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Continente combate desperdício com vinagre produzido com maçã de Alcobaça (com vídeo)

O Continente acaba de lançar o Vinagre de Sidra Maçã de Alcobaça Continente Seleção para combater o desperdício alimentar. Para isso, desafiou cinco produtores de maçã de Alcobaça para desenvolverem […]

Sandra Xavier
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Continente combate desperdício com vinagre produzido com maçã de Alcobaça (com vídeo)

O Continente acaba de lançar o Vinagre de Sidra Maçã de Alcobaça Continente Seleção para combater o desperdício alimentar. Para isso, desafiou cinco produtores de maçã de Alcobaça para desenvolverem […]

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O Continente acaba de lançar o Vinagre de Sidra Maçã de Alcobaça Continente Seleção para combater o desperdício alimentar.

Para isso, desafiou cinco produtores de maçã de Alcobaça para desenvolverem um produto que utilizasse a fruta pequena ou “feia”, ou seja, que não é valorizada comercialmente.

O Vinagre de Maçã de Alcobaça Continente Seleção é produzido através de uma mistura de variedades de maçã selecionada, incluindo Casa Nova, Golden Delicious, Red Delicious, Royal Gala, Fuji, Granny smith, Jonagold, Reineta e Pink.

O primeiro lote deste vinagre contribuiu para evitar o desperdício de 50 toneladas de fruta e produzir 30 mil litros de vinagre.

Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente, explica que “o projeto começou através de uma iniciativa do Clube de Produtores Continente, a Feira do Desperdício, direcionada aos produtores, promovendo a valorização de alguns produtos, como por exemplo, aqueles que o cliente final não valoriza, nem quer comprar, como fruta muito pequena ou com defeitos. E assim, nasceu a proposta de um Vinagre de Maçã único e certificado”.

“Temos já uma parceria muito antiga com a MC, de fornecimento de maçã de Alcobaça, e este projeto surge da comunhão do trabalho de vários produtores como forma de solucionar o problema das maçãs que resultariam em desperdício alimentar. O Vinagre Maçã de Alcobaça é uma forma de conseguirmos ajudar o planeta, transformando estas maçãs num produto de valor acrescentado, refere Jorge Soares, administrador Campotec.

Esta é mais uma das iniciativas que o Continente tem vindo a desenvolver para evitar o desperdício alimentar. A par deste lançamento, a insígnia faz a desvalorização do P.V.P. em produtos que se encontram próximos de atingir a validade, tem  parcerias com a Too Good to Go, através das quais os clientes acedem a um cabaz de produtos, as Magic Box, a 1/3 do preço habitual de venda, tem as caixas Zer0% Desperdício, através das quais disponibiliza cabazes de 5kg com fruta e legumes que estão perto de ultrapassar o ponto ótimo de consumo, à venda por, apenas, 0,50€/kg e transforma o excedente de produção das maçãs e peras IGP em snacks de fruta desidratada, ou em sumos naturais, que levam apenas fruta espremida, sem qualquer adição de açúcar ou água. A marca faz ainda doações de excedentes alimentares a instituições de solidariedade social e de apoio a animais.

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