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As 10 principais competências para escalar vendas online

Artigo de opinião de Sofia Montalvo, associate manager da Michael Page Sales & Marketing

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As 10 principais competências para escalar vendas online

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Continuam a acelerar as mudanças no setor digital. Novas tecnologias continuam a remodelar a indústria, o que significa que novas funções e competências estão a surgir. Num mercado em que a mudança é constante, é importante construir uma equipa de profissionais que possuam as competências técnicas essenciais, mas que também sejam capazes de se adaptar para enfrentar novos desafios e impulsionar os negócios com soluções inovadoras.

Desde PMEs a empresas globais de primeira linha, na lista das competências mais procuradas no setor digital, destacam-se:

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1. SEO: técnico e conteúdo

Atualmente, a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é absolutamente essencial. Com mais jornadas do consumidor do que nunca começando e terminando on-line, a concorrência nunca foi tão feroz para obter uma classificação alta em mecanismos de pesquisa como o Google para palavras-chave comerciais relevantes. Saber como um site é corretamente indexado e aprender como e quais as palavras-chave mais relevantes, é meio caminho para aumentar a visibilidade de um website e aumentar o tráfego orgânico (não pago). De igual modo, saber como efetuar campanhas no Google altamente eficazes, como estruturar e organizar as campanhas de forma a rentabilizar o orçamento, gerando mais visitas, vendas e/ ou leads será fundamental para o negócio.

2. Social Media

Os especialistas em social media possuem uma ampla gama de competências, desde a capacidade de realizar um atendimento eficaz ao cliente, lançar campanhas de influenciadores e entender como obter ROI comprovável através de publicações pagas e orgânicas. Estes profissionais serão capazes de declinar a estratégia de marca e captar e fidelizar clientes nas plataformas do Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Pinterest, TikTok, e Twitter.

3. Estratégia de CRM

Através de uma gestão eficaz de relacionamento com o cliente (CRM), as campanhas podem ser direcionadas com mais precisão do que nunca. A capacidade de alcançar vários públicos-alvo específicos e relevantes num ambiente muito mais envolvente significa leads de melhor qualidade e maior ROI. Embora muitas áreas do processo de CRM possam agora ser automatizadas, as habilidades e a experiência no desenvolvimento de abordagens estratégicas e orientadas por dados para essas campanhas são altamente vantajosas para qualquer empresa.

4. Especialista de anúncios PPC

O PPC (pay per click) é um modelo de publicidade online em que os anunciantes veiculam anúncios e pagam uma taxa sempre que alguém clica nele. Contribui para alcançar o target de clientes com um nível preciso de segmentação que a publicidade tradicional não permite. Capacidades criativas e analíticas são essenciais neste campo – os especialistas em PPC são capazes de conduzir uma análise de grandes quantidades de dados em velocidade e, ao mesmo tempo, possuir o talento necessário para gerir plataformas como o Google AdWords que ajudarão a direcionar o tráfego para o site e melhorar significativamente o ROI.

5. Data Scientist

O número de dados disponíveis para organizações de todos os tamanhos explodiu nos últimos anos. Por isso, os profissionais capazes de selecionar os dados mais importantes para impulsionar a tomada de decisões nunca foram tão importantes. Profissionais com formação em matemática, informática podem ser uma ótima opção para as equipas dada a importância estratégica da extração de conhecimento, deteção de padrões e/ou obtenção de insights para possíveis tomadas de decisão.

6. E-commerce

Com o crescimento das compras online e algumas das maiores marcas reduzindo as suas operações de lojas físicas, o investimento no digital continua a acelerar. Gerir uma plataforma de e-commerce é uma função complexa que exige uma gama verdadeiramente diversificada de competências, desde a análise financeira, a logística, à compreensão de data, passando por disciplinas de marketing digital como SEO e PPC. Não é surpresa, portanto, que bons candidatos nesta área estejam sempre a ser procurados.

7. Gestor de Marketplace

A presença das marcas em sites como o eBay ou Amazon são agora um grande negócio para as grandes empresas, portanto, para maximizar a presença empresarial digital e atingir clientes em todo o mundo, os marketplaces são uma área crescente do mix geral de vendas para organizações grandes e pequenas.

8. Programmatic media

O Google Ads e Facebook Ads  revolucionaram o mercado publicitário e vieram transformar o modo como as empresas comunicam com os seus consumidores. Tradicionalmente terceirizados para agências, à medida que cresce o conhecimento e a adoção dessa forma algorítmica de publicidade digital, as marcas estão a optar por trazer especialistas internos para provar e melhorar o ROI.

9. Vídeo e animação

No marketing digital, o conteúdo é rei – e vídeo e multimédia são atualmente as joias da coroa. Ter um editor de vídeo interno é uma maneira económica de divulgar uma mensagem com conteúdo de vídeo. Criativos com competências de operação de câmara, edição e animação – ou, idealmente, os três – são altamente valorizados neste momento, à medida que a geração do YouTube se forma no local de trabalho. Neste contexto é fundamental contratar os melhores e mais brilhantes talentos do mercado.

10. Fast Learning

Como o recente estudo Foresight Factory (Michael Page) demonstra, o desenvolvimento profissional contínuo e a requalificação regular devem ser uma aposta constante para os profissionais deste setor. A tecnologia evolui a um ritmo cada vez maior e, especialmente para se manter no mercado digital, as empresas precisam de pessoas que possam adaptar-se e aprender novas técnicas, hardware, software e programas de forma rápida e eficiente. Os profissionais com um histórico comprovado de aquisição destes conhecimentos e que têm uma sólida capacidade de adaptação serão grandes ativos para uma equipa.

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