Aumentos na RTP entre os 30 e os 80 euros
A RTP chegou a acordo com os sindicatos, ficando estabelecido o aumento dos trabalhadores em montantes que vão dos 30 ao 80 euros, dependendo dos escalões de cada profissional. “O […]

Sandra Xavier
SAPO e APENO firmam parceria estratégica para impulsionar o enoturismo com a Wine Tourism TV
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola da Uber Eats com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar a Liga dos Campeões
Vendas da Temu e Shein caem com tarifas de Trump
Rebeca Venâncio assume comunicação e ‘public affairs’ do Grupo Brisa
Feeders reforça aposta na internacionalização
87% das marcas têm aversão ao risco
Justiça quer venda forçada de produtos de tecnologia publicitária da Google
Hollywood em choque com tarifas de Trump sobre o cinema
A RTP chegou a acordo com os sindicatos, ficando estabelecido o aumento dos trabalhadores em montantes que vão dos 30 ao 80 euros, dependendo dos escalões de cada profissional. “O acordo possível”, como descreve o Sindicato dos Jornalistas (SJ), foi alcançado, esta quinta-feira, cerca de cinco meses após o início das negociações.
O SJ, em conjunto com os restantes sindicatos da empresa, apresentou à administração da RTP, no passado dia 30 de dezembro de 2022, um caderno reivindicativo em que propôs uma atualização salarial de 8,5%, com um valor mínimo de 100 euros. A essa proposta, o Conselho de Administração da RTP contrapôs um aumento salarial unitário para todos os trabalhadores de 35 euros em cada um dos níveis salariais, que foi rejeitado pelos sindicatos.
Apesar de os valores agora acordados ficaram aquém da proposta inicial, o SJ considera que “a maioria dos seus associados fica salvaguardada com este aumento, que é assinalável e de enorme importância para o aumento da liquidez mensal dos trabalhadores do serviço público”. “Este aumento salarial tem retroativos a partir de janeiro e vai ser já efetivado no processamento de salários no final deste mês de maio, de forma a não aumentar os encargos fiscais do mês de junho, em que é pago o subsídio de férias. É preciso sublinhar que todas as componentes salariais que dependem percentualmente do salário base vão ser positivamente influenciadas por este aumento, por exemplo, subsídios de isenção de horário”, refere ainda a entidade sindical num comunicado publicado no seu site.
Foi ainda alcançado o aumento do número de dias de férias para 24 dias úteis e o pagamento de um segundo subsídio de refeição ao fim de 11 horas de trabalho.
No princípio de acordo entre a administração e os sindicatos foi definido um compromisso de negociação para o arranque do ano civil de 2024 em relação a matérias como o aumento do subsídio de refeição, equidade no mapa de deslocações – revisão do subsídio de deslocação e das ajudas de custo -, aumento dos subsídios de sábado e de domingo e aumento de mais um dia para apoio a familiares ascendentes.