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Cibertransistor.com – Alterações no Modelo de Negócio dos Media

Nuno Ribeiro – Director de eBusiness & Multimedia @ Controlinveste  A digitalização e a comunicação em rede (IP – Internet Protocol) estão na origem das profundas alterações a que hoje […]

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Cibertransistor.com – Alterações no Modelo de Negócio dos Media

Nuno Ribeiro – Director de eBusiness & Multimedia @ Controlinveste  A digitalização e a comunicação em rede (IP – Internet Protocol) estão na origem das profundas alterações a que hoje […]

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Nuno Ribeiro – Director de eBusiness & Multimedia @ Controlinveste 

A digitalização e a comunicação em rede (IP – Internet Protocol) estão na origem das profundas alterações a que hoje assistimos na nossa sociedade. Todas as indústrias viram os seus modelos de negócios e de operações alterados, mas a indústria que maior impacto sentiu foi a indústria de Media & Entretenimento e estamos ainda no primeiro impacto de um enorme “terramoto”…

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Este “mundo novo” para o sector dos Media & Entretenimento abre novas oportunidades, mas obriga a uma grande percepção das alterações sociais e económicas. Algumas destas alterações e impactos foram antecipadas por Chuck Martin (“cyberfuturologista”) no livro Net Future (1999).

Na indústria de Media & Entretenimento os principais “abalos” no sector foram, e estão a ser, provocados por três factores:

• Convergência de Conteúdos
• Web 2.0 (redes sociais)
• Factor Geracional (cruzamento das gerações: Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Nativos Digitais).

Convergência de Conteúdos

A produção de conteúdos digitais:
Um dos primeiros “visionários” a perceber as alterações da digitalização foi Nicholas Negroponte, fundador do Media Lab do Massachusetts Institut of Technology (MIT), que explicou no seu livro Being Digital (Ser Digital) as alterações nos negócios pela passagem de átomos para bits.
Nos Media este impacto foi enorme. Pela primeira vez , conteúdos de texto, áudio, imagem e vídeo passam a partilhar as mesmas plataformas, enriquecendo a informação e o entretenimento com conteúdo multimédia.

Distribuição e aumento da concorrência:
A evolução das plataformas, mesmo as tradicionais, estão a mudar para plataformas de distribuição com tecnologia digital (como por exemplo TDT – Televisão Digital Terrestre e DAB- Digital Audio Broadcast). Por sua vez, os conteúdos passaram a estar disponíveis em múltiplos dispositivos, muitos deles evoluíram e convergiram em funcionalidades.

A concorrência/oferta de conteúdos aumentou substancialmente e as “fronteiras” entre os meios desaparecem, pois a “tradicional” separação de conteúdos “desaparece nos meios digitais onde a Imprensa, a Rádio e a Televisão passam a competir no mesmo espaço por audiências e receitas. Para além disso, as plataformas digitais assentes na distribuição IP, têm poucas barreiras à entrada, o que levou a um aumento de players no mercado.

Fragmentação de audiências:
A possibilidade dos consumidores poderem aceder aos conteúdos em múltiplas plataformas provocou uma fragmentação da audiência por várias plataformas e dispositivos, provocando uma enorme alteração do modelo de consumo e alterando o paradigma para o que Christian Nissen baptizou de “O Lago”, onde os consumidores escolhem o que querem, no momento que querem, no dispositivo que querem, terminando com a “ditadura da programação” e o consumo linear.

Fontes de receita:
A publicidade “tradicional” foi durante muito tempo a única fonte de receita, no caso das TV e Rádio (em sinal aberto). No caso da Imprensa a venda em banca e a publicidade eram as duas fontes de receitas deste meio.

Hoje, a realidade destes Media é diferente e dispersa-se por várias plataformas criando novos mercados de publicidade digital (display, search, branded content, branded experience, branded engagment, ingame advertising, rich media, etc.).

O negócio tornou-se mais complexo e obriga a alterações profundas nas organizações de Media, principalmente ao nível tecnológico e de recursos humanos, etc.

