Portugueses conquistam 20 prémios nos Graphis Design Awards 2025
No total foram distinguidas sete empresas nacionais, entre as quais o Studio Eduardo Aires, o 1/4 Studio e o Design by OOF, por exemplo. A mais premiada foi a Omdesign, com quatro Ouros e duas Pratas
Luis Batista Gonçalves
Açoriano Oriental renova grafismo, secções e opinião
Lonas publicitárias da Super Bock têm nova vida
Tribunal aceita providência cautelar do ACP. MOP e JCDecaux não se pronunciam
Santini espera superar vendas de €7 milhões em 2024
Netflix testa novos modelos de subscrição com contas adicionais
Fundos de cobertura apostam contra ações do WPP
Marcas estão a esquecer ‘baby boomers’
Sara Matos é o rosto da CVRA em campanha da BVine
Portugueses passam cerca de hora e meia por dia nas redes sociais
Graça Freitas protagoniza campanha da DJ para a Rádio Comercial (com vídeos)
A criatividade nacional foi distinguida com 20 prémios nos Graphis Design Awards 2025, tendo Portugal conquistado sete Ouros e 13 Pratas, mais duas menções honrosas na competição internacional promovida pela editora nova-iorquina Graphis. Sete agências nacionais foram distinguidas na edição deste ano do concurso, que premeia a comunicação visual, em design, publicidade, fotografia e ilustração.
A Omdesign foi a mais galardoada. Além de quatro prémios de Ouro, na categoria de Print – Packaging, com criações de Diogo Gama Rocha para as marcas Chronicle, Kopke e Dream On, projeto de autopromoção da empresa, a OmDesign conquistou dois prémios de Prata, na categoria de Print – Food & Beverage, pelo Gin Signature Edition 2023 da Adamus e pelo vinho D. Beatriz da Menin Douro Estates.
O Studio Eduardo Aires (SEA) conseguiu dois Ouros e duas Pratas. O trabalho dos designers Miguel Almeida e Joana Teixeira para a produtora vitivinícola Pires & Turner ganhou o galardão máximo na categoria Print – Packaging. O quarteto composto por Guillermo Zetek, Miguel Almeida, Vasco Castro e Raquel Piteira viu o livro sobre o escultor chileno Vicente Gajardo ganhar Ouro na categoria Print – Books.
A nova identidade visual desenvolvida para o Governo de Portugal conquistou Prata na categoria Print – Branding, tal como o livro ‘Backstage’, que retrata a ligação do SEA ao Teatro Municipal do Porto (TMP), mas na categoria Print – Books.
O cartaz desenvolvido pela dupla Ana Mota & Jorge Araújo para a exposição ‘Folha de Sala’ da Galeria Ocupa! rendeu Ouro ao 1/4 Studio, na categoria Print – Poster. A agência de design portuense também viu reconhecido com Prata, na categoria Print – Books, ‘Embalado em 9/4/21 Consumir até 12/11/22’, o livro de edição limitada que desenvolveu para outra das iniciativas da galeria.
O Duas Faces, estúdio de design e comunicação especializado em estratégia para promoção de marcas, conquistou três Pratas. O logótipo que Sérgio Duarte criou para assinalar o 50º aniversário do Clube de Minigolfe do Porto foi distinguido na categoria de Print – Logo. O trabalho de Cristiana Rodrigues para o Café Âncora d’Ouro ficou em segundo lugar na categoria na categoria de Print – Illustration.
Os materiais promocionais de ‘As Aves’, filme de Pedro Magano, criados por Sérgio Duarte, deram Prata à Duas Faces na categoria Print – Poster. A menção honrosa foi atribuída ao trabalho que o designer desenvolveu para o bar de vinhos Arco das Verdades, no Porto.
O Atelier Nunes e Pã também conquistou duas Pratas, uma na categoria Print – Annual Reports pelo relatório de apresentação de contas que desenvolveu para o Grupo RAR e outra, na categoria Print – Books, para o livro comemorativo dos 30 anos da VHM – Coordenação e Gestão de Projetos.
O Design by OOF, estúdio de comunicação lisboeta especializado em projetos editoriais, identidades, branding e webdesign, recebeu uma Prata, na categoria Print – Websites, pela reformulação gráfica do site do Laboratório da Paisagem, instituição que desenvolve projetos de desenvolvimento sustentável no norte do país.
Na categoria Print – Billboard, a segunda Prata arrecadada pelo Design by OOF reconheceu o mérito ao trabalho desenvolvido para promover Braga 25, uma iniciativa cultural, com a duração de um ano, que vai ter lugar em diferentes pontos do concelho ao longo de 2025. Na categoria Print – Editorial, o livro que o ateliê criou para a Tempo Livre conseguiu uma menção honrosa.
A PM Design, empresa especializada em design de comunicação, ‘packaging’, ilustração, criação de ambientes expositivos e sistemas gráficos, sediada em Santa Maria da Feira, também conquistou uma Prata, na categoria Print – Branding. A identidade visual criada para o Uíma, um ecossistema fluvial localizado no município, atraiu a atenção do júri dos Graphis Design Awards 2025.