RDP aposta em novos canais online
“O futuro da comunicação passa pelo narrowcast”, e é nesse sentido que a RDP está a projectar a criação de novos canais online até ao final do ano, disse em […]
Filipe Pacheco
In-Store Media investe €2 milhões na digitalização de pontos de venda
José Pedro Mozos lidera área de assuntos públicos da All Comunicação
Faturação da Meta suplanta investimento publicitário global em televisão linear em 2025, antevê estudo
News Now, novo canal 9 do cabo, arranca no início do verão. Concorre diretamente com CMTV, também da Medialivre
Criatividade ao serviço de um alfabeto em extinção
RTP transmite jogos do UEFA Euro Feminino Sub-17 em direto
Crescer sozinha e em parceria não é uma contradição
Clube da Criatividade apresenta programa do 26º Festival CCP 2024 e da Semana Criativa de Lisboa
Sónia Araújo e Mário Daniel são mecânicos por um dia em campanha da Mercedes (com vídeo)
Perfect Storm produz nova campanha internacional da Coca-Cola (com vídeo)
“O futuro da comunicação passa pelo narrowcast”, e é nesse sentido que a RDP está a projectar a criação de novos canais online até ao final do ano, disse em conversa com o Meios & Publicidade Jorge Alexandre Lopes, director-adjunto de programas para as novas plataformas da RDP. Em primeiro lugar, e aproveitando a comemoração dos 200 anos da morte de Joseph Haydy e os 40 anos do Woodstock, a RDP vai lançar dois canais de ocasião onde colocará conteúdos relacionados com o compositor austríaco e com um dos eventos mais marcantes da história da música rock. O lançamento da estação dedicada a Haydyn está previsto para o final deste mês ou início do próximo, altura em que, até final do ano, a RDP disponibilizará aos ouvintes a totalidade da obra do artista austríaco, assim como os concertos que estão a ser gravados para a Antena 2. Quanto ao canal dedicado ao festival de rock ocorrido no Verão de 1969 nos Estados Unidos, não há ainda data prevista para o seu lançamento, embora Jorge Alexandre Lopes confesse a vontade de arrancar com o projecto entre 15 e 18 de Agosto, os dias que coincidem com os 40 anos do festival. Mas a renovação dos formatos online da RDP não se fica por aqui. Até ao final do ano está prevista a entrada na internet de uma extensão da Antena 3. A ideia é “fazer uma integração distinta daquilo que é o formato Antena 3 na FM”, explica o responsável. Ou seja, “recuperar em horários mais visíveis a programação que está mais escondida na plataforma tradicional e, ao mesmo tempo, colocar conteúdos e formatos que não têm espaço na Antena 3”, acrescenta.
Por outro lado, estão já a ser trabalhados vários canais de nicho com a vocação de serviço público da RDP, adianta Jorge Alexandre Lopes, que não quer, para já, avançar com mais detalhes sobre estes novos projectos. O que acrescenta é que o objectivo é ir ao encontro dos gostos e dos interesses dos públicos que não se revejam, em parte, ou na totalidade, nas grelhas de programação das rádios FM. “As rádios viveram sempre numa lógica de broadcast. Neste momento, em que há fragmentação das audiências e dos gostos, as empresas de comunicação têm de saber que interessa cada vez mais trabalhar para públicos de nicho que partilhem os seus gostos e interesses”, elucida. Para breve está também para ser lançado o novo site da RDP, com um novo layout, novas funcionalidades, e uma nova tecnologia que permite que os utilizadores personalizem o site de acordo com as suas preferências.