Tribos unem-se para o rebranding da Sumol
A campanha para comunicar a nova imagem da Sumol arranca a 26 de MaioO café Magnólia no Campo Pequeno, o terminal dos eléctricos em Alcântara, uma máquina de tirar fotografias […]
Maria João Lima
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A campanha para comunicar a nova imagem da Sumol arranca a 26 de MaioO café Magnólia no Campo Pequeno, o terminal dos eléctricos em Alcântara, uma máquina de tirar fotografias instantâneas, o fundo de uma piscina e um parque de estacionamento à noite são os cenários utilizados na primeira campanha da JWT para a renovada marca Sumol.
“No filme ‘Junta’ queremos comunicar como o sabor único de Sumol consegue unir tudo e todos. Sumol tem um sabor tão bom, refrescante e único que une, que agrega e congrega, que junta. E o papel de Sumol, com esta campanha, é unir através do seu sabor único o target teen e young adult das várias tribos urbanas que gravitam na sociedade”, explicou ao M&P Vanessa Baptista, gestora de produto sénior da Sumol. E acrescenta: “A nossa ideia é juntar toda a gente à volta de Sumol e do seu sabor. O mundo vai estar unido pelo sabor de Sumol. E a forma mais emotiva que encontrámos para transmitir o sabor Sumol a este target foi através de um beijo.”
Nas imagens serão visíveis pares de jovens de tribos urbanas diferentes a beijarem-se. A Sumol juntou hippies com skaters, góticos com reaggers, punks com betos, heavis com surfistas e rockabillys com rappers. “A acção que o filme mostra é sempre a mesma, ainda que sempre diferente: um beijo entre um par constituído por membros de diferentes tribos urbanas”, acrescenta Nuno Melo da Silva, director de serviço a clientes e planeamento estratégico da JWT. No total são cinco casais. Entre cliente, agência e produtora, a Take it Easy, estiveram envolvidas nas filmagens cerca de 100 pessoas.
Com esta campanha a Sumol pretende obter elevados níveis de notoriedade, aumentar a preferência e identificação dos teens com a marca e divulgar a nova imagem de Sumol. O investimento de Sumol para o desenvolvimento da nova imagem e campanha de comunicação ronda os três milhões de euros dos quais cerca de 75% será investido na campanha publicitária.
A campanha de comunicação arranca no dia 26 de Maio em televisão (SIC e TVI). Uma semana depois alargará aos canais cabo (AXN, MTV, Fox e SIC Radical), multibanco, rádio (Rádio Cidade FM e Rádio Nova Era), mupis, internet e imprensa (Ragazza, FHM, Metro, Surf Portugal e Blitz). Haverá ainda a pintura integral de uma carruagem do metro do Porto. A primeira vaga da campanha termina em meados de Julho, começando a segunda vaga em Setembro.
Recorde-se que a JWT foi a agência escolhida, no final de 2007, pela Sumol para trabalhar a conta de publicidade da marca, num concurso em que participaram também Adore Ativism, Brandia, Coleman Schmidlin & Partners, Euro RSCG, Power, TBWA e Young & Rubicam Red Cell. No mesmo concurso foi escolhida a Brandia para a área de branding.
“Ao lançarmos um concurso para o desenvolvimento de uma campanha de comunicação queríamos que nos surpreendessem e a JWT conseguiu fazê-lo. O conceito criativo proposto pela JWT foi completamente ao encontro do que tínhamos imaginado para a Sumol nesta fase e como tal acreditamos que esta nova campanha vai funcionar e sobretudo surpreender os fãs de Sumol”, remata Vanessa Baptista.