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NOS, Arena e O Escritório lideraram investimento publicitário em fevereiro

A NOS posicionou-se como o principal anunciante do mercado português no último mês. Arena e O Escritório lideraram, respetivamente, o investimento movimentado por agências criativas e agências de meios.

Pedro Durães
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NOS, Arena e O Escritório lideraram investimento publicitário em fevereiro

A NOS posicionou-se como o principal anunciante do mercado português no último mês. Arena e O Escritório lideraram, respetivamente, o investimento movimentado por agências criativas e agências de meios.

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A NOS posicionou-se como o principal anunciante do mercado português no último mês. A marca foi responsável, em fevereiro, por uma presença em meios no valor de 39,9 milhões de euros, a preços de tabela, de acordo com dados MediaMonitor. Arena e O Escritório lideraram, respetivamente, o investimento movimentado por agências criativas e agências de meios.

Após ter ocupado a terceira posição no arranque de 2023, a operadora de telecomunicações, que encerrou as contas de 2022 como o segundo maior anunciante em Portugal, assumiu a dianteira nos investimentos publicitários em fevereiro, ocupando já o segundo lugar no acumulado dos dois primeiros meses deste ano, somando uma verba na ordem dos 74,5 milhões de euros. No ranking de anunciantes, em fevereiro é a Ediclube a ocupar o segundo lugar, com aproximadamente 38,8 milhões de euros, depois de ter sido o maior anunciante em janeiro. À empresa de televendas segue-se a Altice, que encerra o top 3 com um investimento a rondar os 36,1 milhões de euros. Continente (35,6 milhões de euros) e Unilever FIMA (32,9 milhões) completam o top 5 dos anunciantes no mercado português durante o mês de fevereiro. Os postos seguintes são ocupados pela Viva Melhor Sempre (27,9 milhões), Vodafone (27,8 milhões), McDonald’s (26,3 milhões), Lidl (25,6 milhões) e Procter & Gamble (22,9 milhões).

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Entre as agências de meios, a Arena sucede à Carat como aquela que movimentou maior volume de investimento publicitário em fevereiro. Segundo os dados MediaMonitor, a agência do grupo Havas concentrou um valor próximo dos 124 milhões de euros, a preços de tabela, assumindo igualmente a liderança no acumulado dos dois primeiros meses deste ano, com um total de 244,9 milhões de euros. Seguem-se a OMD, com 119,8 milhões de euros, e a Carat, que encerra o top 3, com 118,1 milhões de euros, depois de ter liderado em janeiro. No top 5 encontram-se ainda, por ordem decrescente, a Initiative (90,8 milhões de euros) e a Wavemaker (83,2 milhões).

Na liderança entre as agências criativas surge em fevereiro a agência portuguesa O Escritório, que, após ocupar o segundo posto em janeiro, soma no segundo mês do ano um investimento em publicidade na ordem dos 73,6 milhões de euros, a preços de tabela. A segunda posição foi ocupada no último mês pela Dentsu Creative (nova designação assumida pela Partners), com aproximadamente 71,1 milhões de euros. A Fuel, que liderou em janeiro e no acumulado de 2022 encerra o top 3 em fevereiro, com 68,2 milhões de euros, sendo seguida pela VMLY&R (49,9 milhões de euros) e Publicis (41,6 milhões).

Analisando o acumulado de janeiro e fevereiro, as lideranças dos respetivos rankings são protagonizados pela Ediclube (anunciantes), Arena Media (agência de meios) e Fuel (agência criativa).

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