Um Balanço das ideias
Dentro de uma semana será conhecido o grande vencedor da edição deste ano do festival do Clube de Criativos de Portugal.
Rui Oliveira Marques
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Dentro de uma semana será conhecido o grande vencedor da edição deste ano do festival do Clube de Criativos de Portugal. A organização divulgou entretanto a lista de trabalhos premiados com ouro, prata e bronze, sendo que só disputam o grande prémio os trabalhos galardoados com ouro. Essa revelação só será feita na sexta-feira. Vale a pena colocar o foco neste festival porque, apesar das críticas de sempre de que os jurados só votam neles próprios ou de que são sempre as mesmas agências a ganhar, é o mais importante que se realiza em Portugal e serve de barómetro ao calibre das ideias que conseguiram ser implementadas por agências e marcas.
Olhando para os resultados deste ano, convém destacar que os jurados preferiram não entregar qualquer ouro às peças inscritas nas secções de televisão e de imprensa. Nas competições de marketing relacional, meios e digital foram atribuídos apenas um ouro. Em linha com este desempenho, há duas semanas decorreu o Festival Ibero-Americano de Publicidade, em Buenos Aires, sem que Portugal tenha recebido qualquer prémio. Não será, por isso, de estranhar que o palmarés nacional no festival de Cannes deste ano seja bem discreto (mesmo descontando a devida inflação do factor Leo Burnett em 2009).
A lista de vencedores do Clube de Criativos, contudo, aponta um caminho interessante que a criatividade está a tomar e que em muito deve confortar os responsáveis pelo marketing das empresas nacionais: a consistência dos projectos integrados e “fora da caixa”. É o caso do projecto de activação ao patrocínio da Liga Sagres, o projecto Viva do até há pouco tempo discreto Lidl e que acaba de dar origem a um documentário, o Efeito D para o Centro Diferenças baseado numa linha de produtos ligeiramente diferentes do normal, o Gosto de Ti da Coca-Cola Light, que pretendia tornar Portugal um país mais bonito, ou o Compromisso dos CTT que era materializado em mupis espalhados pelo país. Todos premiados com ouro. Felizmente, as melhores ideias não são mais simples.