Lucros da Media Capital crescem 22% no primeiro semestre
A Media Capital registou um resultado líquido de 13,9 milhões de euros, o que representa um crescimento de 22% face ao desempenho em igual período do ano passado.
Maria João Morais
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A Media Capital registou no primeiro semestre um resultado líquido de 13,9 milhões de euros, o que representa um crescimento de 22% face ao desempenho em igual período do ano passado. De acordo com o relatório e contas enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo obteve um total de proveitos operacionais de 136,6 milhões, mais 28% do que no primeiro semestre de 2007. Também os custos operacionais cresceram 34% para os 109,5 milhões de euros. Quanto ao EBITDA, sobe 9% para os 27,1 milhões.
Uma vez mais, a televisão é o meio que mais contribui para os resultados do grupo controlado pela Prisa. Os proveitos operacionais de 89,2 milhões de euros são possíveis graças ao aumento de 9% das receitas de publicidade (82,4 milhões) e de 14% nos outros proveitos (6,7 milhões). Os valores beneficiam do desempenho da TVI, que consolidou o posto de líder de audiências em Portugal, posição esta reforçada no mês de Junho com a exibição dos jogos do Euro 2008. No entanto, também os custos operacionais sobem 12%, para os 61,5 milhões de euros. O resultado origina uma descida de 2% do resultado operacional do segmento, comparativamente com o desempenho no período homólogo, para os 23,7 milhões de euros.
Pela primeira vez incluído no relatório e contas da Media Capital, o segmento de produção audiovisual inclui a actividade da NBP (até aqui no segmento televisão) e da Plural Entertainement, adquirida em Maio. O sector alcança proveitos operacionais na ordem dos 32,3 milhões de euros, o que representa uma variação homóloga de 63%. Também os custos operacionais crescem 58% para os 29 milhões, gerando assim um resultado operacional de 1,4 milhões de euros, mais 64% do que em igual período do ano transacto.
Quanto à área de Entretenimento, vê os proveitos aumentarem 172% para os 16,8 milhões de euros. No entanto, também os custos operacionais crescem 188% para os 16,2 milhões, de forma a que os resultados se ficam pelos 230 milhões de euros, o que representa uma descida de 54% relativamente ao ano anterior.
O sector da rádio quase duplica os prejuízos registados no ano passado. O resultado negativo de 1,9 milhões de euros representa um agravamento de 98% face aos 947 mil euros negativos verificados no primeiro semestre de 2007. Apesar das receitas terem crescido 5%, salientando o relatório os desempenhos da Cidade FM, os formatos online e a M80, os custos operacionais aumentaram 16%, facto que o relatório atribui “a um investimento significativo na produção da Rádio Comercial e do Rádio Clube Português, bem como do reforço do quadro de pessoal”, em virtude do reposicionamento do RCP.
O segmento designado Outros tem um desempenho inverso, conseguindo minorar os prejuízos em 53%, passando de 5,4 milhões para 2,5 milhões, para o qual contribuiu o aumento da publicidade em 16%.