Índice Notoriedade e Reputação M&P/Markup
O M&P e a Markup, especialista em marketing research, estabeleceram uma parceria com o intuito de divulgar informação sobre a notoriedade e reputação das marcas nos social media. Surge assim […]
Meios & Publicidade
Nova Expressão renova conta de media de €1,2 milhões com a Opticalia
Filipa Alves é a nova diretora criativa da Happy Brands
Receitas publicitárias da Meta crescem 26,8%
Concurso europeu apoia novas tecnologias aplicadas aos media em Portugal
Filomena Spranger Jorge assume direção de marketing do Burger King Portugal
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
O M&P e a Markup, especialista em marketing research, estabeleceram uma parceria com o intuito de divulgar informação sobre a notoriedade e reputação das marcas nos social media. Surge assim o Índice de Notoriedade e Reputação, com o objectivo de medir a visibilidade das marcas e avaliar o sentimento que o público-alvo expressa nas mais diversas redes sociais, media online, fóruns, blogues, quadros de mensagens, etc.
O Índice de Notoriedade representa a percentagem de referências/comentários encontrados nos social media relativamente aos bancos em análise: BES, BPI, CGD, Millennium BCP e Santander Totta, Banif e Barclays nas principais redes sociais, blogues, media, fóruns (fontes nacionais e blogspot), de 1 a 31 de Março de 2010, mediante pesquisas avançadas por palavras-chave, correspondentes ao nome do respectivo banco, sendo apresentado na tabela as 5 marcas mais bem classificadas.
Maioritariamente as referências provêm dos media online, seguindo-se os blogues, depois os microblogues (twitter), a seguir o vídeo sharing e redes sociais.
O Índice de Reputação representa a percentagem de referências/comentários positivos nos social media, recolhidos no índice de Notoriedade. No geral, a informação recolhida é maioritariamente informação financeira (bolsa e serviços) e eventos (patrocínios e outras iniciativas). Entre os assuntos mais abordados nos media online, destacamos os apoios / incentivos do Santander Totta aos jovens estudantes, nomeadamente em bolsas, concursos e outros; análises financeiras sobre produtos bancários do Barclays; o lançamento do ActivoBank by Millennium para clientes jovens Millennium BCP e a sua saída do mercado americano, a contratação pelo BES de Carlos Queiroz para rosto da campanha de apoio a Portugal para o mundial de futebol da África do Sul e o reforço da presença da CGD em Moçambique. O Banif e o BPI, primeiro e segundo na tabela de Notoriedade, têm maioritariamente referências sobre o estado de saúde do Presidente do Banif e 18º Madeira Island Open BPI.
Nos meios informais, como as redes sociais, blogues, microblogues e fóruns, destacamos, entre os temas mais falados, as acções de solidariedade social, principalmente no Haiti e na Madeira, as condições / experiências relativamente aos spreads e créditos do Santander e a Exposição de Arte Partilhada Millennium BCP e Encontros Millennium. O Barclays, apesar de ter menos expressividade pelo número de referências encontradas, destaca-se pela informação referente aos seus produtos bancários. O concerto Amália Hoje no BES Arte e Finança, a divulgação do 18º Madeira Island Open BPI e os alertas lançados pelo BPI sobre fraude, a doença de Horário Roque, presidente do Banif, o programa Active PC Sénior para inclusão digital da população senior da CGD, foram também os mais abordados.