Fora do Escritório com Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da Fnac Portugal
Dormir a sesta na praia, o único sítio onde o consegue fazer, é um dos prazeres de que não prescinde no verão. Ler romances, passear, conviver com familiares e amigos e ouvir música são outras das atividades que lhe ocupam os dias de férias

Luis Batista Gonçalves
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Nas férias, uma das coisas que Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da Fnac Portugal, mais gosta de fazer é passear tranquilamente e viajar, daí ter elegido uma fotografia no deserto de Wadi Rum (na foto) para recordar a viagem que fez à Jordânia, em busca de paisagens diferentes e surpreendentes, as que mais a entusiasmam. Nos meses de maior calor, sempre que pode, foge para a praia, onde gosta de dormir a sesta, observar o pôr do sol e conviver com familiares e amigos.
O que é que faz durante as férias que não faça habitualmente quando está a trabalhar?
Leio romances. Normalmente, durante o período de trabalho, tendo a ler livros de liderança, gestão, marketing, psicologia e desenvolvimento pessoal, porque não necessitam tanta dedicação e continuidade. Também faço um ‘detox’ de tecnologia. Uso o telefone para receber e fazer chamadas e pouco mais. O computador fica escondido.
Também durmo a sesta, se me deixarem, na praia. Não sei dormir a sesta, infelizmente, exceto na praia ao final do dia, quando o sol ainda é quente mas já não queima. É um dos melhores prazeres que posso ter e os meus filhos já vão sendo suficientemente autónomos e crescidos para permitirem estas pequenas indulgências. Vejo o pôr do sol todos os dias em frente ao mar. Gosto de ficar até tarde na praia e, na verdade, está é a minha altura preferida do dia.
Estar de férias significa desligar ou inspirar-se para novas ideias a aplicar no trabalho?
Sendo eu uma pessoa muito intuitiva, a inspiração está sempre ligada, até de noite a dormir ou a fazer outra coisa que não tem nada a ver com trabalho propriamente dito. Mas claro que, quando desligamos o modo ‘beta’ do nosso cérebro, cheio de tarefas e preocupações, tendemos a abrir mais canais de pensamento e outras formas de ver o mundo. Viajar e observar são as minhas formas preferidas de inspiração nas férias. Tendo a desligar os circuitos formais de aprendizagem nestes períodos e a deixá-los para o inverno.
Quais são os jornais, programas de televisão, podcasts, sites ou outros meios de comunicação que segue durante as férias?
Durante as férias, muito poucos. Dedico-me muito mais à vida real, a estar com família e amigos, a descobrir sítios novos ou usufruir da natureza, e, caso esteja a ler ou a ver um filme, prefiro claramente o fantástico para poder viajar sem sair do lugar. Embora prefira a música, os podcasts, excecionalmente, podem entrar em viagem.
Nesse caso, serão entrevistas com pessoas extraordinárias. Posso ouvir o Ponto de Desencontro com o Hugo van der Ding, um podcast da Fnac com entrevistas muito diferentes a pessoas com visões únicas. Também ouço o do Tim Ferriss, o The Tim Ferriss Show, que tem as melhores entrevistas do mundo.
Quais são as marcas que a acompanham nas férias?
A Fnac, claro. Tento pôr o chapéu de cliente nestes dias para ter uma outra visão e outra perpetiva.
Qual é a primeira coisa que faz quando regressa ao escritório?
Falo com as pessoas, não só porque facilita e potencia um regresso mais humano e leve, como rapidamente fico com uma ideia de onde posso ajudar ou intervir de alguma forma.