As plataformas digitais trouxeram também uma grande capacidade de medição das audiências em tempo real, o que é uma alteração também profunda na forma de gerir e criar oferta publicitária.

Para além disso, o meio digital abre também a possibilidade de novos modelos de negócio, como conteúdos pagos (canais de TV por cabo, TDT venda de conteúdos online, etc.), venda de bens físicos e digitais, assim como serviços em plataformas digitais.

Novos custos:
As alterações do modelo de negócio digital obrigaram as organizações a novas estruturas de recursos humanos com novas qualificações e novos perfis. Apesar de em algumas situações os custos de distribuição e de produção digital serem mais baixos, e haver a possibilidade de criação de sinergias na produção de conteúdos entre plataformas digitais e “tradicionais”, há no entanto algum cuidado a ter com a produção e distribuição de conteúdos digitais.

Ao contrário da tradicional distribuição “broadcast”, que tem características de bem público (não obriga a mais custos para fornecer conteúdo a cada consumidor adicional), a distribuição digital tem vindo a assistir a custos cada vez mais reduzidos, provocados pela inovação tecnológica (Lei de Moore – de 18 em 18 meses a capacidade de processamento duplica). Mas há custos associados a cada consumidor adicional – largura de banda, espaço em disco, processamento nos servidores e sobretudo energia eléctrica. Ao contrário do que Chris Anderson tenta transmitir no seu livro Grátis esta teoria tem na minha opinião algumas falhas graves do ponto de vista económico e confunde conceitos de “movimentos sociais” de colaboração e partilha com “gratuitidade”.

Por exemplo, o YouTube tem um problema crítico e complexo para gerir que é o facto de apenas 4 por cento do conteúdo alojado gerar tráfego significativo e com potencial de rentabilização. Mas dado o modelo de negócio criado pelo YouTube (e outras redes sociais), tem que alojar e servir todos os vídeos que os utilizadores publicarem. Ou seja, tem custos exagerados com o alojamento e manutenção de conteúdos que não são procurados, o que destrói também a primeira teoria de Chris Anderson: A Cauda Longa (A Cauda Longa – Chris Anderson 2006), pois mesmo que existam receitas associadas a estes vídeos (com publicidade), os custos de alojamento e disponibilização ao longo dos anos com estes vídeos nunca conseguirão ser pagos com publicidade.

Mantêm-se pois, a velha máxima económica: “Não há almoços grátis”.

Cloud Computing (Computação na “Nuvem”/Web)
Do ponto de vista das organizações, há hoje uma forte tendência para ter os seus data centers fora de “portas” para se focarem nos negócios e minimizarem custos em tecnologia. As resistências relativas à segurança,
confidencialidade e fiabilidade desaparecerão ao longo do tempo e os ganhos de produtividade serão um argumento forte.

Para os indivíduos, o facto de poderem aceder a aplicações – ferramentas de trabalho, comunicação e entretenimento – e documentos de trabalho ou pessoais a partir de qualquer dispositivo (PC, telemóvel, etc.), passará a ser um serviço “vital” e “natural” de trabalho, para ouvir música, ver e partilhar fotos, vídeos, etc.

Ao nível dos dispositivos, o Cloud Computing provocará também alterações substanciais, pois passarão a necessitar de menos capacidade de processamento e de armazenamento – que são realizados pela “nuvem” – e passarão a ser dispositivos mais “básicos” e muito mais baratos.

Web 2.0 (redes sociais)
A Web 2.0 conseguiu demonstrar o seu potencial através das redes sociais, onde é visível o crescimento sustentado de audiência.

As alterações nos dispositivos permitem aceder aos conteúdos, mas também criar, publicar e partilhar de conteúdos, seja através de computadores, netbooks ou telemóveis

Nos próximos anos, surgirão novas redes sociais segmentadas por temas e grupos dentro das redes sociais “generalistas”, recuperando o conceito inicial da web 1.0 de “Comunidades Virtuais” em torno de conteúdos, comportamentos, celebridades, etc.

