NAB: Como fazer um podcast de sucesso
“Os podcasts fazem parte da paisagem mediática”, considera John Hirst, director da Creation, companhia de produção do grupo de media inglês Gcap. Segundo dados apresentados ontem na European Radio Conference, […]
Ana Marcela
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“Os podcasts fazem parte da paisagem mediática”, considera John Hirst, director da Creation, companhia de produção do grupo de media inglês Gcap. Segundo dados apresentados ontem na European Radio Conference, organizada pela National Association of Broadcasters (NAB) pelo responsável pela produção de podcasts, 20% da população britânica faz downloads de podcasts.
“Podcasts and Vodcasts – From Geek to Chic' foi o tema que reuniu o responsável da Creative a Trevor Dan, director da Radio Academy, e Henrik Heide, commissioning editor do website da Danish Broadcast Cooperation, que trouxeram algumas das práticas dos seus países neste campo. Algumas conclusões parecem ser transversais aos mercados: podcasting é essencialmente dirigido a um target de nicho, mas imensamente motivado; actualmente fazer um download é gratuito, contudo algumas experiências já dão mostras de que poderá ser feita uma cobrança por este tipo de conteúdos, caso do All Day Breakfast Show de Dan Baker, onde, segundo Trevor Dan, cerca de 15 mil pessoas estão dispostas a pagar duas libras por semana para aceder ao programa.
De acordo, com a experiência trazida por Henrik Heide, que viu os downloads das sinfonias de Mozart subirem de 400 mil downloads para mais de 1,5 milhões quando o buzz nos sites comunitários começou a criar apetência pelo conteúdo o viral marketing parece ser uma ferramenta eficaz. É ainda necessário, no sentido de potenciar a utilização de podcasts, dar especial atenção ao utilizador menos familiarizado com a tecnologia. Na Dinamarca, por exemplo, é dada a oportunidade de ouvir o podcast através de um e-mail que é enviado com o link para efectuar o download. Trevor Dan, por seu turno, considera mesmo contraproducente a palavra podcast – diz afasta potenciais utilizadores – porque não falar apenas em download grátis?
*em Barcelona
O M&P viajou a convite do Grupo Renascença