Amazon é o maior anunciante mundial
A L’Oréal mantém-se em segundo lugar na classificação da Ad Age, seguida pela Procter & Gamble, que sobe um lugar para a terceira posição, e pela Alibaba, em quarto lugar. LVMH, PDD Holdings, Unilever, Samsung, Alphabet e Comcast completam o top 10
Daniel Monteiro Rahman
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A Amazon lidera o investimento em publicidade a nível mundial, de acordo com o relatório ‘World’s Largest Advertisers 2024’ da Ad Age. A empresa liderada por Andy Jassy terá gasto 20,3 mil milhões de dólares (€19,1 mil milhões) em publicidade em 2023, uma queda de 1,5%, face a 2022.
O top 10 da classificação da Ad Age (com base nas despesas publicitárias em 2023) inclui os mesmos dez anunciantes que a classificação do ano anterior (com base nas despesas de 2022), mas a ordem é alterada. A L’Oréal mantém-se no segundo lugar da tabela, seguida pela Procter & Gamble, que sobe um lugar para a terceira posição, e pela Alibaba, em quarto lugar.
A empresa de comércio eletrónico PDD Holdings, que opera as plataformas Temu e Pinduoduo, é a que mais sobe no top 10, passando da décima para a sexta posição, com um aumento de 45,3% dos gastos mundiais em publicidade, para 10,8 mil milhões de dólares (€10,2 mil milhões). Entre os restantes dez maiores anunciantes, a Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH) e a Unilever sobem uma posição. Samsung, Alphabet (empresa-mãe da Google) e Comcast são os anunciantes que perdem posições no top 10.
De acordo com o relatório, os cem maiores anunciantes do mundo aumentaram as despesas em publicidade e marketing em 4,9%, atingindo um valor recorde de 365 mil milhões de dólares (€344,7 mil milhões), com 68 dos cem principais anunciantes a aumentarem as despesas em 2023.