Um bom exemplo, é o caso da rede social criada em torno do candidato, e hoje presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama – my.barackobama.com .

Trata-se de um claro sinal dos tempos e da importância das redes sociais na passagem de informação e associação entre as pessoas em torno de um tema, de uma causa e uma de personalidade.

Alguns dados relevantes sobre o fenómeno das redes sociais: em média um utilizador faz actualizações de 3 em 3 horas no Twitter, 37 minutos no Facebook, 5 vezes ao dia no Flickr, vê diariamente 2,5 horas de vídeos no YouTube e dá 4 opiniões por semana no Yeld.

Factor Geracional (cruzamento das gerações: Baby Boomers, Geração X, Geração Y e Nativos Digitais)
Estas alterações tiveram grandes impactos na vida de quatro gerações, seja na forma de trabalhar, comunicar e relacionar.

Os baby boomers, que tiveram maiores dificuldades na adaptação às novas tecnologias, são hoje fortes “aliados” da Geração Y (filhos ou netos) e encaram a vida e o mundo de forma muito próxima. A internet aproximou todas as gerações pela potencialidade de comunicação e pela partilha de opinião em tempo real (nas redes sociais).

Nos Estados Unidos, o país onde a cultura digital está mais desenvolvida, a geração dos Baby Boomers que ainda estão na vida activa profissional em funções importantes em grandes organizações, têm contratado jovens recém-licenciados para seus “assessores” para os ajudarem a “pensar o negócio digital”.

A adaptação das gerações mais velhas às novas tecnologias e no acesso à internet tem aumentado pela massificação da banda larga e pela simplicidade das aplicações e sites.

O número de utilizadores continuará a crescer e será impulsionada por três factores: a massificação do acesso em banda larga, o crescimento da geração de “nativos digitais” e a cada vez melhor usabilidade das aplicações de sites que vão sustentar o crescimento da população com acesso à Rede em múltiplas plataformas (web, Mobile, Consolas, Netbooks, TabletPC´s, etc.) e o aumento do tempo médio despendido no consumo de conteúdos e serviços online.

*Versão interactiva deste artigo em: www.cibertransistor.com

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Portugal traz 20 prémios dos Eventex Awards 2025

A Desafio Global, que conquista seis troféus, cinco Ouros e uma Prata, é a grande vencedora nacional do concurso anual que distingue empresas de organização de eventos e ativações de marcas

Portugal conquista 20 prémios no Eventex Awards 2025, evento anual que distingue empresas de organização de eventos e ativações de marcas. Na 15a edição do concurso, que recebeu 1.239 candidaturas, oriundas de 59 países, o país consegue “oito Ouros, sete Pratas e cinco Bronzes”, avança ao M&P fonte oficial da Eventex.

A Desafio Global, conquista seis prémios, vence três Ouros, nas categorias Brand Experience — Automotive, Brand Engagement Event e European Event, pelo projeto NRM@HUB – Charged to Lead, desenvolvido para a Toyota Motor Europe, tendo também recebido dois Ouros, nas categorias B2B Event e Use of AI, com um evento da Deloitte. ‘Time to ReThink’, tema das Conferências do Estoril 2024, promovidas pela Nova School of Business & Economics e pela Nova Medical School, ganhou uma Prata, na categoria Conference.

A agência GR8 Events regressa da cerimónia com quatro distinções. A XXVII ANOC General Assembly e os ANOC Awards, organizados para a Association of National Olympic Committees (ANOC), vencem Prata na categoria Association Meeting, sendo que a assembleia-geral também ganha um Bronze na categoria Conference.

O evento NTT Data Emojination, organizado pela GR8 Events para a NTT Data, arrecada um Bronze na categoria Celebration Event, enquanto que o Linha Amarela, encontro de colaboradores do Banco Montepio, é recompensado com um Bronze, na categoria de Event Concept.

