Investimento publicitário em Espanha sobe 3,8% em 2024
Publicidade em vídeo e ‘banners’ nos sites aumenta 17,7% e nas redes sociais sobe 8,5%, segundo o relatório da InfoAdex. Envio de emails personalizados atrai mais investimento do que a rádio e as plataformas de áudio. Televisão cresce abaixo da média, mas vale 30% do mercado

Luis Batista Gonçalves
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O investimento publicitário cresce 3,8% em Espanha em 2024, atingindo os €13,08 mil milhões. De acordo com a empresa de análise de dados InfoAdex, apesar de registar um crescimento abaixo da média, de 2,1%, a televisão continua a ser o meio de eleição dos anunciantes, absorvendo 30% do mercado, com o investimento a chegar aos €1,85 mil milhões.
De acordo com os valores apurados, com base em dados oficiais das agências de meios e informações setoriais enviadas pelos anunciantes à InfoAdex, em segundo lugar, a cair 5,1%, mantém-se o marketing telefónico, com um investimento de €1,72 mil milhões. A publicidade no ponto de venda e nos rótulos dos produtos surge em terceiro lugar, com um crescimento de 2,4% e um investimento de €1,54 mil milhões.
O ‘mailing’ personalizado ocupa a quarta posição do ranking, com um dos maiores aumentos, tendo crescido 7,9%, para €1,31 mil milhões. A aumentar 2,7%, a publicidade em motores de busca, em quinto, atrai um investimento de €977 milhões.
As redes sociais também continuam em alta, com um aumento de 8,5%, fruto dos €856 milhões canalizados para as plataformas como o Instagram, o Facebook, o TikTok, o Pinterest e o X. Em queda, apesar de se manterem na sétima posição, os jornais diários e semanários veem o investimento publicitário cair 3,7%, para €749 milhões.
Na rádio e nas plataformas de áudio, o investimento publicitário atinge os €575 milhões, fruto do crescimento de 7,4%. A publicidade em vídeo e em ‘banners’ nos sites regista um dos maiores aumentos, tendo crescido 17,7% e atraindo €502 milhões em 2024, mais €70 milhões do que a publicidade exterior, que cresce 6,2%, para €432 milhões.
Marketing de influência sobe 58%
Embora percam 12% de investimento, os folhetos continuam a receber €225 milhões dos orçamentos dos anunciantes, estando à frente das revistas, que, embora recuperem 1,7%, não conseguem mais do que €214 milhões. De acordo com o InfoAdex, a publicidade em guias, anuários e diretórios cresce 24,9%, mas não atrai mais do que €96 milhões.
O investimento em catálogos sobe 29,2%, atingindo os €44 milhões, ainda assim quase o dobro do cinema. Apesar de ter atraído mais publicidade em 2024, ano em que sobe 13,6%, não consegue ir além dos €23 milhões.
O InfoAdex avança ainda os valores investidos pelos anunciantes em patrocínios desportivos, uma decisão estratégica que cresce 17,1%, para os €660 milhões. O ‘branded content’ regista um aumento de 1,9% e já vale €561 milhões. O marketing social e a responsabilidade social absorvem €389 milhões do bolo publicitário, crescendo 4,1%.
O marketing de influência vale atualmente, em Espanha, €125 milhões, após crescer 58% entre janeiro e dezembro de 2024. Em 2023, não ia além dos €79 milhões. Com um aumento de 56,4%, as ativações de marca em ponto de venda conseguem um investimento de €70 milhões.
Segundo o InfoAdex, a Procter & Gamble, detentora de um portefólio de marcas como Dodot, Ariel, Evax, Braun, Gillette, Aussie, Herbal Essences, Pantene, Fairy, Swiffer, Old Spice e Tampax, é o anunciante que mais investe em Espanha em 2024, canalizando €65,5 milhões para a televisão, seguida da L’Oréal, com €52,3 milhões.
O terceiro lugar é ocupado pela Stellantis, grupo automóvel que detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Fiat Professional, Abarth e Maserati, com €30,7 milhões, à frente da Telefónica, com €30,2 milhões. O Lidl fecha o top 5 dos anunciantes televisivos, o único divulgado, com €29,4 milhões.