogfluencers’.

“Ninguém nos motiva mais a fazer exercício do que os nossos amigos caninos. Todos os dias, em todo o mundo, os cães motivam-nos a atar os atacadores, a sair de casa e a mexer-nos. A nossa missão é incentivar o maior número possível de pessoas a sentir o poder inspirador da prática de atividade física”, justifica Gary Raucher, diretor global de marketing da Asics, citado no documento.

A campanha tem por base um estudo encomendado pela marca ao King’s College London. Segundo os dados, 69% dos britânicos que têm cães só praticam uma atividade física quando os passeiam, com 84% a sentirem-se de melhor humor depois de levarem os animais à rua e 79% a apresentarem menores níveis de stress.

“A nossa investigação mostra que as pessoas com cães têm mais probabilidade de praticar atividade física recomendada pelos especialistas desportivos e apresentam níveis de boa disposição superiores”, salienta Brendon Stubbs, investigador do King’s College London especializado em exercício físico e saúde mental, citado no comunicado.

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85% dos anúncios digitais não captam a atenção mais de 2,5 segundos

A maior parte dos anúncios online é ignorada. No entanto, uma exposição de 1,5 segundos é suficiente para os consumidores se recordarem dos ‘spots’ publicitários, desde que sejam criativos e impactantes, refere o estudo da VCCP Media e da Amplified

Se não forem criativos, inovadores e impactantes, os anúncios digitais tendem a ser ignorados pelos consumidores, que aceleram o scroll. De acordo com o estudo ‘Hacking the Attention Economy’, desenvolvido pela VCCP Media em colaboração com a Amplified, 85% dos anúncios digitais são vistos, em média, durante menos de 2,5 segundos. Ou seja, a maior parte dos anúncios online é ignorada rapidamente.

No entanto, segundo a análise, uma exposição de 1,5 segundos é suficiente para os consumidores se recordarem dos anúncios, das marcas e/ou dos produtos. “Num cenário mediático fragmentado, 1,5 segundos de atenção ativa podem revelar-se mais poderosos do que 15 segundos de exposição passiva”, refere o estudo.

De acordo com as contas da VCCP Media e da Amplified, por cada libra (€1,19) investida em publicidade, cerca de 60 pences (€0,71) acabam por ser desperdiçados. O que faz com que, anualmente, 66 mil milhões de libras (€78,4 mil milhões) do investimento publicitário em media digitais e redes sociais não tenha qualquer retorno.

“Os profissionais de marketing estão focados na eficiência dos media, mas estamos a assistir a milhares de milhões em ineficiência criativa sem controlo. Este relatório prova que a criatividade e a eficácia dos media são dois lados da mesma moeda, e que a atenção é o fator que os liga”, sublinha James Shoreland, CEO da VCCP Media.

A Amplified avaliou 20 mil reações a 72 anúncios digitais, analisando métricas de visualização, atenção ativa, resposta emocional, predisposição mental e impacto imediato dos spots. “Este estudo é o primeiro a provar que apenas 1,5 segundos de atenção genuína são suficientes para gerar resultados. Não se trata de fazer mais, trata-se de fazer melhor”, esclarece Karen Nelson-Field, fundadora da empresa.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Audiências semanais: SIC e TVI empatam

O consumo global de televisão sofre uma quebra ligeira. A SIC e a TVI descem, embora a diferentes níveis, e registam ambas um ‘share’ semanal de 14,1%

Maria Barbosa

O consumo global de televisão está praticamente estável, com uma quebra muito ligeira esta semana, de apenas um minuto por dia, ficando pelas cinco horas e 17 minutos diários por indivíduo.

Esta semana SIC e TVI registam o mesmo valor de ‘share’ semanal; já nas variações do ‘share’ por canal, a RTP1 e a televisão por cabo são os canais que apresentam crescimento do seu ‘share’, ao contrário de SIC, TVI e ‘outros’, que descem.

Assim, a RTP1 reforça e atinge os 10,9% de ‘share’ semanal, a SIC e a TVI descem, embora a diferentes níveis, e registam ambas um ‘share’ semanal de 14,1%. A oferta por cabo reforça quota semanal e atinge os 42,0% de ‘share’, ao contrário do ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, streaming e vídeo/jogos), que desce, tem agora 17,8% de quota de audiência.

No top 10 dos canais mais vistos da cabo, a primeira metade da tabela não sofre qualquer alteração face à semana passada, é ocupada por CMTV, CNN Portugal, SIC Notícias, Globo e STAR Channel. Nas posições restantes estão News Now, Hollywood, SIC Mulher e TVI Reality, que está esta semana de regresso ao top 10. A fechar a tabela dos mais vistos da semana está o STAR Life.

Mais uma vez esta semana, é o programa de humor ‘Isto é Gozar Com Quem Trabalha: Especial Outra Vez Eleições’, de Ricardo Araújo Pereira, na SIC, que lidera a tabela da programação semanal.

Na posição seguinte destaca-se a presença de um programa desportivo da CMTV que acompanhou os dois jogos decisivos da última jornada do campeonato, ‘Duelo Final/Sporting X V. Guimarães e Sp. Braga X Benfica’. Seguem-se o ‘Jornal da Noite’ da SIC, o reality show da TV ‘Big Brother – Especial’ e ainda o ‘Festival Eurovisão da Canção 2025/Final’, na RTP1.

Nos programas mais vistos da televisão por cabo, o pódio da semana é composto pelos desportivos da CMTV que acompanharam os jogos decisivos do final do campeonato, com ‘Duelo Final/Sporting X V. Guimarães e Sp. Braga X Benfica’ na liderança (mais uma vez com uma audiência superior a 1 milhão de indivíduos), seguido por ‘Golos: Segunda Parte/Sporting X V. Guimarães e Sp. Braga X Benfica’ e por ‘Golos: Primeira Parte/Sporting X V. Guimarães e Sp. Braga X Benfica’.

Nas posições seguintes estão o ‘Grande Jornal – Noite’ e ainda ‘Doa a Quem Doer/Especial – Vida e Luxos de Uma Euromilionária’, ambos da CMTV.

by Data Insights, Havas Media Network

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