Tecnológicas chinesas apostam em publicidade a produtos de IA
A ByteDance (TikTok) e a Moonshot (Alibaba e Tencent) são destacadas no relatório da AppGrowing como as duas maiores investidoras em publicidade a produtos de IA no terceiro trimestre do ano, gastando cerca de €25,9 milhões e €19,4 milhões, respetivamente

Daniel Monteiro Rahman
Dio Rods é o ‘gamer’ nacional com mais interações no Instagram
Doja Cat dá a cara pela Marc Jacobs
APR exige retoma de programa de aquisição de geradores para rádios locais
João Maia Abreu assume direção executiva da SPi
Hub Media reforça portefólio com quatro novas contas
Nuno Markl é a personalidade nacional que gera mais empatia
Coca-Cola é alvo de boicote e tenta distanciar-se de Trump
SA365 lança primeira produtora de vídeo 100% inteligência artificial
Agência Trema Creative com identidade renovada
Grupo Gate adquire participação maioritária na Naughty Boys
Empresas chinesas de inteligência artificial (IA), desde ‘startups’ como a Moonshot AI e a Zhipu AI até gigantes tecnológicos como a ByteDance e a Alibaba, gastaram cerca de 500 milhões de yuans (€64,4 milhões) no terceiro trimestre de 2024, na promoção de ‘chatbots’ e outras aplicações de IA, de acordo com a empresa de análise de marketing AppGrowing.
Tendo em conta que estas empresas não divulgam as despesas com publicidade, a AppGrowing faz uma estimativa de gastos com base nos dados públicos de resultados financeiros e métricas de marketing de terceiros, como utilizadores ativos diários, taxas, cargas de anúncios e custo efetivo por milha. Combinando esses dados, a empresa estima as receitas das plataformas de publicidade e os planos de meios dos anunciantes, em um determinado período de tempo, calculando os gastos com publicidade.
Os números divulgados têm alimentado o debate na China sobre a questão de saber se as empresas locais de IA estão a gastar demasiado e depressa, num esforço para rentabilizar os seus produtos. Há o receio de que o facto de se dar demasiada prioridade aos produtos comercializáveis em detrimento da investigação fundamental possa, a longo prazo, alargar o atraso tecnológico em relação aos Estados Unidos.
As empresas chinesas de IA estão, no entanto, a realizar grandes investimentos para se tentarem destacar num mercado saturado com centenas de ‘chatbots’ e outros serviços de IA generativa. A ByteDance, empresa-mãe doTikTok, e a Moonshot AI, ‘startup’ apoiada pela Alibaba e pela Tencent Holdings, cujos ‘chatbots’ estão entre os mais populares na China, são destacadas no relatório como as duas maiores investidoras em publicidade, gastando 200 milhões de yuans (€25,9 milhões) e 150 milhões de yuans (€19,4 milhões), respetivamente, em produtos de IA no terceiro trimestre do ano.
“Na China, basicamente todos os produtos [de IA] são promovidos através de campanhas de marketing digital, o que constitui uma divergência muito significativa em relação aos seus homólogos norte-americanos”, afirma Yan Junjie, fundador e diretor executivo da MiniMax, empresa de IA sediada em Xangai, acrescentando que “as empresas americanas de IA confiam nas capacidades tecnológicas dos seus produtos para fazer a maior parte da promoção, em vez de gastarem os seus recursos em campanhas publicitárias”.