O Filosofia Event Group, com delegações em Portugal e na Ucrânia, também consegue quatro galardões. Além de um Ouro na categoria B2B Event pela Cyber Beast Party, ganha uma Prata na categoria Networking Event com um evento para a Growe Partners, uma Prata na categoria Consumer Engagement Event com a Cyber Beast Party e um Bronze na categoria People’s Choice Team.

A Tox’Inn, entretanto rebatizada Bloomer, conquista dois prémios, uma Prata na categoria People’s Choice Supplier e um Bronze na categoria Staffing Company.

A Vanilla Project também é distinguida com dois. Além de um Ouro na categoria Rising Star Agency, vê também a iniciativa Lisboa – Portugal vencer Prata na categoria People’s Choice Destination.

A lista de vencedores nacionais inclui ainda a New Sheet Brand Activation, que arrecada um Ouro com o projeto Noitada Portimão, para a Câmara Municipal de Portimão, na categoria Municipal Event, bem como a Ocubo, que vê a iniciativa Serralves in Light ser recompensada com um Bronze, na categoria Cultural Event.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Jovens já podem aceder a jornais e revistas digitais gratuitamente

A medida tem metas ambiciosas. O Governo sublinha que o principal objetivo é “fomentar a literacia mediática e digital, combater a desinformação e promover o espírito crítico nos jovens”

Todos os jovens entre os 15 e os 18 anos, com residência em território nacional, podem subscrever gratuitamente uma assinatura digital de um jornal ou de uma revista de caráter generalista ou económico, à sua escolha, durante dois anos.

O Programa de Assinaturas Digitais é uma medida que está inserida no Plano de Ação para a Comunicação Social, apresentado pelo Governo a 8 de outubro do ano passado, e que mobiliza um investimento de €5,9 milhões.

À escolha dos jovens estão onze meios de comunicação social que aderiram ao programa: Diário de Notícias, Correio da Manhã, ECO, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal Económico, Observador, Público, Sábado, Vida Económica e Visão.

A adesão pode ser feita através do portal Gov.pt, mediante autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

“A inscrição no programa, bem como a escolha do jornal, deve ser realizada diretamente pelo beneficiário, sendo permitida uma única adesão por jovem. O valor da assinatura é integralmente suportado pelo Estado”, explicam os ministérios da Juventude e Modernização, Assuntos Parlamentares e Educação, Ciência e Inovação num comunicado enviado às redações.

A medida tem metas ambiciosas. O Governo sublinha que o principal objetivo é “fomentar a literacia mediática e digital, combater a desinformação e promover o espírito crítico nos jovens”, capacitando-os para um consumo de informação mais consciente e informado.

 

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Patrick Dempsey é o novo embaixador da TAG Heuer Eyewear

“O ator norte-americano é mais do que um embaixador, ele é parte da nossa família. Não só partilha os nossos valores, como os incorpora na vida quotidiana”, diz George Ciz, diretor de marketing da Tag Heuer

A parceria da marca suíça Tag Heuer com o ator e piloto profissional de corridas de resistência, Patrick Dempsey, que tem mais de uma década, entra agora numa nova fase.

O embaixador da marca, eleito o ‘homem mais sexy do mundo’ pela revista People em 2023, é o novo rosto da linha de óculos da marca de relógios de luxo, fundada em 1860 por Edouard Heuer, e que hoje pertence ao grupo francês LVHM.

A marca compara a escolha de Patrick Dempsey à do antigo ator norte-americano, Steve McQueen, um piloto de sucesso que também competia regularmente em corridas de automóveis, e que colaborou com a Tag Heuer ao longo da carreira.

A empresa, que está a aprofundar a colaboração com competições internacionais de corridas, tornou-se a cronometrista oficial da Fórmula 1 em janeiro de 2025, substituindo a Rolex, que cumpria a função desde 2023.

