Opal cria marca Norte para CCDR que poderá ser partilhada por outras entidades (com vídeo)
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte) apresentou a sua nova identidade, desenvolvida pela Opal, que assenta na marca territorial Norte. A agência ganhou o projecto em […]

Rui Oliveira Marques
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A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte) apresentou a sua nova identidade, desenvolvida pela Opal, que assenta na marca territorial Norte. A agência ganhou o projecto em concurso.
A marca territorial Norte será visível tanto na marca institucional da CCDR-Norte, como na marca do próximo Programa Operacional Regional do Norte: o Norte 2030. A marca poderá ser partilhada por instituições e empresas da região, sob regras e condições que estão a ser definidos.
“Criámos uma marca-família, uma verdadeira marca umbrela, ao serviço da região e de uma instituição. Ao mesmo tempo que construímos um branding territorial diferenciador, racionalizamos a imagem institucional, conferindo-lhe unidade, coerência e eficácia. Pomos agora fim a uma pulverização de assinaturas e imagens fragmentadas sem sentido e conteúdo”, descreve Jorge Sobrado, responsável para as áreas de estratégia, comunicação e relações institucionais da CCDR-Norte.
“No ADN visual quisemos valorizar a identidade nacional da região Norte. Somos parte, e não somos uma parte qualquer. Somos o berço histórico da nação portuguesa e somos o seu permanente motor de futuro”, considera o presidente da CCDR-Norte, António Cunha. “Pretendemos desenvolver uma presença mais contemporânea e relevante junto de instituições e stakeholders regionais e nacionais, especialmente através de novas plataformas digitais; ter uma imagem e uma voz mais consistentes; adoptar uma linguagem mais acessível e mais próxima; e chegar a públicos a que não chegamos actualmente”, aponta o mesmo responsável, citado em nota de imprensa.