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O investimento publicitário na imprensa económica registou uma subida no primeiro semestre de 1999 face ao período homólogo de 1998

Segundo um estudo realizado pela Media Planning, com base em dados Sabatina relativos aos primeiros semestres de 1998 e 1999, a imprensa económica registou um aumento significativo em investimento publicitário. Somando o total das publicações analisadas neste estudo (ver tabela), o investimento publicitário nas económicas subiu 33,7% entre o primeiro semestre de 1998 e o período homólogo de 1999. A maior subida, de 116%, registou-se no “Jornal de Negócios”. Nos seis primeiros meses de 1999, o investimento publicitário neste meio foi de cerca de 216 mil contos, aproximadamente mais 116 mil contos do que no primeiro semestre de 1998. Contudo, a liderar esta tabela está o “Diário Económico”, que no primeiro semestre de 1999 verificou uma facturação publicitária na ordem dos 791 mil contos. É também um dos protagonistas nas subidas, com cerca de 42%. Neste estudo, apenas uma das publicações, a “Vida Económica”, registou quebra. Entre os períodos analisados, o investimento publicitário diminuiu mais de 12% em termos gerais. É óbvio que estes dados não podem ser dissociados das oscilações nas vendas e audiências da imprensa económica. Reflectem o forte crescimento que este registou durante os anos de 1997 e 1998. Agora, como indicam os estudos do Bareme e os resultados da APCT, no último semestre do ano passado, e com uma continuidade para o princípio deste ano, a imprensa económica entrou em baixa. Resta agora esperar para observar os reflexos deste facto nos próximos dados sobre o investimento publicitário.

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