George Ciz, diretor de marketing da Tag Heuer, destaca a importância do ator norte-americano para a marca. “Patrick Dempsey é mais do que um embaixador, ele é parte da nossa família. Não só partilha os nossos valores, como os incorpora na sua vida quotidiana”, segundo o comunicado de imprensa da Tag Heur.

As imagens da campanha, além da referência aos ícones do passado, apresentam uma visão refinada do catálogo de óculos da ‘maison’. O ator é fotografado com as linhas de óculos Jack Heuer e Mini Vingt-Sept.
A coleção de óculos Tag Heuer 2025, que também inclui novas peças das famílias Shield Pro e Avant-Garde, já está disponível online e nas lojas físicas.

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Crise habitacional em Lisboa vira campanha imobiliária

Desenvolvida pela Lola Normajean, a ação passa pela criação de um ‘show apartment’ nas ruas de Lisboa, a publicação de falsos anúncios em portais imobiliários e ainda a distribuição de flyers com pedras da calçada

A Comunidade Vida e Paz lança a campanha ‘Condomínio Olho da Rua’, com o objetivo de chamar a atenção para o problema das pessoas em situação de sem-abrigo da região de Lisboa e dessa forma, incentivar a doação de 0,5% do IRS a favor da ONG portuguesa.

A Comunidade Viva e Paz transforma o drama das ruas num falso empreendimento premium, recorrendo a todos os clichés do marketing imobiliário de luxo, de forma a chamar atenção para o direito básico de ter um teto.

 

Desenvolvida pela Lola Normajean, a ação passa pela criação de um ‘show apartment’ nas ruas de Lisboa, a publicação de falsos anúncios em portais imobiliários, a colocação de placas “vende-se” em casas reais despejadas e ainda a distribuição de flyers com pedras da calçada lisboeta.

A população em situação de sem-abrigo da cidade de Lisboa, segundo o comunicado da ONG, cresceu 25% só em 2024, incluindo agora famílias, crianças e jovens trabalhadores.

A campanha arrojada conta com Nuno Markl como embaixador e gerou 1,9 milhões em ‘earned media’. Além disso, viu as doações aumentarem 66% e o número de doares a crescer mais de 50%.

 

 

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Nuno Riça é jurado de ‘shortlist’ de Films em Cannes

“Vai ser uma injeção em dose industrial das melhores ideias do mundo, um privilégio. Pede-se exigência, sentido de responsabilidade e justiça na avaliação, mas conto divertir-me muito pelo caminho”, refere Nuno Riça (na foto), em declarações ao M&P

Catarina Nunes

Nuno Riça, diretor criativo da Bar Ogilvy, é jurado de seleção da ‘shortlist’ na categoria Films do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. É também o único criativo em representação de agências nacionais a integrar um júri da edição deste ano do festival, que decorre em Cannes de 16 a 20 de junho.

“Espero ver muitos exemplos de excelência daquilo a que a indústria criativa já nos habituou ser capaz, com muita frescura, ‘craft’ imaculado, relevância e impacto. Mas confesso que estou mais ansioso por ver o que nunca pensámos ser possível, o supostamente inconcebível mas que afinal bate certo, ideias que criam um novo padrão”, refere Nuno Riça em declarações ao M&P.

O diretor criativo da Bar Ogilvy, desde 2020, considera que a seleção dos trabalhos a concurso, que posteriormente serão votados para prémio por outro grupo de jurados, “vai ser uma injeção em dose industrial das melhores ideias do mundo, um privilégio. Pede-se exigência, sentido de responsabilidade e justiça na avaliação, mas conto divertir-me muito pelo caminho”.

O trabalho de Nuno Riça é reconhecido nos principais festivais de criatividade e eficácia, em Portugal e no Cannes Lions, incluindo um Leão de Ouro em 2022, ao longo do percurso profissional em que trabalha marcas como Galp, TAP, Millennium, Nestlé, Frize, Olá e Jogos Santa Casa. Nascido em Lisboa, é licenciado em relações públicas e publicidade e começa a estagiar na BBDO, em 2006, como redator. Seguem-se a Strat e a Havas Worldwide, até 2013. Posteriormente, passa cinco anos na Bar Lisboa e transita para a Bar Ogilvy.

