Canal 11 reforça aposta no futebol feminino e nas seleções nacionais
O canal de televisão da Federação Portuguesa de Futebol, lançado há cinco anos, foi visto por 935 mil espetadores na última época. Na temporada de 2024/25, que acaba de arrancar, protagonistas desconhecidos e histórias inspiradoras vão ganhar espaço em antena
Luis Batista Gonçalves
Google oculta dados dos anunciantes com nova solução para publicidade
Fora do Escritório com Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa e CEO e da Consumers Trust
Pondera assume comunicação da LICO Cosmetics
Docapesca destaca qualidade do peixe português em campanha da BBZ (com vídeo)
Notícias Ilimitadas reestrutura direções
Branded Content Talks debate conteúdos patrocinados e ‘storytelling’ de marcas
WPP e Havas compram agências no Reino Unido
Vera Paulino assume direção de receita da MOP
Vanguard Properties patrocina MAAT
Rádio Comercial muda equipa para atrair audiência mais jovem
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aposta no futebol feminino, na transmissão dos jogos das seleções nacionais e em provas internacionais, além de outras modalidades, para atrair mais telespetadores ao Canal 11. Na última época desportiva, o canal de televisão da FPF foi visto por 935 mil espetadores. Na temporada de 2024/25, que acaba de arrancar, a intenção é conquistar mais de um milhão, com uma programação que prossegue a linha editorial que tem vindo a ser desenvolvida para captar o interesse das audiências e dos anunciantes.
“Continuamos a mostrar o futebol, o futsal e o futebol de praia, reforçámos a aposta no feminino e estamos a criar conteúdos que deem a conhecer quem tem menos visibilidade, divulgando boas histórias e, acima de tudo, histórias inspiradoras”, explica ao M&P Pedro Sousa, diretor do Canal 11, que acaba de comemorar o quinto aniversário. A transmissão dos jogos das seleções de futebol nacionais é, a par da disponibilização de partidas estrangeiras, outra das apostas.
“Estamos sempre atentos a campeonatos internacionais que possam integrar- se na nossa missão, como é o caso do campeonato norte-americano feminino, que recentemente começámos a transmitir. Passar futebol e futsal feminino de elite é uma forma de cumprirmos uma das nossas missões. Teremos também novidades em programas, mas, para já, não posso dizer mais do que isto”, refere o responsável. Além do futebol, o canal vai continuar a apostar em outras modalidades desportivas.
“Um dos pontos de que nos orgulhamos é poder colaborar com outras federações. Isso tem acontecido com o andebol, já passámos diversas seleções masculinas e femininas, e, mais recentemente, transmitimos um jogo da seleção nacional masculina de râguebi. É algo para continuar, sem dúvida”, assegura Pedro Sousa. Os programas ‘Cândido on Tour’, ‘Sagrado Balneário’, ‘Primeira Linha’, ‘Amor à Camisola’ e ‘Puro Magazine’, êxitos do canal, regressam com novas temporadas.
“Um dos principais objetivos é fazer crescer as provas nacionais em que apostamos. Um sinal disso é que algumas delas já são cobiçadas por outros canais. A seleção feminina e a Taça de Portugal feminina, bem como a Supertaça e a Taça da Liga feminina, começaram no 11 e hoje passam em canal aberto”, sublinha o responsável. O futebol virtual, que tem vindo a atrair um número crescente de adeptos, também vai ganhar mais espaço na antena do Canal 11.
“O desporto, especialmente o futebol, gera grandes audiências. Basta consultar a lista dos programas mais vistos para constatarmos que ela é composta esmagadoramente, se não na sua totalidade, por jogos de futebol”, afirma Pedro Sousa. Lançado a 1 de agosto de 2019, o Canal 11 comemora o 5º aniversário com uma campanha publicitária que está a ser divulgada em digital e exterior. “Era essencial dar espaço aos clubes, treinadores e jogadores e mostrar o trabalho desenvolvido pelas associações distritais”, refere o responsável.