Salx prepara relançamento para Outubro
Em meados de Outubro o semanário gratuito Salx regressa às instituições de ensino superior com novo grafismo e conteúdos. O título, cuja publicação tinha sido interrompida em Janeiro “por questões […]
Ana Marcela
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Em meados de Outubro o semanário gratuito Salx regressa às instituições de ensino superior com novo grafismo e conteúdos. O título, cuja publicação tinha sido interrompida em Janeiro “por questões financeiras e para repensar o próprio projecto”, regressa sob a alçada de uma nova editora, a Deplano Network, criada por Horácio Piriquito.
A linha editorial do jornal vai manter “sempre grande proximidade aos estudantes”, explica Ricardo Florêncio, director do jornal e um dos seus fundadores, na época em que era vice-presidente da Associação Académica de Lisboa. A proximidade ao target do jornal começa pela própria redacção – constituída por 14 alunos finalistas de cursos de Comunicação Social, mais quatro fotógrafos e uma rede de correspondentes internacionais constituída por alunos inseridos em programas de mobilidade como o Erasmus em instituições de ensino superior fora de Portugal -, mas também está presente nos conteúdos. Saúde e novas tecnologias são as rubricas que surgem nesta nova fase do título, juntando-se às secções como ensino superior, desporto universitário, agenda cultural, entre outras que fazem parte das 16 páginas do título. O grafismo também vai mudar, acompanhando as alterações de conteúdo introduzidas, sendo que o projecto da Call Media visa “dar um ar mais ligeiro” ao jornal, introduzindo “uma apresentação mais atractiva e com mais cor”. “A qualidade do papel também vai melhorar”, acrescenta Ricardo Florêncio.
Às terças o semanário irá distribuir os 30 mil exemplares de tiragem em 80 instituições de ensino superior, mas nos objectivos dos responsáveis está distribuí-lo em mais 15 a 20 pontos “para além das instituições de ensino”, por exemplo em refeitórios e pontos de encontro de estudantes. O site do jornal – que se manteve em funcionamento mesmo quando o título foi suspenso – também será reformulado. Pdf da edição em papel para download, galeria de fotografias, passatempos, notícias com actualização diária são alguns dos conteúdos disponíveis, estando a ser preparado um projecto na área de consumo para o público estudantil. Susana Teka assegura a direcção de marketing e Deolinda Ribeiro assume como comercial. Ricardo Florêncio não revela valores de investimento no relançamento do jornal nem objectivos de receitas publicitárias. A impressão será na Rolo & Filhos e a distribuição caberá à Mundo Veloz.