Em relação ao desempenho das agências portuguesas, Nuno Riça defende que “precisamos de ganhar consistência em Cannes, temos potencial para isso e acredito que as agências portuguesas podem dar mais um passo nesse sentido este ano”.

O júri de seleção de ‘shorlist’ abrange especialistas globais de todas as indústrias criativas, de 79 mercados e divididos pelas várias categorias do festival, em que o Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Islândia e Mongólia estão representados este ano pela primeira vez. Marian Brannelly, diretora global de prémios do Cannes Lions, considera que “o júri de seleção de 2025 é um verdadeiro reflexo da natureza global da criatividade hoje. A adição de novos mercados como Azerbaijão, Bósnia e Herzegovina, Islândia e Mongólia é uma prova da crescente influência criativa e das economias dessas regiões”.

Sobre o autorCatarina Nunes

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Dérbi Benfica-Sporting inspira campanha da Nos

O jogo que pode decidir o campeão nacional está na origem dos dois anúncios da nova vaga comunicacional da operadora, protagonizados por Pote, Geovany Quenda, Fredrik Aursnes, Vangelis Pavlidis e Júlio Isidro

A segunda vaga da nova campanha da Nos, ‘Liga Tudo A Que Ligas’ (na foto), tira partido do dérbi que opõe o SL Benfica ao Sporting CP a 10 de maio, apresentando dois filmes publicitários, um para cada equipa. Com criatividade da agência O Escritório, produção de Estela Rocha e da Krypton Films, realização de Augusto Fraga e estratégia de meios da Arena Media, os filmes contam com a participação dos futebolistas Pote, Geovany Quenda, Fredrik Aursnes e Vangelis Pavlidis e do apresentador de televisão Júlio Isidro.

“Reforçando o propósito da campanha, continuamos a apostar em ligar as pessoas às suas paixões, e, se há algo que apaixona os portugueses, é o futebol. A poucos dias do dérbi que poderá decidir quem será o próximo campeão nacional, lançamos novos spots que vêm reafirmar a sua relação com o futebol e a parceria com os dois clubes”, explica a Nos em comunicado de imprensa.

Divulgados em televisão e digital desde 8 de maio, os anúncios amplificam a campanha, que terá mais momentos relacionados com a final do campeonato de futebol nacional e com a celebração do título. Os próximos anúncios são revelados antes do fim do mês. “Todos estes spots estão alinhados com o objetivo da marca se tornar mais relevante para os portugueses, mais atual e capaz de acompanhar as conversas do momento”, salienta o documento.

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SAPO e APENO firmam parceria para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV

A presença da Wine Tourism TV no SAPO representa uma plataforma estratégica para alavancar o setor do enoturismo, impulsionando o desenvolvimento regional e criando novas oportunidades de negócio

