Zero, 1st, 2nd e 3rd party data em publicidade digital. Estado da arte e futuro.

O uso de data no marketing digital tornou-se cada vez mais essencial nos últimos anos para as empresas que desejam destacar-se no mercado. A coleta e análise de dados, permitem […]

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Zero, 1st, 2nd e 3rd party data em publicidade digital. Estado da arte e futuro.

O uso de data no marketing digital tornou-se cada vez mais essencial nos últimos anos para as empresas que desejam destacar-se no mercado. A coleta e análise de dados, permitem […]

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O uso de data no marketing digital tornou-se cada vez mais essencial nos últimos anos para as empresas que desejam destacar-se no mercado. A coleta e análise de dados, permitem entender melhor o comportamento dos consumidores e criar campanhas publicitárias mais direcionadas e personalizadas, resultando em campanhas mais eficazes e com menos desperdício de recursos.

Existem vários tipos de data:
O zero party data, coletado diretamente do consumidor por meio de interações com a marca, em que o próprio consumidor fornece informações sobre as suas preferências, interesses e comportamentos.
O first party data, coletado pela própria marca a partir de interações com o utilizador nos seus canais, como sites, aplicativos e lojas físicas.
O second party data, dados first-party de uma empresa terceira, compartilhados com a própria marca, através de parcerias ou acordos comerciais, com vista a enriquecer o first-party data da marca.
O third party data, coletado por outras empresas que não a própria marca, e que geralmente envolve dados de navegação e comportamento em vários sites e aplicativos

Este último, pelo seu grande volume, a sua facilidade de acesso e as suas numerosas aplicações (insights, targeting, data enrichment, etc.), é o tipo de data mais utilizado na publicidade digital. Mas com o fim anunciado (e já existente!) das third-party cookies, o uso de dados no marketing digital tem passado por uma grande transformação. Receber e explorar 3rd party data, em particular, ou ativar 1st party data, será cada vez mais difícil. As empresas precisam encontrar novas formas de coletar, enriquecer e sobretudo ativar dados para manter o carácter personalizado das suas campanhas publicitárias e, consequentemente, a eficácia das mesmas. Isto, sempre respeitando a privacidade dos indivíduos.

Para se destacar num mercado competitivo, as empresas precisam investir em tecnologia de dados, em equipas qualificadas em análise de dados e/ou parcerias que lhes permitam ter acesso a esta valiosa informação e poder explorá-la.
No dia 10 de maio, às 10h00, a equipa da Weborama irá realizar um webinar que abordará os diferentes tipos de dados que temos ao nosso alcance (zero, 1st, 2nd e 3rd party data), em que consistem, os seus usos e como a sua exploração irá evoluir nos próximos meses com o desaparecimento progressivo das 3rd party cookies. Para assistir, registe-se aqui.

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