Instagram dispara entre jovens portugueses como plataforma para seguir figuras públicas
O Instagram mais do que duplicou as referências entre os jovens portugueses enquanto plataforma preferida para seguir figuras públicas nas redes sociais.

Pedro Durães
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar a Liga dos Campeões
Vendas da Temu e Shein caem com tarifas de Trump
Rebeca Venâncio assume comunicação e ‘public affairs’ do Grupo Brisa
Feeders reforça aposta na internacionalização
87% das marcas têm aversão ao risco
Justiça quer venda forçada de produtos de tecnologia publicitária da Google
Hollywood em choque com tarifas de Trump sobre o cinema
Trump admite nova extensão de prazo para venda do TikTok
O Instagram mais do que duplicou as referências entre os jovens portugueses enquanto plataforma preferida para seguir figuras públicas nas redes sociais. Apesar de continuar a ser a rede social mais referida, com 66,6%, no espaço de dois anos o Facebook caiu de valores próximos dos 90%, enquanto o Instagram, que em 2016 não chegava aos 30% de referências, situa-se agora muito próximo do Facebook ao ser apontado por 62,3% dos jovens entre os 15 e os 24 anos. Os dados constam do estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, da Marktest Consulting, segundo o qual 47,8% dos portugueses com perfil criado em redes sociais é fã ou segue figuras públicas nesses sites, um valor que sobe para os 70,6% entre os jovens da faixa etária referida. O dados mostram ainda que a referência a youtubers, vloguers e “social media personalities” foi a que mais aumentou face ao ano anterior, sendo agora mencionados por 14,2% dos inquiridos.
De acordo com o estudo, Cristiano Ronaldo é a figura púbica que mais utilizadores de redes sociais dizem seguir, surgindo destacado com 28% das referências. Cristina Ferreira ocupa a segunda posição, com 10,2%, e Rita Pereira a terceira, com 7,9%. Nuno Markl (6,5%) e Manuel Luís Goucha (6,4%) completam o top cinco das figuras públicas mais indicadas.