O portal SAPO estabeleceu uma nova parceria com a APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo – para integrar a Wine Tourism TV na oferta de conteúdos. A colaboração visa promover Portugal como destino de excelência para enófilos e viajantes, através do primeiro canal de televisão do mundo dedicado exclusivamente ao enoturismo.
Com esta parceria, a programação da Wine Tourism TV passa a estar disponível em exclusivo no SAPO, reforçando a presença do canal junto de milhões de utilizadores. Entrevistas, reportagens, documentários e formatos originais que exploram as regiões vitivinícolas, os produtores, as castas, as experiências enoturísticas e a cultura do vinho portuguesa, estarão agora acessíveis a uma audiência mais ampla.
“Estamos muito felizes com esta parceria. A Wine Tourism TV foi lançada em outubro do ano passado com uma programação diversificada que inclui um noticiário semanal, dois programas temáticos e inúmeros vídeos dos nossos parceiros e entidades ligadas ao vinho e ao turismo em Portugal. A nossa audiência crescia todos os dias, mas agora, com a projeção que o SAPO nos oferece, vamos chegar muito mais longe. O mundo do vinho e do enoturismo só tem a ganhar com esta união”, afirma Maria João de Almeida, presidente da APENO, em comunicado de imprensa.
Para Gil Moreira, Diretor-Geral do SAPO, “a ligação a um parceiro com a inovação e o nível de especialização da APENO através da Wine Tourism TV, permite ao SAPO disponibilizar aos seus leitores e utilizadores conteúdos diferenciadores e representativos da capacidade de desenvolvimento das marcas do país além fronteiras”.
A presença da Wine Tourism TV no SAPO representa uma plataforma estratégica para alavancar a visibilidade do setor do enoturismo no panorama mediático nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento regional e criando novas oportunidades de negócio para os profissionais do setor. A partir de agora, toda a gestão comercial da Wine Tourism TV será assegurada pelo SAPO, garantindo uma abordagem profissional, estruturada e com grande alcance no mercado digital português.
O SAPO continua a destacar-se como o portal mais visitado em Portugal. Em 2024, o site registou uma média mensal superior a três milhões de utilizadores e ultrapassou os 120 milhões de ‘pageviews’ por mês.
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Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal

“Vivemos um momento em que a reputação corporativa deixou de ser apenas um valor intangível para se tornar uma alavanca estratégica, que influencia a capacidade de exercer influência, atrair talento e garantir a sustentabilidade a longo prazo”, diz Miguel Giménez de Castro (na foto)

O L’Oréal Groupe escolhe Miguel Giménez de Castro para diretor de assuntos corporativos e ‘engagement’ para Portugal e Espanha, com início de funções a 1 de maio.

“Encaro esta nova etapa com entusiasmo e compromisso. É um privilégio poder liderar uma área que desempenha um papel essencial na articulação do posicionamento, do impacto e das relações com os grupos de interesse de uma empresa global como o L’Oréal Groupe. Vivemos um momento em que a reputação corporativa deixou de ser apenas um valor intangível para se tornar uma alavanca estratégica, que influencia a capacidade de exercer influência, atrair talento e garantir a sustentabilidade a longo prazo”, refere Miguel Giménez de
Castro, citado em comunicado de imprensa.

Miguel Giménez de Castro irá liderar as áreas de comunicação externa e interna, estratégia de assuntos públicos, gestão de crise, ‘engagement’ de colaboradores e construção da marca corporativa. “Nesta nova função, vai integrar de forma estratégica as funções de comunicação corporativa e assuntos públicos, com o objetivo de maximizar o impacto do grupo entre os seus ‘stakeholders’ chave e fortalecer o seu posicionamento como ator empresarial responsável por um ambiente regulatório e dinâmico”, avança a L’Oréal em comunicado de imprensa.

Com um percurso internacional, Miguel Giménez de Castro conta com 20 anos de experiência em comunicação corporativa, relações institucionais e gestão de ‘stakeholders’, em setores altamente regulamentados como a energia, o aço, a automação e a tecnologia. Inicia a carreira na Repsol, em 2006, onde assume funções na área de comunicação e assuntos públicos, incluindo a direção destas áreas para a Argélia e outros mercados internacionais.

Posteriormente, ingressa na ArcelorMittal e na ThyssenKrupp, onde funda e lidera o departamento de comunicação e assuntos governamentais, para 72 países – como a Turquia – no Médio Oriente e África. No âmbito da automação, desempenha o cargo de diretor de comunicação, parcerias e liderança na Jannarelly Automotive, antes de se juntar à IBM, em 2021, como líder de comunicação, marca e liderança social para Espanha, Portugal, Grécia e Israel. Desde 2024 tem liderado a comunicação para a região de EMEA, englobando meios, marcas, crises, comunicação executiva e empresarial.

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SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais

Os ex-futebolistas Gerard Piqué (na foto, à esq.) e Iker Casillas (à dta.) retomam picardias antigas, num projeto que “requereu muita coordenação e resiliência”, revela ao M&P João Ribeiro, sócio-gerente da agência Stream and Tough Guy

O jogo do campeonato espanhol que opõe o FC Barcelona ao Real Madrid CF, no próximo dia 11, está na origem da nova fase da campanha que a Stream and Tough Guy (SaTG) desenvolveu para a Uber Eats.

Entre os dias 9 e 11, a plataforma digital de restauração recupera a rivalidade entre os dois clubes através de três anúncios que mostram os ex-futebolistas Gerard Piqué e Iker Casillas a retomar picardias antigas para promover as bolachas Manitas de Piqué e os palmiers Orejonas de Casillas.

“O maior desafio neste projeto foi conseguir ‘cozinhar’ a opinião de todos os intervenientes nesta receita (SaTG, Uber Eats, La Liga, Gerard Piqué e Iker Casillas) acerca de todos os ingredientes da campanha, a tempo de sair do forno antes do jogo, que é já no próximo domingo. Foi um projeto que requereu muita coordenação e resiliência”, assume ao M&P João Ribeiro, cofundador e sócio-gerente da agência.

As Manitas de Piqué e as Orejonas de Casillas, as duas especialidades gastronómicas comercializadas nos dois restaurantes virtuais que os ex-futebolistas anunciam nos filmes publicitários, criados para televisão e digital, são comercializadas pela Uber Eats em exclusivo, em Madrid e Barcelona.

“Isto reforça a nossa estratégia de querer fazer trabalho a partir de Portugal para qualquer parte do mundo. Além de Espanha, já fizemos trabalhos para países como o Paquistão e os Estados Unidos, entre outros. Temos mais ideias no forno à espera de saírem para outros mercados muito em breve”, desvenda João Ribeiro.

Depois de reacenderem as picardias futebolísticas na última campanha publicitária conjunta, na qual o antigo defesa catalão e o ex-guarda-redes madrileno trocavam piadas sobre ‘manitas’ e ‘orejonas’, a Uber Eats transforma esses símbolos do futebol em produtos reais que os adeptos poderão encomendar em exclusivo, para saborearem nos dias que antecedem o clássico.

“As Manitas de Piqué são bolachas em forma de mão, inspiradas no mítico gesto do catalão após a vitória por 5-0 do FC Barcelona frente ao Real Madrid CF, em 2010. Já as Orejonas de Casillas são comercializadas numa caixa com 15 palmiers, um por cada troféu da Liga dos Campeões conquistado pelo Real Madrid CF”, explica a SaTG em comunicado de imprensa.

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8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar Liga dos Campeões

O centro comercial, gerido e comercializado pela CBRE, junta-se ao conhecido criador de conteúdos nas redes sociais para consolidar a estratégia digital e de fidelização

O 8ª Avenida, centro comercial gerido e comercializado pela CBRE, dá mais um passo na consolidação da estratégia digital e de fidelização com o lançamento de um sistema de recompensas, a ‘Liga dos Pontos’.

Para dar a conhecer esta novidade, o 8ª Avenida junta-se ao conhecido criador de conteúdos nas redes sociais, Camaleaooo, para uma recriação da Liga dos Campeões.

A campanha do 8ª Avenida pretende transformar o clube de fidelização numa autêntica liga em que cada compra e cada visita ao centro comercial se tornam jogadas decisivas para acumular pontos e chegar ao topo das vantagens.

Esta nova funcionalidade é a materialização da estratégia global da Castellana Properties, que aposta numa transformação digital centrada na experiência do cliente e na criação de valor a longo prazo.

Este novo sistema vem reforçar a ligação entre o 8ª Avenida e os clientes, premiando a interação com benefícios reais e personalizados, através de uma experiência ‘gamificada’ que torna o processo de fidelização mais interativo. Através da APP, os utilizadores podem acumular pontos com ações simples do dia-a-dia — dentro ou fora do centro — e trocá-los por prémios, descontos, vantagens exclusivas ou participação em passatempos.

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